EM ALTA
Home

Programa taboanense do professor visitador ganha prêmio da ONU

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

22/04/2008 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade
Taboão da Serra ganhou, nesta última terça-feira, 15, seu primeiro prêmio de uma instituição internacional. O programa Interação Família Escola, implementado pela Prefeitura de Taboão da Serra, é ganhador do Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Brasil – ODM Brasil 2008 -, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), braço da ONU nas causas inovadoras.
 
A cidade disputou com 1062 experiências de todo o Brasil. A escolha dos premiados foi feita por um júri de notáveis, composto por 13 especialistas de todo o país, na Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Estiveram presentes ao evento o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Dulci, o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcio Pochmann e a presidente da Enap, Helena Kerr. 

Foto: Divulgação

Prefeito Evilásio recebe das mãos de Callegari prêmio da ONU em 2006

 
O Prêmio é uma iniciativa pioneira no mundo e foi proposto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na abertura da I Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, em 2004. O Prêmio ODM Brasil tem a finalidade de incentivar ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
 
Taboão da Serra também foi finalista na primeira edição do Prêmio ODM Brasil, realizada em dezembro de 2005, é só não conquistou a primeira colocação por não ter um ano, na época, tempo mínimo exigido. Representantes da Unesco conversaram com o secretário de Educação Cesar Callegari, nesta semana, para implementar a iniciativa taboanense em várias cidades do Brasil.
 
 “O prêmio é um reconhecimento do magnífico trabalho dos professores, do interesse das famílias e da vontade política do prefeito Dr. Evilásio que tanto vem contribuindo para elevar a qualidade da educação em Taboão da Serra que já vem sendo conhecida como cidade educadora”, salientou.
 
O Programa
 
Implantado em 2005, o  programa, no qual os professores visitam seus alunos  em  casa, vem estreitando a relação entre a família e a escola, diminuindo a evasão e a repetência e melhorando o ensino municipal. Seiscentos professores participam do projeto que contabiliza  cerca de  20 mil visitas para alunos da educação infantil até o quinto ano do ensino fundamental. Os resultados já podem ser observados com a redução do número de faltas, um aumento do aproveitamento escolar e a introdução de novas metodologias de ensino.
 
A iniciativa ganhou projeção nacional e vem sendo pauta nos grandes veículos de comunicação como os jornais Folha de São Paulo, Diário de São Paulo, Jornal da Tarde, Jornal da Udemo, revista Nova Escola, Revista Carta Capital, rádios CBN, USP e Atual, TV Cultura, TV Futura, Rede TV, Rede Record e por duas vezes na Rede Globo de Televisão.

Notícias relacionadas