Trotes para o Samu de Taboão da Serra chegam a 43% das ligações
A elevada quantidade de trotes registrados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Taboão da Serra está obrigando os dirigentes do setor a adotar medidas para combater o problema. Nos dois primeiros meses deste ano foram registradas 3.510 chamadas no 192, sendo que 43% das ligações foram totes.
Os trotes são comuns em todas as cidades onde o serviço funciona e trazem sérios transtornos, já que provocam o deslocamento desnecessário das equipes, tomam tempo e até podem acarretar atrasos no atendimento de necessidades reais. Em janeiro e fevereiro o Samu registrou 1.533 trotes, a maioria feito por crianças.
O problema não é registrado apenas em Taboão da Serra. Durante o último carnaval, o Samu de Fortaleza registrou 50% de trotes nas ligações. Já em Mato Grosso, 74% das chamadas feitas para o 192 são trotes. Porém, o recordista em todo o Brasil é Porto Alegre, onde 78% das ligações são falsas.
Foto: Divulgação | Prefeitura de Taboão da Serra
Samu foi inaugurado em fevereiro do ano passado na cidade
“É uma brincadeira de mau gosto”, dispara o superintendente de Urgência e Emergência e diretor do Samu do Taboão, Sérgio Rodrigues. Ele afirma que na tentativa de combater a prática, os dirigentes do serviço na cidade vêm adotando medidas que tentam minimizar o problema. Uma bina – aparelho que registra o número de onde se originou a ligação – foi instalada a fim de identificar a origem das chamadas.