Caminhada marca início da Semana do Autismo em Taboão da Serra
Neste domingo, dia 2 de abril, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, ação que busca sensibilizar sobre o transtorno. E para marcar a data em Taboão da Serra, uma caminhada entre a Praça Nicola Vivilechio e o Parque das Hortênsias reuniu mais de 300 pessoas.
O vereador Eduardo Nóbrega, que organizou o evento ao lado da Associação Borboleta Azul, entidade que reúne mães, amigos, familiares e profissionais da saúde e educação, falou sobre a importância da caminhada. “Só com informações que se diminui o preconceito, esses eventos ajudam a levar a informação para mais pessoas”.
Segundo Nóbrega existem pelo menos 300 alunos na rede pública com o espectro do autismo e uma das propostas é a implantação de uma clínica escola no contra turno das aulas na rede pública. “Nossa intenção é sair do campo das ideias e partir para a ação. O objetivo final é alcançar uma clínica escola em Taboão da Serra. Nossa luta está começando, queremos alcançar esse objetivo até 2020”.
Cidinha Pelegrina, membro da Associação Borboleta Azul, explica que apenas a cidade de Santos possui uma clínica escola em funcionamento no Estado de São Paulo. “Nosso objetivo é que Taboão da Serra seja a segunda cidade a ter esse equipamento para que tenhamos um atendimento de referência e especializado para as crianças”.
De acordo com Cidinha, “o autismo é um transtorno que compromete três itens: comunicação, comportamento e interação social. Geralmente o autismo ele interfere em questões sensoriais audição, tato, visão. Temos autistas com altas habilidades como desenho, em arte, em música, matemática, em informática. O que a gente precisa é entender que cada autista tem um jeito de aprender, o que temos que descobrir é como acessar essa pessoa, para desenvolver habilidade deles”.
Além de Eduardo Nóbrega, outros dois vereadores participaram da caminhada. Para Ronaldo Onishi, autor da lei que cria em Taboão da Serra a Semana do Autismo, onde se busca a conscientização do transtorno, o evento foi um sucesso. “Fico feliz, essa caminhada é fruto do primeiro tijolo que colocamos há quatro anos, quando aprovamos a lei”.
Onishi disse que a prefeitura irá realizar outras atividades nas escolas e unidades de saúde e no sábado, dia 8, a semana se encerra com diversas palestras sobre o tema na Câmara Municipal. “Vamos trazer especialistas para debater as diversas vertentes desse transtorno”. O evento começa às 9h e é aberto ao público em geral.
Para o vereador Alex Bodinho a iniciativa de Eduardo Nóbrega e da Associação Borboleta Azul atingiu seu objetivo. “Temos que participar de eventos como esse que ajudam a levar informações para o maior número de pessoas, gostei muito dessa experiência e com certeza vou me empenhar para ajudar essa causa tão importante”.