Home
›
Alagoanos dão lição de vida e esperança no canteiro de obras da Cooperativa
4 min de leitura
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa
cidade
As oportunidades são cada vez mais raras no mundo atual e exatamente por isso elas são tão perseguidas e valorizadas. No Nordeste do Brasil elas são ainda mais incomuns. No Estado de Alagoas, mais precisamente em Minador do Negrão, as oportunidades praticamente inexistem. Entretanto, centenas de moradores da pequena da cidade vivem a experiência ímpar de mudar a própria vida e a de suas famílias, a partir da oportunidade de emprego.
O tão sonhado trabalho veio se concretizar há muitos quilômetros de distância, nas terras de Taboão da Serra, no canteiro de obras da Cooperativa Habitacional Vida Nova, onde os alagoanos de Minador são a grande maioria dos funcionários. A cidade é mesma onde nasceu o presidente e idealizador da Cooperativa, José Aprígio da Silva.
Foto: Sandra Pereira | Portal O Taboanense
Funcionários da Cooperativa: exemplo de vida e esperança
Só mesmo conhecendo de perto a história dos trabalhadores que migraram da pequena cidade do sertão alagoano, em busca de uma oportunidade, para se ter idéia da dimensão que o fato representa. A vida sofrida de anteriormente deu espaço a esperança de dias melhores e mais fartos. O salário pago em dia resgatou a auto-estima perdida, faz brotar os sonhos e permite a concretização dos planos.
“Tudo que eu tenho consegui aqui. Gosto de Minador, mas a minha vida agora é aqui”, sustenta Josevino Araci da Silva, 34 anos. Há quase 11 ele mora no Taboão e trabalha na Cooperativa. Quando é questionado sobre como era a sua vida antes do trabalho ele fica pensativo, parece viajar dentro da própria memória e depois de um breve tempo conclui que tudo era diferente e bem mais difícil. A constatação vem precedida de um alívio que ele faz questão de demonstrar.
Seu Lourival Antônio dos Santos, 53, é só sorrisos quando fala sobre a sua vida. “Tudo mudou para melhor. Só tenho que agradecer a Deus. Aqui a gente tem trabalho certo, recebe salário todo mês e vive melhor. Na terra da gente a vida é sofrida, sem trabalho e sem dinheiro”, confessa.
Para ele, a felicidade é ainda maior já que a boa parte da sua família também acabou se mudando para Taboão e teve oportunidade de emprego nas obras da Cooperativa.
Há pouco mais de dois anos Manuel Monteiro dos Santos, 40, deixou Minador do Negrão para vir tentar a vida em São Paulo. Aqui, neste curto período de tempo ele afirma que conquistou muito mais do que durante toda a sua vida. Agora ele se prepara para construir a casa onde irá morar com a família e não esconde a alegria que sente. “Estou me estruturando e de agora em diante tudo vai ser melhor”, acredita.
Desde que chegou aqui há 9 anos, o também alagoano França Alves, 37, viu a sua vida e de sua família mudar completamente. Hoje ele tem sua casa própria e se orgulha disso. “Não pago aluguel a ninguém e dependo do meu trabalho. Agradeço muito a Deus por essa oportunidade e quero melhorar ainda mais”, antecipa.
Quem chegou há menos tempo que eles, mas também é movido pelo desejo de conquistar dias melhores e mais prósperos ouve com atenção os relatos dos mais experientes.
É o caso de Jaciel Onório, 21 anos, que também é natural de Minador. Ele conta que na cidade, os relatos de pessoas que vieram de lá para trabalhar nas obras da Cooperativa e tiveram sucesso são comuns. Foi inspirado por eles que o jovem decidiu vir para cá também, há cinco meses.
“Quero trabalhar para conseguir alguma coisa e chegar onde eles chegaram”, garante.
As histórias de vida dos trabalhadores comprovam que não importa a distância ou as dificuldades para conseguir realizar os sonhos. No âmbito da sua simplicidade eles ensinam vale à pena enfrentar todos os obstáculos na busca por dias melhores.