Bastidores da Câmara
Agora vai
Depois de passar três sessões tentando criar a CPI do Lixo a Câmara conseguiu implantá-la com sucesso na última terça-feira. Agora, os vereadores que formam a comissão terão 120 dias prorrogáveis pelo mesmo período para conduzir a investigação que vai apurar supostas irregularidades no contrato da antiga administração da prefeitura com a Colepav.
Agora vai I
A CPI do Lixo foi o assunto mais comentado desde a retomada dos trabalhos na Câmara, no dia 12 de fevereiro. O tema prendeu a atenção de vereadores, imprensa, assessores e até do público presente. Todos queriam saber se a investigação seria instalada.
Agora vai II
Um fato que provocou surpresa entre os que estão acompanhando o desenvolvimento da história da CPI do Lixo, foi o fato da presidência dos trabalhos ficar a encargo do vereador tucano Paulo Felix. Todos esperavam que o presidente fosse o vereador Wagner Eckestein, que acabou sendo o relator.
Agora vai III
Uma curiosidade percebida pelos mais atentos na última sessão, foi o silêncio solene que perdurou durante a votação em plenário do requerimento que propôs a criação da CPI do Lixo. Por alguns instantes o plenário ficou tão silencioso que seria possível ouvir até mesmo a pulsação dos presentes.
Esquentou o clima
Momentos antes da instalação da CPI, o plenário foi surpreendido pelo desabafo do vereador Paulo Felix contra o presidente da Câmara, vereador Elói. “Vossa Excelência se comporta como um ditador. Presidente não pode tudo”, bradou Felix, causando surpresa nos presentes.
Esquentou o clima I
Como Paulo Félix não parava de falar apesar dos apelos de Elói, o som do seu microfone foi cortado. Mas, mesmo assim ele continuou a reclamar. Elói disse que o vereador estava “confuso” e em seguida suspendeu os trabalhos para resolver o impasse entre ambos.
Esquentou o clima II
Os demais vereadores assistiram a cena num misto de surpresa e incredulidade. O mesmo aconteceu no plenário, já que tudo começou muito rápido.
Lição de Humildade
O vereador Natal deu uma verdadeira lição de humildade quando foi à Tribuna da Câmara se desculpar por ter ofendido (ainda que sem querer) um dos seus pares durante um pronunciamento. Na penúltima sessão ele repetiu a mesma cena, o que comprova a sua humildade.
Prorrogação da Anistia
O Executivo enviou e a Câmara aprovou por unanimidade de votos a prorrogação da anistia dos juros, multas e honorários advocatícios do Imposto Predial Territorial e Urbano (IPTU) por mais 60 dias.
Prorrogação da Anistia I
A medida visa atender às famílias que não tiveram tempo de se planejar para aderir ao benefício. A anistia beneficia apenas os contribuintes de baixa renda, com dívida de até R$ 10 mil.
Homenagem
A Câmara aprovou por 12 votos uma indicação apresentada pelo vereador Savazzi propondo que a quadra de esportes que funciona no Saporito receba o nome de dona Maria dos Anjos Vieira, mãe da vice-prefeita de Taboão. O autor justifica a homenagem lembrando que ela é uma das principais lideranças da região e constante atua em favor daquela comunidade.
De olho na Eleição
O PR de Taboão da Serra está organizando para o próximo dia 4 de abril uma manifestação na cidade em prol da eleição municipal em 5 de outubro.
Próximos Capítulos
É cada vez maior a expectativa dos que acompanham os trabalhos do Legislativo de Taboão da Serra em relação às próximas sessões. A nuvem de preocupação e ansiedade que parece pairar sobre a cabeça dos vereadores cresce a cada dia com a proximidade da eleição. Isso leva a crer que os próximos meses serão muito, muito movimentados…
Notícias relacionadas
Bastidores da Câmara
De olho na eleição
A previsão feita pela Coluna de que a disputa eleitoral em Taboão da Serra vai ser pra lá de acirrada se confirma a cada sessão da Câmara Municipal. Nesta terça-feira vários pré-candidatos assistiram à sessão. Já tem gente apostando que eles vão até lá observar a postura dos vereadores para definir sua estratégia de campanha. Além disso, há os que acreditam que os pré-candidatos já ficam imaginando em qual das 13 cadeiras vão sentar após a eleição de outubro.
De olho na eleição I
Enquanto os pré-candidatos que estão no lado de cá do plenário sonham em conquistar uma das cadeiras da Câmara, os vereadores que já estão nelas querem a todo custo manter os seus cargos. A expectativa é de que a proximidade da eleição aflore ainda mais esse sentimento de ambos os lados. Mas, na realidade, só vamos saber o que de fato acontecerá após a eleição… Essa espera já está deixando muita gente preocupada.
Receita do Natal
“Não adianta querer ganhar eleição na manha. Tem que trabalhar”. A frase foi pronunciada na Tribuna da Câmara pelo vereador Natal e parece conter a chave do sucesso na disputa eleitoral.
Trabalhando Muito
O presidente da Câmara vereador José Luiz Elói usou a tribuna da Casa na última sessão para falar sobre o processo eleitoral deste ano. Ele prevê uma eleição “complicada e disputada”. Elói aproveitou para parabenizar seus pares pela quantidade de projetos apresentados ao longo da atual legislatura. Segundo ele, a atual composição da Câmara foi a que mais trabalhou na história da cidade.
Prorrogação da Anistia
Apesar da eleição ser o principal assunto no plenário e nos bastidores os vereadores, continuam sua rotina de trabalho. Paulo Félix, autor do projeto que criou a anistia de juros, multas e honorários advocatícios do Imposto Predial Territorial e Urbano (IPTU), para os moradores das Zeis, apresentou novo projeto propondo a prorrogação do prazo para mais 60 dias.
Prorrogação da Anistia I
O vereador defende que como projeto foi aprovado no findar dos trabalhos legislativos de 2007 e por isso muitas famílias não tiveram tempo de se planejar para aderir ao benefício. Por essa razão, ele defende a ampliação do prazo por mais dois meses.
Prorrogação da Anistia II
Paulo Félix argumenta que a anistia pretende beneficiar apenas os contribuintes de baixa renda. Já que só seriam beneficiados com a medida moradores com dívida de até R$ 10 mil.
Incomodados com a imprensa
Alguns vereadores de Taboão criticam pontualmente a imprensa na cidade. O problema é que eles nunca dizem abertamente quem ou quais veículos estão criticando e nem sempre esclarecem as razões da crítica. As críticas pontuais e evasivas deixam os jornalistas presentes curiosos.
Incomodados com a imprensa I
Os motivos da curiosidade são sempre os mesmos: quem é o alvo das críticas e por quê? Essas perguntas ainda sem resposta não param de ser feitas entre os profissionais de imprensa que participam das sessões na Casa.
Mudança de líder
Este ano a liderança do PT na Câmara ficará aos cuidados do vereador Wagner Eckstein. A mudança na liderança do partido na Casa foi comunicada ao plenário, por meio de um ofício encaminhado pelo diretório local ao presidente da Casa. Anteriormente, o vereador Professor Moreira respondia pela liderança do PT na Câmara.
Tensão no ar
A troca de farpas entre os vereadores Wagner Eckstein, Maurício André e Olímpio Savazzi se intensifica a cada sessão. O primeiro está na linha de frente da defesa do Executivo e os dois últimos fazem oposição acirrada. É comum eles se revezarem na Tribuna da Casa para rebater os dados que um dos lados apresenta.
Tensão no ar I
Noutras ocasiões é a intromissão de pessoas presentes no plenário que acaba perturbando o andamento das sessões. É o vereador falando, o público rebatendo e o presidente da Casa tendo que interferir para manter a ordem dos trabalhos. A cena se repete toda terça-feira…