Cido critica Sabesp e cogita abrir CEI para investigar companhia
O número de queixas contra os serviços prestados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) cresce a cada dia em Taboão da Serra. As reclamações vão desde a falta constante de água, buracos fechados de maneira incorreta, vazamentos de esgotos, ou seja, falta de saneamento básico, entre outros serviços.
O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, vereador Cido da Yafarma (DEM), declarou durante a sessão da Câmara Municipal de Taboão da Serra, na terça-feira, dia 14, que a comissão vai “lutar, discutir e debater todas as questões que envolvem consumidores na cidade, iniciando pelas concessionárias [Sabesp, Eletropaulo, Comgás, entre outras]”.
Cido criticou duramente a Sabesp, disse que a concessionária em alguns momentos presta um “desserviço” na cidade, principalmente em regiões periféricas. Algumas vezes o atendimento beira o descaso total.
“A Sabesp muitas vezes presta um desserviço para nossa sociedade […] Em regiões mais periféricas finge que o problema não é dela, não garantindo nem o abastecimento [de água] e muito menos o saneamento. É obrigação da Sabesp, em uma cidade como Taboão da Serra, garantir 100% do abastecimento e 100% do saneamento. E não é o que acontece”, afirmou o vereador.
O parlamentar também criticou o jogo de "empurra-empurra" na conclusão de alguns serviços, que seria obrigação da companhia, mas que a mesma deixa de realizar, alegando ser de responsabilidade da Prefeitura. Cido ainda declarou que a Sabesp será convida a prestar esclarecimentos sobre os “péssimos” serviços prestados no município. E que, se necessário for, a Casa poderá abrir uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para obrigar a companhia comparecer e dar explicações sobre suas ações.
“Traremos a Sabesp aqui e se não for através da Comissão Permanente, que nós possamos abrir, se for o caso, uma Comissão Especial de Inquérito (CEI), para que ela venha aqui, não como convidada e sim como convocada a prestar esclarecimentos sobre tantas pessoas que ainda hoje vivem em situação desumana, simplesmente porque a Sabesp diz, não é problema meu, esse problema é da Prefeitura. É problema da Sabesp sim, onde houver problema de saneamento e de abastecimento, é da Sabesp sim. E ela tem que olhar seu lado social. 'Ah ali não paga esgoto'. Se vira Sabesp, você já leva muito dinheiro”, disparou o vereador Cido.
Em março, o vereador Cido irá chamar uma audiência pública para debater assuntos relacionados a Sabesp, em data a ser definida.