EM ALTA
Home

Obras do piscinão da Sharp estão em ritmo acelerado

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

31/03/2008 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

As obras piscinão da Sharp, o sexto da bacia do córrego Pirajuçara, já estão bem adiantadas. O reservatório está situado no terreno da antiga Sharp, na divisa de Taboão da Serra com a capital. Os psicinões são a principal estratégia do governo no combate às enchentes. As atividades no canteiro começaram em setembro do ano passado. A obra está avaliada em mais de R$ 26milhões e a previsão de conclusão é para agosto de 2009.

Para cumprir o prazo de entrega as equipes do local estão trabalhando até mesmo nos finais de semana. O tráfego dos caminhões que transportam a areia retirada de dentro da cratera onde o psicinão vai abrigar a água da chuva é intenso.

Foto: Sandra Pereira | Portal O Taboanense

Novo piscinão terá capacidade para 280 mil metros cúbicos de água

Quem vê o local se surpreende com o tamanho do buraco que as máquinas já conseguiram cavar. Atualmente, eles estão na fase de aprofundamento do buraco e expansão para os lados.

A obra é um importante reforço ao Programa de Combate às inundações e vem se somar a outras já concluídas com a mesma missão. Os piscinões vão ajudar a afastar de vez o risco de enchentes na entrada da cidade. Uma das regiões mais castigadas na época das chuvas. 

O novo piscinão foi projetado para ter 280 mil metros cúbicos de reservação. Os piscinões são importantes, pois no pico das chuvas seguram a água e depois fazem o bombeamento dela para o rio.

O número de moradores que serão beneficiados pela iniciativa beira os 500 mil. Além de atender a região central de Taboão da Serra o psicinão vai beneficiar também diversos bairros da capital como Jardim Nadir, Vila Olga, Vila Sônia e Jardim Taboão.

Atualmente a região metropolitana de São Paulo conta com 38 piscinões. Só na bacia do Pirajuçara, existem cinco reservatórios que ajudam a diminuir as enchentes em Taboão e no Embu.

O córrego Pirajuçara tem aproximadamente 18 quilômetros de extensão e banha as cidades de Embu, Taboão da Serra e São Paulo. É afluente do canal do rio Pinheiros e pertence à bacia do Pirajuçara, com 7.224 hectares, sendo uma das maiores da região metropolitana. 

 Piscinão da entrada de Taboão continua sem limpeza
 Falta de limpeza de piscinão provoca mau cheiro
 Mau cheiro de piscinão aumenta e provoca protestos

Notícias relacionadas