Moradores de Embu das Artes sofrem com alagamentos
Os moradores e comerciantes da região central da cidade de Embu das Artes, estão temendo novas chuvas no município. Na tarde desta quarta-feira, uma forte tempestade atingiu as cidades da região metropolitana de São Paulo e em Embu das Artes choveu em 12 horas o que era esperado para todo o mês de janeiro. Ruas e avenidas importantes da cidade ficaram totalmente alagadas e os moradores ilhados. Nesta quinta-feira, a situação se repetiu e voltou a chover forte na cidade.
“No ano passado sofremos com uma forte tempestade aqui, que nos deixou ilhados. A chuva desta quarta-feira nos assustou, mas graças a Deus não invadiu as casas e comércios, porém se continuar chovendo muito, isso acontecerá”, disse o morador Vagner Correia, de 37 anos.
O centro de Embu é cortado por dois rios, o Embu Mirim e o Ribeirão da Ressaca, que não suportaram o grande volume de água que caía e transbordou. A avenida Elias Yasbek foi uma das mais atingidas.
Um posto de gasolina da avenida foi tomado pela água. “Depois das 14h o serviço foi interrompido e a água começou a subir muito rápido. A água não atingiu a loja de conveniência, mas atingiu as bombas de combustível”, disse à GAZETA a gerente posto, Juliana Cruz, de 33 anos.
Ainda segundo Juliana Cruz, o serviço ficou paralisado até as 22h e o prejuízo ainda está sendo calculado. “Fazendo uma média, o nossos prejuízo passará de R$ 25 mil. Graças a Deus não tivemos perdas elétricas ou das máquinas, porque ai o prejuízo seria ainda maior”, finalizou.
Embu das Artes também registrou outros pontos de alagamento, próximo à concessionária de veículos Aba Motors e à Câmara Municipal. O trânsito ficou complicado por cerca de uma hora.
O nível da água começou a cair só após às 20h. Depois deste horário funcionários da Prefeitura de Embu das Artes iniciaram a limpeza das ruas e avenidas atingidas pela enchente, um caminhão auxiliou na remoção da lama.
Questionada, através de uma nota, a Prefeitura de Embu das Artes informou que os rios Embu Mirim e o Ribeirão da Ressaca passaram por limpeza nos meses de outubro, novembro e dezembro. Além disso, as bocas de lobo de toda a região central também haviam passado por manutenção.
A administrou ainda destacou que Foi realizado o serviço de desassoreamento e rebaixamento da calha de áreas dos Ribeirão Ponte Alta, Ribeirão da Ressaca, Rio Embu Mirim, para evitar alagamentos.
Atendimento. O cartório eleitoral de Embu das Artes informou que por causa das chuvas teve que interromper o serviço para limpeza do prédio. O atendimento retorna na segunda-feira.