EM ALTA
Home

Praça Luiz Gonzaga, no Pirajuçara, começa a ser revitalizada

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

25/02/2008 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

A Prefeitura de Taboão da Serra iniciou na segunda-feira, 11, as obras de revitalização da Praça Luiz Gonzaga, no Pirajuçara. Após o dia 17, quando acontece a festa de aniversário dos 49 anos de Taboão, o local fica interditado por 180 dias para uma reforma completa que dará cara nova e valorizará toda à região. De acordo com o projeto inicial, a praça será ampliada e reurbanizada. A área de 3.900 metros quadrados terá a construção de um palco em formato removível, iluminação informatizada, troca de piso, instalação de bancos e canteiros ajardinados. As obras serão custeadas pela prefeitura, em parceria com o Ministério do Turismo.

 

A nova praça Luiz Gonzaga terá mudanças que vão melhorar as opções de lazer da população. No lugar do antigo palco, que ocupava praticamente metade do espaço para o público, a prefeitura vai trocar o piso e alargar para ampliar a capacidade de público. A extensão da praça será ampliada até a escola municipal Mônica e parte das dependências internas será destinada para a construção de camarins, vestiários, banheiros e área de escape. O projeto inicial prevê locais destinados para estacionamento de veículos, espaço para instalação de banheiros químicos e área de passeio.

 

Outra mudança, será com relação ao palco de apresentações. Uma estrutura removível, em metal, será construída e nos dias que não tiverem shows será desmontado para aumentar o espaço físico da praça. Segundo o prefeito Evilásio Farias, a revitalização da Luiz Gonzaga representa um avanço para a região, por se tratar de um local privilegiado e de grande concentração popular. “Vamos possibilitar melhores condições de lazer, num espaço novo e moderno que tem a cara de nossa cidade”. A região também ganhará, nos próximos meses, um ginásio poliesportivo e um pronto socorro infantil.

 

A idéia de revitalizar a praça surgiu de uma proposta da prefeitura de recuperar locais antigos e que estavam e processo de depreciação. Além da reestruturação, novas praças de lazer foram inauguradas, justamente nos locais com concentração de terrenos públicos abandonados. O aposentado José Miguel da Hora, freqüentador assíduo do local, disse que a reforma será bem vinda porque “o espaço da praça já estava reduzido e não comportava grandes apresentações”. José também gostou da idéia de remoção do palco quando não houver apresentações: “agora teremos como caminhar mais sossegados”.

Notícias relacionadas