EM ALTA
Home

Coluna editada no dia 07 de maio de 2008

6 min de leitura
Foto do autor

Redação

12/05/2008 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade
Saúde em baixa
Voltou à tona na última sessão da Câmara Municipal de Taboão da Serra as reclamações em relação ao atendimento nas unidades de saúde da cidade. Vários vereadores usaram a tribuna da Casa para tratar do assunto e relatar as constantes queixas recebidas dos moradores. Eles se uniram em uma só voz para pedir melhorias. Até mesmo a maioria dos vereadores da base aliada concordou com as críticas, apesar de lembrar os avanços conquistados. 
 
Saúde em baixa I
As reclamações dos usuários das unidades de saúde de Taboão leva os vereadores a concordar que a questão já é o maior entrave enfrentado pela administração do prefeito Evilásio Farias. Sempre que o assunto é discutido no plenário sobram criticam, desabafos de moradores presentes e o apelo constante por melhorias. 
 
Pronto-Socorro Infantil
Diante do quadro atual, os vereadores parecem já não ter a mesma opinião em relação ao Pronto-Socorro Infantil que está sendo construído no Santo Onofre. Agora, muitos já falam em manter o pronto–socorro adulto junto com o infantil, contradizendo plenamente o projeto inicial aprovado pela própria Câmara. Os vereadores que defenderam a mudança alegam que a população da região do Pirajuçara não quer perder o pronto-socorro adulto. 
 
Pronto-Socorro Infantil I
Já o vereador Maurício André informou aos pares que acionou o Executivo para obter cópia do processo de licitação para a construção do Pronto-Socorro Infantil. Ele quer esclarecer como estão sendo utilizados os R$ 741 mil aplicados na reforma do local. Logo depois do discurso de Maurício André, o vereador Paulo Félix disse que fará uma defesa intransigente do Pronto-Socorro Infantil, alegando que o mesmo é uma demanda da Câmara e da população do Pirajuçara. Ele disse que o Pronto-Socorro já está vindo tarde para a cidade e que nada pode atrasar a obra.  
 
Pode coçar o cotovelo!
Esse foi o recado que o vereador Wagner Eckstein, líder do governo municipal na Câmara, deu à oposição por causa da denúncia de superfaturamento na obra do Pronto-Socorro Infantil. Enfático, ele disse que custe o que custar o Pronto-Socorro será inaugurado!  
 
CPI do Além
Três vereadores de Taboão da Serra assinaram o pedido para a criação de uma CPI para investigar as denúncias relativas a existência de funcionários fantasmas na prefeitura de Taboão. A denúncia foi feita no plenário por um ex-livre nomeado demitido recentemente. O pedido da CPI foi protocolado pelo vereador Maurício André e conta com as assinaturas dele, do vereador  Savazzi e de Olívio Nóbrega.  
 
CPI do Além I
Maurício André afirma que enviou ao Ministério Público uma relação contendo 50 nomes de supostos funcionários fantasmas, no plenário ele citou 4 nomes. Desses, três foram defendidos por outros vereadores, que garantiram que os mesmos trabalham. O ex-deputado Amaury Gasges, acusado de participação no escândalo das sanguessugas também estaria entre os fantasmas. A presidência da Câmara disse que vai encaminhar ofício à prefeitura pedindo explicações a respeito da denúncia. 
 
Avalanche
Quem assistiu a última sessão da Câmara Municipal se surpreendeu com a quantidade de denúncias apresentadas pelo vereador Maurício André contra o Executivo. Ele começou falando em fantasmas, seguiu pela saúde, educação, frente de trabalho, compra de cestas básicas e finalizou dizendo que há dois meses falta frutas no esporte. A avalanche de denúncias acabou provocando confusão. Afinal, é  muita coisa para absorver de uma só vez.
 
Farra das Multas
O vereador Paulo Félix quer fixar em 50 quilômetros por hora o limite de velocidade dos radares existentes em Taboão da Serra. Ele disse que a medida vai acabar com “a farra das multas” que existe atualmente. Félix já pediu apoio dos pares para aprovar o projeto. 
 
Paz?
A Alameda da Paz provocou discórdia na Câmara. Por causa da indicação do nome  para uma viela, voltou a esquentar o clima entre os vereadores Paulo Félix e José Elói. Mais uma vez, os dois discordaram do andamento da votação e acabaram trocando farpas no plenário. Félix chegou a declarar que a Câmara não é pastelaria para votar e em seguida voltar atrás. Detalhe: Prática muito usada quando ele, Paulo Félix, era o presidente da Câmara. 
 
Semana Literária
Entre os projetos aprovados na última sessão da Câmara está o que cria a Semana Literária em Taboão da Serra, de autoria do vereador professor Moreira. A idéia é criar entre os meses de fevereiro e março, logo no começo das aulas, uma semana destinada ao incentivo da prática leitura nas escolas municipais. Nesse período, deverão ser realizadas feiras de livros nas próprias escolas ou no Cemur. Além disso, também será incentivada a troca de livros usados entre os alunos. “Livro não é pra ficar na prateleira. É para ser lido. A idéia incentivar a leitura exatamente no começo do ano”, afirma Moreira. 
 
Inauguração
Os vereadores Olívio Nóbrega,  Paulo Félix, Moreira, Wagner Eckstein, Natal e Alberto Queiroz prestigiaram a inauguração da nova sede da Guarda Municipal nesta quinta-feira. Depois da solenidade eles visitaram o prédio na companhia do prefeito Evilásio Farias.

Notícias relacionadas