EM ALTA
Home

Entidades se reúnem para resgatar história de Taboão

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

25/02/2008 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Entidades de Taboão da Serra aproveitaram a comemoração do aniversário da cidade para resgatar a memória do município. A iniciativa pretende garantir aos taboanenses, em especial aos mais jovens, um verdadeiro mergulho na história da cidade. Quem defende a idéia sustenta que conhecer o passado ajuda a lidar com o presente e planejar melhor o futuro. Pensando assim, a prefeitura da cidade vai plantar uma pitangueira no jardim da entrada da cidade, a fim de lembrar a Pitangueira que existia ao lado do armazém do Seu Zeca, e que se tornou símbolo do Taboão por vários anos.

 

Outro exemplo dessa busca e valorização do passado da cidade foram as  palestras realizadas no último dia 18, para os alunos do Colégio Adventista de Taboão. O jornalista Eduardo Toledo, fundador do portal Taboanense, propiciou aos estudantes da instituição um mergulho no tempo. Com olhares atentos, os discentes assistiram a um vídeo e viram fotos antigas de Taboão.


Foto: Sandra Pereira | www.otaboanense.com.br

Palestra na escola Adventista: resgate da memória

 

A maioria demonstrava interesse e curiosidade diante dos fatos narrados pelo jornalista. Algumas curiosidades, como o fato do município ter ganhado notoriedade no Brasil ao eleger uma mulher como prefeita, ou a vinda do presidente Juscelino Kubisthec para inaugurar a duplicação da BR-116, deixou os presentes interessados em conhecer mais sobre o passado do município.

 

“Gostei muito da palestra. Não conhecia a maioria das coisas e achei interessante”, contou o aluno do 9º ano, Renato Procópio, 13 anos.Já o estudante Felipe Lelis, 16 anos, que também é aluno do 9º, relatou a importância de manter a história viva na memória dos mais jovens. “A história tem que continuar sendo lembrada no futuro. Eu não conhecia nada do que aprendi aqui”, admite.

 

O organizador da palestra, pastor Diego Ignácio Barreto, é integrante da Pastoral Estudantil do Colégio Adventista. Ele disse que a idéia de promover as palestras surgiu a partir da sua experiência pessoal. “Cheguei na cidade há pouco tempo e não encontrei ninguém que conhecesse a história daqui. Depois, vi que o site O Taboanense tinha muitas informações. Foi assim que cheguei ao Eduardo Toledo”, conta.

O pastor afirma que ficou surpreso com alguns fatos relatados durante a palestra. Ele disse que o mergulho no passado vai ajudar na condução dos projetos sociais voltados para o meio ambiente, que o Colégio pretende realizar esse ano. “Para que eles se envolvam mais é importante conhecer a história da cidade”, conclui.

Notícias relacionadas