PM e GCM realizaram operação bloqueio e saturação no Monte Alegre
Na tarde da última quarta-feira, dia 12, a Polícia Militar juntamente com a Guarda Civil Municipal realizou uma operação bloqueio e saturação com motocicletas e viaturas para evitar roubos de celulares e residência, tráfico de drogas, infrações administrativas,apreensão de veículos roubados e furtados, além de efetuar algumas prisões no bairro Pq. Monte Alegre, em Taboão da Serra.
Os bairros que fazem divisa com São Paulo, como o Monte Alegre e região, tiveram uma série de crimes que chocaram a população no início do ano. Além de um latrocínio, houve troca de tiros, roubos a residências e até tentativas de sequestros. Nas reuniões do Conseg, as reclamações ganharam corpo, vez e voz.
Segundo o capitão da 4ª Cia da Polícia Militar de Taboão da Serra, Lucio Cosme Monteiro, o objetivo dessa blitz é atender os anseios dos munícipes e diminuir a criminalidade nos bairros. “Essas operações serão desencadeadas regularmente desse modo no município juntamente com a GCM, através de denúncias dos moradores consigamos combater os roubos e furtos de celulares na região”, disse.
Para o subcomandante da Guarda Civil Municipal, Marcelo Borgatto, o foco da operação é poder diminuir os roubos e furtos nos bairros, principalmente de celulares e alianças e pede que a população faça as denúncias. “A população precisa colaborar e trazer as informações através do Conseg, registrar as ocorrências nas delegacias para ajudar a segurança pública no combate à criminalidade”, falou.
Apesar da operação ter sido considerada um sucesso, a PM não revelou se aconteceram prisões. Segundo o comando, novas blitzes devem acontecer nessa semana e na próxima em bairros diferentes. A intenção é aumentar a presença da polícia inibindo que criminosos ajam na cidade.
De acordo com o Secretário de Planejamento, Olívio Nóbrega, a iniciativa foi da Comissão de Segurança da Câmara Municipal. “As operações serão realizadas em todos os bairros da cidade semanalmente com o apoio do nosso prefeito Fernando Fernandes, para que os munícipes possam se sentir tranquilos e saber que estamos agindo”, comentou.
A presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal, vereadora Érica Franquini, comentou que a ação foi idealizada durante a audiência pública de segurança, que aconteceu no final do mês passado. “Através da audiência de segurança pública juntamente com os delegados da Polícia Civil, capitão da PM e comandante da GCM, foi idealizado o projeto da operação bloqueio e saturação nos bairros. A intenção da operação é diminuir a criminalidade nos bairros. Os três itens mais importantes que a população precisa é educação, saúde e segurança, tendo esses itens você consegue viver tranquilamente”, declarou.
O vereador Eduardo Nóbrega, falou da reunião da Comissão de Segurança Pública, presidida pela vereadora Erica Franquini, e o ponto que chamou a atenção foi à necessidade de integração dos poderes legislativo, executivo e judiciário, e administrativamente das polícias. “Através disso, surgiu a ideia da operação bloqueio e saturação, semanalmente nos bairros, sem prévio aviso e fazer os índices de criminalidade diminuir no município”, relatou.