EM ALTA
Home

Vereador Engenheiro Nei quer proibir portas giratórias nos bancos de Taboão

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

07/03/2008 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade
Um projeto polêmico está em tramitação na Câmara Municipal. O vereador Engenheiro Nei quer proibir as agências bancárias da cidade de usarem portas giratórias. Segundo o parlamentar, são comuns os abusos nas agências de Taboão. Os usuários da rede bancária da cidade relatam que muitas vezes a porta e o detector de metais acabam dificultando a entrada nos bancos, gerando filas e tirando a paciência de quem normalmente não dispõe de muito tempo para ir ao banco.

“Tenho certeza que todo mundo já foi vítima ou já presenciou o constrangimento que os clientes são obrigados a passar nas portas giratórias, eu mesmo vi um morador que foi obrigado a tirar os sapatos porque ele estava de bota com uma ponteira de metal”, afirmou o vereador, explicando a motivação para apresentar o projeto.

Foto: Arquivo do www.otaboanense.com.br

Sessão tumultuada marcou a abertura da Comissão de Investigação

 
A comerciaria Ivânia Correia confirma que já enfrentou sérios transtornos na entrada dos bancos na cidade. “Já presenciei cenas absurdas nessas portas. A pessoa tem que tirar moedas, o celular, as chaves, guarda chuva. Já vi pessoas tendo que tirar até o cinto para entrar no banco”, relatou indignada.
 
Na quinta-feira à tarde ela esteve em duas agências bancárias localizadas no centro do Taboão. Ao saber do projeto que prevê a proibição das portas giratórias ela disse que já estava na hora desse problema ser resolvido. “Essas portas não impedem a entrada dos criminosos, mas irritam profundamente as pessoas comuns”, observa.
 
O universitário Juliano Simões também concorda com a proibição. Ele alega que as portas causam sérios transtornos aos usuários. “Quando entro no banco e ouço aquele apito e a voz irritante da gravação eletrônica já fico com raiva. O pior é quando você não sabe a causa”, resume.
 
O aposentado Luiz Carlos Santana também não gosta das portas giratórias. Ele conta que sempre que chega nas agências esvazia as moedas do bolso, tira o relógio e até os óculos. “Já vi muitas vezes mulheres grávidas e até com crianças no colo tirando tudo da bolsa para entrar no banco. O pior é que os seguranças vêem elas indo e voltando mas não fazem nada”, reclama indignado.

 De acordo com o vereador Engenheiro Nei, atualmente existem mecanismos mais modernos e “hábeis” para garantir a segurança das agências bancárias. “Pelo projeto, fica proibida a instalação de qualquer mecanismo que iniba, constranja, humilhe ou desrespeite os clientes das instituições financeiras”, garantiu.

 
A proposta do vereador prevê também, multas de até cinco mil reais para os bancos que desrespeitaram a lei. O projeto ainda não foi encaminhado para votação no plenário da Câmara Municipal, mas já está tramitando nas comissões permanentes e quando receber todos os pareceres será submetido a apreciação do plenário.
 
Os gerentes das agências bancárias procuradas pela nossa reportagem não quiseram se pronunciar sobre o assunto.

Notícias relacionadas