Onça achada em Itapecerica é solta em mata e assusta ciclista
Redação Gazeta de S. Paulo
Por pouco, um ciclista não dá de cara com uma onça em uma reserva ambiental da cidade de Cotia, na Grande São Paulo. O caso aconteceu na tarde desta quarta-feira, quando integrantes de uma ONG preparavam a soltura do bicho, que foi achado na semana passada dentro de uma empresa em Itapecerica da Serra, também na Grande São Paulo.
A onça de 50 kg estava dentro uma jaula, pronta para ser solta na reserva ambiental do Morro Grande, quando um ciclista surgiu na estrada. A equipe conseguiu aguardar que o ciclista passasse antes de soltar o felino.
O animal é macho e recebeu o nome de Granito pelos veterinários. "Como ela foi capturada em Itapecerica da Serra, e o significado do nome da cidade em tupi é pedra escorregadia, então, resolvemos batizá-lo de granito", disse a veterinária Cristina Haumi Adania, coordenadora de fauna da ONG Mata Ciliar, responsável por cuidar da onça desde que foi resgatada.
Essa não foi a primeira vez que a onça assusta pessoas. Na manhã do dia 14, uma segunda-feira, funcionários chegaram para trabalhar em uma empresa no bairro Potuverá, nas imediações da Rodovia Régis Bittencourt, e encontraram o animal no local.
Bombeiros do 18º Grupamento foram chamados e o felino, capturado após ser sedado. O animal, então, foi levado até a ONG Mata Ciliar, que fica em Jundiaí, no interior. "É um macho de 50 quilos, grande pela idade, pois é jovem. Está bem alimentado. Muito provavelmente ele apareceu neste local para fugir de uma queimada na vegetação no entorno da empresa”, disse, à época, a veterinária.