EM ALTA
Home

Prefeitura realiza obras para melhoria do trânsito no Jd. Maria Rosa

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

25/07/2017 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Edimon Teixeira

Os motoristas que passam pela avenida doutor José Maciel, no Jd. Maria Rosa, sentido rua Elpídio José de Oliveira, agora contam com mais segurança e rapidez ao trafegar pelas vias, depois das intervenções feitas pela prefeitura de Taboão da Serra, por meio da secretaria de Transportes (Setram).

As obras fazem parte da iniciativa “Prefeitura em Ação”, que realiza uma série de melhorias a fim de promover mais fluidez no trânsito da cidade. A rua foi liberada nas primeiras horas da manhã desta terça-feira, depois de receber também nova sinalização, feita durante a madrugada, para não atrapalhar o tráfego.

A depressão no cruzamento de uma das vias mais acessadas do bairro era alvo diário de reclamações de motoristas | Divulgação

“Concluímos o nivelamento da valeta e sinalização de solo do cruzamento da avenida José Maciel x rua Elpidio”, anunciou o secretário Gerson Brito em sua página numa rede social. De acordo com Brito, as melhorias devem ajudar na fluidez do trânsito, já que, com a via aplainada, os motoristas ganham tempo.

“Antes só era possível atravessar alguns poucos carros até a abertura do farol”, lembra.  “Agora, vários veículos conseguem ter acesso ao outro lado do bairro”, assegura o gestor, que pretende estender a benfeitoria a outros pontos da cidade. A iniciativa já conta com apoio de motoristas que usam o perímetro.  

“Parabéns às autoridades que cuidam desta cidade, sempre fazendo e mostrando a população”, declarou a auxiliar de enfermagem Erenice Domingues em depoimento.  “Passo todos os dias por este cruzamento! Ficou excelente!”, elogiou a psicopedagoga Sil Ugrin, outra internauta a opinar sobre a obra.  

O nivelamento foi feito na altura do nº 410 da Dr. José Maciel, onde as duas vias se cruzam. O trecho é o principal acesso à Escola Estadual Antônio Inácio Maciel, que atende centenas de alunos do Ensino Fundamental ao Médio, além da Educação de Jovens e Adultos, e é bastante utilizada pelo transporte escolar.

Prejuízo
Além de atrapalhar o trânsito de carros e pedestres, a valeta trazia prejuízos para os proprietários de veículos, e punha em risco a segurança. “Já bati várias vezes a frente de meu carro, estragando o pára-choques neste declínio”, declara Janaina Ramos, 40, que utiliza a via para chegar ao trabalho.

De acordo com a servidora pública, que trocou de veículo recentemente, os danos vão dos mais simples aos graves, mas que as despesas são sempre altas. “Só com a pintura gasto em média R$ 270”, reclama. “Isto quando não tenho de consertar amortecedores e molas, o que pode chegar a até R$ 1000”, calcula.

São vários os problemas causados nos veículos pelas depressões na malha viária. Os danos vão desde os chamados vícios repentinos no veículo, conhecidos como “grilos”, à parte principal de freios e suspensão do carro, que são de maior gravidade, como destaca o mecânico Claúdio José da Silva, 48.

“As partes mais afetadas são o conjunto de suspensão e o protetor de cárter”, explica o profissional. De acordo com ele, por conta de lombadas e buracos, a estrutura é considera indispensável para carros de passeio, com a função extra de proteger, já que “leva a pancada no lugar do cárter”, quando há batidas.

Com mais de 20 anos na área, o mecânico assegura que a prudência no volante é ainda o melhor meio de manter a segurança e evitar prejuízos. “Não há melhor forma, senão reduzir a velocidade em trechos com depressão”, orienta. “O ideal é passar na diagonal a fim de evitar a colisão”, recomenda.

Notícias relacionadas