Adolescente de Taboão participa do jogo Baleia Azul; vereadora alerta do risco
O jogo virtual Baleia Azul, série de 50 desafios propostos aos adolescentes e que envolvem, dentre eles, a automutilação, cujo objetivo final é o suicídio, tem tirado o sossego dos pais. A vereadora Priscila Sampaio (PRB) chamou a atenção dos pais e professores para o assunto. Ela vai promover uma ação para alertar a sociedade sobre o risco do jogo. Taboão da Serra registrou um caso envolvendo uma adolescente de 14 anos, que estava no desafio nono. A estudante está sendo assistida por psicólogo e o Conselho Tutelar.
“Fiquei sabendo pelo Facebook [sobre o caso da adolescente] e conversei com a dra. Raquel, nossa secretária de Saúde […] Realmente há uma adolescente aqui em Taboão de 14 anos, que começou a participar desse jogo, e já estava no nono desafio e o último é o suicídio. A secretaria de Saúde, juntamente com a Coordenadoria da Mulher e o Conselho Tutelar estão tomando todas as providências em conjunto com a família, tentando ajudar essa adolescente […] Ela já saiu do jogo”, comentou a vereadora.
De acordo com Priscila, a adolescente teria comentado que existe outra menina participando do grupo. “A gente não sabe se [essa informação] procede ou não, porque a adolescente está abalada. Isso me preocupou […] Nós precisamos acompanhar melhor os nossos filhos […] Os desafios são muito cruéis de mutilação do corpo, os adolescentes ficam sem comer, sem dormir […] nós precisamos ficar atentos, não podemos deixar nossos adolescentes morrerem”, disse.
A vereadora fará uma ação de conscientização em diversos semáforos da cidade alertando sobre o perigo do jogo.“Vamos aos semáforos fazer uma espécie de pedágio, levando um informativo, no intuito de alertar e conscientizar contra esse grupo [jogo] que tem induzido tantos jovens a se suicidarem […] Vamos fazer em diversos locais, Poupatempo, região central, Marabá, em semáforos de maior circulação”, disse Priscila.
Jogo do bem. Para combater o jogo Baleia Azul, foi criado o desafio da Baleia Rosa, o game incentiva pessoas a fazerem o bem, com 50 desafios para valorizar a vida.
Entre as tarefas há desafios como: “Faça um novo amigo”, “Passe um dia sem usar palavras negativas”, “Com uma caneta rosa escreva na pele de uma pessoa quanto a ama”.