Propaganda em postes e vias públicas é feita até por grupos de fora da cidade
Basta um olhar mais atento pelas principais ruas do centro de Taboão da Serra para constatar a elevada quantidade de propaganda feita em postes, pontos de ônibus e até mesmo nas fachadas de imóveis comerciais. Como a região está localizada perto da divisa com a capital do Estado é usada estrategicamente por empresas, pessoas físicas e estabelecimentos diversos.
Atualmente, toda a região central da cidade foi literalmente invadida pela publicidade de uma empresa que promete limpar o nome das pessoas que estão inscritas nos cadastros do CPC e do Serasa.
Foto: Sandra Pereira | Portal O Taboanense
Cartaz de uma boate que funciona no Campo Limpo deixa a cidade mais feia e poluída
O cartaz chama a atenção de quem passa no centro da cidade. A reportagem do Taboanense ligou para o número indicado nele e falou com um homem que se identificou apenas como Carlos. Ele falou, sem dar maiores detalhes, sobre como a empresa age e em seguida informou o endereço para onde a pessoa tem que se dirigir caso queira limpar o nome. “Você tem que vir no nosso escritório, na rua Barão de Itapetininga, 262, segundo andar, conjunto 207. Fica nas imediações da República”, explicou.
Depois dele passar o endereço, informamos que entramos em contato pelo fato das ruas centrais de Taboão da Serra estarem cheias das publicidades deles coladas nos postes. O atendente Carlos admitiu que a empresa realmente enviou funcionários para a cidade, a fim de espalhar os panfletos pelos postes. Ele disse ainda que o município não dispõe de nenhuma publicidade informando que o procedimento é proibido. “Nós colamos porque não tem nenhuma placa proibindo”, disse, poucos instantes antes de desligar o telefone.
Logo depois de entrar em contato com a empresa que promete limpar o nome das pessoas, ligamos para outro número que é dado como contato num cartaz que traz a publicidade da leitura de búzios, cartas e tarô. Logo que anunciamos se tratar de um contato para obter informação sobre as razões para usar os postes de Taboão como ferramenta publicitária, a pessoa que atendeu ao telefone, uma mulher, se recusou a falar sobre o assunto e desligou o telefone. Tentamos mais algumas vezes, entretanto, não tivemos sucesso.
Esse tipo de propaganda já foi alvo de uma série de reportagens feita pelo Taboanense. Nelas, encontramos moradores que são contrários a essa prática e outros que defendem a medida. Recentemente, depois de uma das nossas matérias a Guarda Civil Municipal efetuou a prisão de um grupo que estava usando postes para colar propaganda indevida.
Mas, essa prática, que ainda é comum na cidade, pode estar com os dias contatos. Se depender do vereador Olívio Nóbrega, a propaganda que causa poluição visual passará a ser proibida na cidade. O vereador e a sua assessoria já estão elaborando um projeto para ser apresentado na Câmara de Taboão da Serra, visando impedir esse tipo de publicidade.
“O projeto será apresentado na próxima sessão, será uma lei dura, que vai punir quem poluir visualmente a cidade. E não importa se a empresa é da cidade ou não, ela será multada e terá que tirar todos os panfletos dos postes do município”, afirma Olívio Nóbrega.