Centro de Iniciação ao Esporte começa a ser construído no Monte Alegre
A prefeitura de Taboão da Serra iniciou na última quinta-feira, dia 13, as obras de construção do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) no Pq. Monte Alegre. O equipamento, uma parceria com o Governo Federal, será erguido na rua Antônio Pestana e a previsão de entrega é junho do próximo ano.
Segundo o prefeito Fernando Fernandes, a região do Parque Monte Alegre ainda não possui nenhum equipamento esportivo. “Vamos implantar um moderno centro esportivo, com diversas atividades. Teremos ginástica para a terceira idade, professores para modalidades esportivas, enfim, um local para integrar a comunidade daquela região”, afirmou ao Portal O Taboanense com exclusividade.
Fernandes afirmou que além de atividades esportivas, o local, que contará com um ginásio coberto, será utilizado também para eventos culturais. “Será um espaço multiuso, com uma ampla programação para os moradores daquela região. Estamos ampliando os nossos equipamentos esportivos e fazendo a manutenção dos que já existem”, garantiu.
O convênio assinado junto ao Ministério do Esporte foi firmado no dia 10 de dezembro de 2013,mas os recursos foram liberados pelo Governo Federal apenas neste ano. Na ocasião, o então ministro do Esporte, Aldo Rebelo, anunciou outros 262 CEIs espalhados pelo país, na região Embu das Artes e Itapecerica da Serra também foram contemplados.
Em Taboão da Serra o Centro de Iniciação ao Esporte aprovado será o modelo II, de 3,5 mil m² e custará R$ 3,6 milhões. Além do ginásio poliesportivo o centro contará com outras estruturas e equipamentos de multiusos voltados para a formação de atletas.
Na assinatura do convênio, o então ministro Aldo Rebelo afirmou que os equipamentos foram planejados, com medidas oficiais e o melhor material para a construção e espaço para a execução das modalidades. “Eles estão destinados a treinar o atleta de alto rendimento e também a fornecer a prática de atividade física de lazer, ou educacional ou de entretenimento”, afirmou.
Atraso nas obras
O CIE era considerado o maior projeto de infraestrutura esportiva dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paralímpicos de 2016. Com o atraso do repasse da verba aos municípios, os equipamentos só serão inaugurados com um atraso de mais de dois anos da previsão inicial.
Em média os equipamentos terão entre 2,5 mil m² a 7mil m². No centro o foco será para 13 modalidades olímpicas, seis paralímpicas e uma não-olímpica. E espaço para o desenvolvimento da base do esporte de alto rendimento, estimulando a formação de atletas entre crianças e adolescentes.
O CIE vai contar com ginásio poliesportivo com medidas oficiais e quadra coberta, um complexo de atletismo e mais uma área de apoio dependendo do espaço disponível e poderá atender até três mil pessoas por semana.
Na cidade de Embu das Artes o equipamento será construído dentro do Parque da Várzea do Embu-Mirim. Em Itapecerica da Serra no Clube Delfim Verde. Cotia também foi contemplada com um CIE que será instalado no Jd. Caiapiá. Nos três municípios a área disponibilizada foi de 7 mil m², modelo III, com investimentos de cerca de R$ 3,6 milhões para cada um.