Home
›
Alunos da rede municipal de ensino têm aula de poesia com o poeta Sérgio Vaz
4 min de leitura
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa
cidade
Estava claro o brilho nos olhos, a emoção e o entusiasmo no rosto dos alunos do EJA (Escola de Jovens e Adultos) das 3º e 4º séries, da Emef Ugo Arduini, no Pirajuçara. Na terça-feira, dia 8, os estudantes tiveram a oportunidade de ter pela primeira vez uma aula de poesia. O poeta Sérgio Vaz, que comanda a Cooperifa e é morador de Taboão da Serra foi até a escola com a proposta de levar a curiosidade até os alunos, para que eles pudessem escrever suas próprias poesias.
Durante a aula, Sérgio Vaz ensinou aos estudantes técnicas, dicas e macetes de como escrever um poema. Os alunos se mostraram muito interessados, escrevendo em conjunto um poema e fazendo sugestões de palavras e de assuntos que gostariam de ver no texto. A diretora da escola comentou que as aulas incentivam os alunos a se dedicarem mais à leitura. “Eles se interessam muito pela leitura e de forma indireta pela literatura e quando sabem que podem fazer os seus próprios poemas, se dedicam ainda mais. Até mesmo os alunos que não são alfabetizadas se empolgam, gostam de ouvir”, comentou Márcia Aparecida de Oliveira.
Foto: Lidiane Cerqueira | Divulgação
Sérgio Vaz (no centro, de branco) ao lado dos alunos da Emef Ugo Arduini
Os estudantes foram unânimes em dizer que adoraram a aula. “É ótima essa oportunidade de ter aulas de poesia. Nunca pensei que pudesse escrever poemas. Vou escrever o meu e trazer na próxima aula”, falou entusiasmado Nelson Soares.
E, já na primeira aula, teve gente declamando poesias de autores conhecidos na sala de aula. Dona Joseneide Silva, leu, mesmo que com dificuldade, um poema para os colegas. Em seguida mostrou-se empolgada e disposta a escrever um poema próprio para declamar na próxima aula “Vou escrever essa semana e o poeta vai ter uma surpresa a semana que vem com o meu poema”, disse.
No final da aula, Sérgio Vaz agradeceu o espaço cedido pela prefeitura e sugeriu que os alunos trouxessem novos poemas, de autores conhecidos ou, de preferência, os escritos por eles.
A idéia de Vaz é fazer um Sarau todas as terças-feiras nas escolas municipais, onde os alunos terão oportunidade de declamar os seus textos para os colegas de sala. O poeta ressaltou a importância de proporcionar aos alunos a aprendizagem da poesia. “O nosso objetivo é incentivar os alunos à criação poética, fazer com que eles escrevem os seus próprios poemas. Eles são muito corajosos por, depois de tanto trabalho, voltarem a estudar. Agradeço ao prefeito, à diretora e aos alunos do EJA, por nos ceder esse espaço e mostrar que o melhor lugar para aprender ainda é a escola”.
Foto: Eduardo Toledo
Sérgio Vaz durante Sarau realizado para alunos da Emef Armando Andrade
As aulas de poesia fazem parte do projeto Fazendo Arte na Escola, desenvolvido pela prefeitura, por meio da Secretaria municipal de Educação, desde 2005. O projeto oferece cursos gratuitos de coral cênico, teatro, balé, sapateado, jazz, danças contemporânea, popular, de rua e salão para alunos da rede municipal de ensino e comunidade.