Prefeitura implanta estacionamento rotativo gratuito no Pirajuçara
Edimon Teixeira
“Espaço público para todos” é o que pretende proporcionar Gerson Brito, secretário de Transportes e Mobilidade Urbana (Setram), com as medidas adotadas para disciplinar o uso de logradouros utilizados de maneira irregular no Jardim Pirajuçara, região de intenso comércio popular de Taboão da Serra.
O estacionamento rotativo tem como principal função permitir a rotatividade entre veículos, possibilitando maior oferta de vagas controladas por minutos/horas, sob fiscalização. O grande diferencial em relação a outros sistemas de controle de espaço público é o custo zero aos usuários do serviço.
“Atendemos a uma reivindicação recorrente dos comerciantes locais que se sentiam prejudicados com a falta de ordenamento no perímetro”, explica Brito. “Fizemos algumas reuniões com os proprietários das lojas, quando ouvimos sugestões, e estabelecemos a melhor forma de disciplinar o uso do local”, conta.
O sistema de estacionamento rotativo gratuito na região de Pirajuçara abrange, a princípio, o perímetro da rua Luis Carlos Ventura, entre as avenidas Fernando Fernandes Filho e Kizaemon Takeuti, escolhida pela grande concentração de lojas e pela carência de vagas para estacionar no horário comercial.
“O pessoal do Hospital Geral (de Pirajuçara) vinha de carro para almoçar e não encontrava local para estacionar”, denuncia Ariane Ferrareze, 26, atendente de uma lanchonete localizada na via, que também serve refeições. Apoiadora da iniciativa, Ariane conta que o ordenamento dá uma nova visão ao comércio local.
“O estacionamento rotativo deu mais visibilidade, pois agora os caminhões não impedem mais a visão dos clientes, que era atrapalhada por eles”, explica a comerciante, instalada há um ano e meio no local. Segundo ela, as mudanças já têm efeitos positivos e já percebeu um “up” no movimento na hora do almoço.
A opinião é compartilhada por Ari de Oliveira, 32, gerente de uma perfumaria em uma das extremidades da rua reservada. “Os clientes estão voltando a nos procurar”, comemora. ”Agora, eles sabem que todos vão ter a oportunidade de usar o espaço, antes ocupado por um veículo apenas o dia todo”, defende.
Como funciona
Para utilizar de maneira efetiva os benefícios do estacionamento rotativo implantado pela prefeitura de Taboão a Serra na rua Luiz Carlos Ventura, importante via comercial do bairro Pirajuçara, frequentadores do local precisam ficar atentos às normas estabelecidas para disciplinar o uso do espaço.
“O período permitido varia de 30 a 60 minutos, dependendo de onde estacionar, e precisa estar, obrigatoriamente, com pisca – alerta ligado” orienta Gerson Brito, que acrescenta que o estacionamento rotativo gratuito funciona na via de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, das 7h às 13h.
Para orientar os motoristas, a Setram instalou três placas no perímetro da rua – duas nas extremidades e uma no centro da via – com informações importantes sobre como utilizar o estacionamento. O sistema beneficiará em breve também os motociclistas, com oito vagas já em fase de implantação, em uma rua próxima.
A estimativa é de que o espaço possa ser utilizado por 28 veículos, sendo que dos 20 pontos destinados a carros há reservas para idosos e portadores de necessidades especiais. Caminhões utilizados para abastecer o comércio local também têm vagas reservadas, nos postos destinados a carga e descarga.
De acordo com Brito, Agentes de Trânsito vão monitorar o tempo, e, caso o limite permitido seja ultrapassado, o condutor será notificado. “As mudanças ocorreram devido à falta de respeito ao tempo máximo permitido”, assegura o gestor. “Nosso objetivo maior é democratizar o espaço público da cidade”, conclui.