Caratecas de Taboão conquistam o bronze no Mundial Escolar na Índia
Dois atletas do projeto social de lutas de Taboão da Serra mostraram por que são considerados grandes promessas do karatê brasileiro. Maria Victória Braga Fernandez e Victor William Teodoro de Andrade, ambos com 16 anos, conquistaram o bronze no Mundial Combate Game Escolar na cidade de Agra, na Índia no início deste mês.
Os caratecas fizeram parte da delegação brasileira no mundial que aconteceu entre os dias 7 e 14. Os atletas falaram com exclusividade ao Portal O Taboanense da emoção de estar representando Taboão da Serra e o Brasil em um torneio internacional, do futuro, do sonho de representar o país nas Olimpíadas de Tóquio 2020.
“Pra gente foi uma experiência muito boa, porque além de representar Taboão, a gente também representou o nosso país. Foram seis países que participaram, com atletas muito qualificados. Pra gente foi um pouco difícil, principalmente com alimentação bem diferente da nossa, mas com determinação a gente conseguiu nosso objetivo”, comentou Maria Victoria.
Victor William falou das dificuldades que foram ultrapassadas, da honra de representar o Brasil e do apoio que recebe da Secretaria Municipal de Esportes onde treina. “Foram muitas dificuldades, mas com a união de todos [da delegação e dos treinadores em Taboão da Serra] conseguimos superar, sempre um ajudando o outro. E representar nosso país e Taboão, foi uma honra. É gratificante, é maravilhoso”, disse.
O coordenador de Lutas, Sensei Manoel Carlos, destaca a determinação dos atletas, do empenho deles durante os treinos. “São dois jovens talentos, eles tem 16 anos, são muito dedicados, esforçados. Esses resultados são frutos de muita determinação por parte deles. A Maria Victória e o Victor fazem parte de um projeto que não é só concentrado aqui em Taboão, ele se espalha por São Paulo. Temos outros professores com quem eles treinam também […] Essa é uma conquista de várias pessoas, mas se não tivesse a dedicação, o desejo, o sonho desses dois atletas de nada valeria o empenho dos professores. Então eles buscaram, foram atrás, conquistaram o espaço deles na Seleção Paulista, na Seleção Brasileira e projeto Olímpico”, comentou.
Manoel Carlos lembra que o núcleo de lutas é uma referência no esporte. “A cidade de Taboão da Serra é uma grande referência para esse esporte [karatê] há muitos anos. E esses resultados servem pra gente ter essa certeza que o trabalho feito com paixão, com muito esforço de ambas as partes [professores e atletas], que um trabalho bem feito, gera esses frutos. A Maria Victoria e o Victor William são merecedores de todos esses resultados”, disse orgulhoso o treinador, que ressalta e parabeniza toda equipe de professores do núcleo de lutas da Secretaria de Esportes.
Futuro, rumo ao sonho Olímpico. Os atletas taboanenses, Maria Victória e Victor William, que fazem parte da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), também foram escolhidos para integrar o projeto Olímpico da Federação Paulista de Karatê.
O objetivo do Projeto Olímpico da Federação Paulista é preparar e capacitar os atletas que irão disputam vagas para os jogos de 2020 no Japão. Todos os esforços estão direcionados para os profissionais que vão representar o estado de São Paulo na seletiva nacional.
“Os Jogos Olímpicos é um sonho muito grande, e a gente tem que começar a trabalhar desde agora. A Federação Paulista lançou um projeto olímpico e a gente tá participando. E a base e o apoio que eles estão dando pra gente é muito grande e com isso esse sonho pode se tornar realidade, claro, a gente precisa ter a determinação, a vontade de chegar lá. E isso eu garanto que a gente tem, a vontade, o sonho são maiores que todas as dificuldades que a gente passa”, afirmou Victor.
Maria Victória não pensa diferente, e garante que irá treinar para conquistar o sonho de participar das Olimpíadas. “Provavelmente eu esteja participando em 2020, e estou treinando desde agora, porque meu objeto é ser campeã olímpica, e tenho certeza que se eu continuar com a determinação e a garra que eu tenho eu vou conseguir chegar lá, claro com o apoio de Taboão da Serra, que está sempre me auxiliando da melhor forma possível”, garantiu a atleta.