Home
›
Ranking do transporte público coloca Viação Pirajuçara em 21ª na Grande São Paulo
3 min de leitura
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa
cidade
Nos últimos quatro anos a Viação Pirajuçara, que atende os moradores de Taboão da Serra e das cidades vizinhas, obteve desempenho considerado médio no Índice de Qualidade do Transporte (IQT) que avalia as condições do transporte público na região metropolitana de São Paulo. No ranking divulgado pela pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) neste mês, a Pirajuçara ficou na 21ª posição no ranking de qualidade.
Em quatro anos a avaliação da empresa registrou queda de 11 posições, mesmo assim, no índice geral o resultado é considerado mediano. Em 2004 a empresa ficou no 10º lugar do ranking das empresas de toda a região metropolitana. Já em 2005 caiu uma posição e ficou na 11ª colocação. Em 2006 caiu mais duas e ficou no 13º lugar. Já na pesquisa realizada em 2007 a colocação da empresa despencou para o 21º lugar.
Foto: Eduardo Toledo
Viação Pirajuçara vem piorando seus serviços
A avaliação é considerada uma moderna ferramenta de gestão do setor, criada pela EMTU/SP, que analisa a opinião dos usuários sobre o serviço, por meio de entrevistas, os índices relacionados à conservação da frota, operação das linhas e situação econômico-financeira das empresas de ônibus. Pesam na pesquisa itens como qualidade da frota, conforto dos usuários e demora.
Os principais objetivos da iniciativa são monitorar e controlar o sistema através de indicadores de gestão, estabelecendo diretrizes de atuação do a partir do desempenho verificado.
Na classificação geral do IQT/2007, a concessionária Unileste, que opera na RMSP (municípios de Mogi das Cruzes, Suzano, Itaquaquecetuba, Poá e Ferraz de Vasconcelos), obteve o 1º lugar.
É o primeiro ano de premiação que inclui as concessionárias que assinaram os contratos com a EMTU/SP em novembro de 2006. A empresa Rigras, que atua na região do ABCD, foi a segunda classificada no ranking geral e a empresa Breda, que opera na Região Metropolitana da Baixada Santista, mantém a terceira posição conquistada em 2006.
Foram premiadas, ainda, as empresas que tiveram a melhor classificação em cada índice parcial: a Salamanca da Região Metropolitana de Campinas pela primeira colocação no ranking do IQO/2007; a Translitoral, da Região Metropolitana da Baixada Santista, que foi a melhor classificada no IQF/2007; e a Intersul também da Região Metropolitana da Baixada Santista, com a melhor colocação no IQC/2007.
O IQT é resultado da pontuação obtida pelas empresas nos índices parciais IQF – Índice de Qualidade da Frota, IQO – Índice de Qualidade da Operação, IQE – Índice de Qualidade Econômico-Financeira e IQC – Índice de Qualidade de Satisfação do Cliente. Tanto o IQT quanto os índices parciais são expressos em pontuações que variam de zero a dez.
Para saber mais: www.emtu.sp.gov.br