EM ALTA
Home

Coluna Em Off conta tudo sobre os bastidores da política

9 min de leitura
Foto do autor

Redação

29/12/2016 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Que venha 2017
Aê galera, segura os fogos, adia o réveillon, vai chacoalhar a sidra na janela, põe a Glacial no freezer e manda o Ano Novo chegar mais devagar, porque a Em Off tá no ar, quentinha contando tudo o que rola nos bastidores da política de Taboão da Serra e região. Prepara o estômago!

Pega pra capar
Nem Mãe Dinah, nem Nostradamus, muito menos Walter Mercado… ninguém é capaz de prever quem será o próximo presidente da Câmara Municipal de Taboão da Serra. Claro, chuta um dos 13 nomes e acerta… aí não vale. A verdade é: existe um grupo com sete votos, maioria absoluta, suficiente para eleger o ‘elegido’, porém nesse grupo três nomes estão na disputa.

Pega pra capar 2
Dos sete, Joice Silva, Marcos Paulo e André Egydio disputam internamente quem será o escolhido. Nas bancas de aposta, o dentista André da Sorriso vem sendo marcado nos bilhetes mais dourados, mas cravar que ele já está eleito é precoce. É a bola da vez, vem trabalhando certinho. E tudo indica que ele tem as negociações bem encaminhadas, mas na política, algumas vezes, nada é o que parece ser.

Pega pra capar 3
Do outro lado, com seis votos, vivendo uma amargurante espera, Carlinhos do Leme mantém a candidatura. Um pecado do outro lado e ele pode aparecer como azarão nessa história. Improvável, mas como disse um assessor: “a esperança é a última que morre. E às vezes ressuscita”.

Panos quentes
O Prefeito Fernando Fernandes espera que, independente do escolhido, a paz reine e ele tenha governabilidade pelo menos no próximo biênio. FF torce para que a briga, que já envolveu xingamentos pesados entre um vereador e uma secretária (muito próximo a uma vereadora), termine no dia 1º de janeiro. Tudo bem, eu também pedi os números da mega-sena da virada pro Papai Noel. Vai que…

Diferenciado
Convenhamos, com 12 vereadores eleitos pela base governista é no mínimo indecente, do ponto de vista político, que o único vereador da oposição seja o fiel da balança na escolha do chefe do Poder Legislativo. Na base, tudo empatado: 6 a 6! Morerinha, mais uma vez, dará o voto de minerva.

Bingo
Palpite da Em Off: apesar da briga insana entre os vereadores, o próximo presidente será eleito com 13 votos, por unanimidade. Seja quem for. Anota aí.

Próxima…
Chega de presidência, ninguém “guenta” mais, né? E vai que nem no dia 1º se decida essa bagaça, né não? Assunto pra próxima coluna!

Sedex
Só pra terminar: essa briga que deve (ou não?) se prolongar por 2017, pode ter como alvo um influente empresário da cidade. “O primeiro pedido de CPI já está pronto, na primeira sessão já cai no colo de um figurão, que (supostamente) esconde um estacionamento em nome de terceiros”, inflama um vereador reeleito. Eu, hein.

Fui
Sem lenço e sem documento: o vice-prefeito Laércio Lopes, atualmente na barca do PTB, de Arlete Silva e Cia, deve deixar em breve o partido. O destino é o PSDB.

Fui 2
Lopes sonha em ser candidato a vereador em 2020 e o tucanato, na opinião dele, é o ninho perfeito para elegê-lo. É esperar pra ver.

Dança das cadeiras
Todos (eu disse todos) os secretários municipais colocaram a disposição do prefeito Fernando Fernandes seus cargos. A medida visa deixar ‘mais a vontade’ Fernandes para fazer mudanças no seu novo governo. Cá pra nós, o homem com a caneta esferográfica na mão não precisa de nenhum ato de gentileza para colocar o governo nos trilhos. É conversa pra secretário demitido dormir, e só.

Dança das cadeiras 2
Apesar da medida “democrática” tomada em conjunto pelo secretariado, a maioria segue na expectativa dos próximos passos de Fernandes. As mudanças (sim, eles ocorrerão) irão atingir pelo menos quatro pastas. Terror, pânico e suadouro: tem gente graúda economizando na ceia do Ano Novo.

Garantidos
Adelço Buhrer, das Finanças, é um dos poucos que já sabe que continua no governo. Mas é segredo, até pra ele. Takashi, da secretaria de Fazenda e João Medeiros, da Educação, são outros que podem dormir até mais tarde no dia 2 de janeiro. Daniel Chaves Sá Borges, o gênio da comunicação, também tem apoio e bala na agulha suficiente para continuar no cargo.

Cotado
O filho do prefeito, Fábio Fernandes, que vem comandando o esporte nos últimos quatro anos, pode pintar na secretaria de manutenção. Improvável, mas caso ocorra, a mudança pode ajudar a entender o tabuleiro de xadrez que está se desenhando para a eleição de 2018 e, claro, a sucessão de 2020.

Boataria
Fernandes ouviu conselhos e ainda não decidiu, mas pode colocar a secretaria de segurança pública subordinada ao gabinete. Na prática, se isso ocorrer, a pasta será simbolicamente “extinta”. O nome de Gerson Brito, atual secretário de segurança, ganha força na secretaria de transporte e mobilidade urbana onde não deve “alcançar tanta rejeição”, como ironizou um atual subordinado.

GCM
O comandante geral da Guarda Civil Municipal não deve permanecer nas mãos de Leonel Vieira. O GCM de carreira, Sandro Léo é o preferido pela corporação e pode assumir para unir novamente a guarda.

Sonho
O PRB mira a secretaria de Cultura, mas nada de concreto.

Somatória
A pergunta que não quer calar é: em que pastas, ou melhor, cargos, o prefeito Fernando Fernandes pretende encaixar os vereadores Marco Porta e Eduardo Lopes, que não foram reeleitos, mas rezaram a cartilha do seu governo quatro anos?

Põe na conta
Aliado histórico de Evilásio Farias e propulsor da primeira campanha de Aprígio, Carlos Senna deve fechar com o governo Fernando Fernandes. Para amigos, confessou: “não dá pra remar contra a corrente”.

Registro
E pra não dizer que não falei das flores: três, dos cinco vereadores da comissão, não assinaram o relatório final da CEI que investigou a Cooperativa Vida Nova. São eles: Eduardo Nóbrega, Ronaldo Onishi e Joice Silva.

Registro 2
E a diretoria da Cooperativa comemorou com um estouro de champagne no heliponto de cara para a Régis Bittencourt: “atestado de idoneidade”. Como diria o mestre Silvio Brito: “Tá tudo muito louco, oba”.

Bye Bye
Eduardo Rijo, que demorou a engrenar no governo Fernandes, pode estar deixando o cargo nos próximos dias. Um convite de uma prefeitura do interior, onde ele prestou consultoria, deve ser o destino mais provável.

Chora my people!
A Viação Pirajuçara já comemora, bem discretamente ainda, uma provável vitória na Justiça contra a prefeitura, que congelou o aumento da tarifa dos ônibus circulares desde 2012, em três “merréis”. Segura a peruca e prepara o bolso porque a empresa defende uma tarifa de R$ 3,80. É chorar para crer.

Me contaram…
É aquela velha história, contou pra um jornalista, contou pro mundo. O novo centro comercial inaugurado ao lado do bar Pachá, na praça Nicola Vivilechio, irá contar com um Carrefour Bairro e uma academia, muuuuuito provavelmente a Smart Fit.

Secret
O Shopping Taboão prepara uma mega comemoração para os 15 anos do empreendimento. E olha, “O” show vai acontecer em junho e promete parar a cidade, aliás, toda a região. As atrações? Hoje não, mas acompanha por aqui que em breve teremos novidades.

Abraços
Sem mais delongas, sem mais desculpas: creiam, a Em Off é realidade em 2017. E lembrando, porque nunca esquecemos: 7 a 1 foi pouco! Abraços e mais abraços para o querido Tio Mauro, para a super secretária de saúde Dra. Raquel Zaicaner e para o médico humanista Cadu, do HGP, que trabalha olhando no olho do paciente e não no piloto automático.

Mais abraços
Abraços efusivos para o melhor cardiologista da região: Dr. Antônio Pierobon, o nosso simpaticíssimo Toninho. E mais abraços para Arlete Silva, mestre de xadrez… Abraços para a generosa Luzia Aprígio e para a querida Nely Rossany, jornalista que impregna de competência a imprensa regional. Porém, abraços e mais abraços pra você, querido leitor, o mais importante de todos.

Bug
E antes que algum safadinho venha gritar pelas ruas de Taboão, reclamando que seus comentários estão sendo censurados, boicotados ou alijados do Portal O Taboanense, fica a explicação: estamos trocando a plataforma de publicação, o que causa, momentaneamente, uma grande demora na aprovação. Em breve, todos poderão comentar com seus lindos perfis do Facebook.

C'est fini
Amiguinhos, por hoje é só!

 

Notícias relacionadas

Home

Coluna Em Off conta tudo sobre os bastidores da política

15 min de leitura
Foto do autor

Redação

13/06/2016 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Aqui e agora
Aêêê, bem no meio do turbilhão, com o circo pegando fogo, com a lama até o pescoço… a Em Off tá de volta! Eba, eba, eba! E pela volta da Casa da Pamonha na praça Nicola Vivilechio, pelo aumento do recheio da coxinha de camarão na La Ville, pela retirada do radar da Avenida Vida Nova, pelo fim do trânsito na BR, a Em Off vota SIMMMMM… ou não? Sei lá não vale?

Clima quente
Se a temperatura em Taboão anda gelada, o climão entre os vereadores promete esquentar a Câmara Municipal nesta terça-feira, dia 14. É que o vereador Eduardo Lopes cumpriu o que prometeu na última sessão da CEI que investiga a Cooperativa Vida Nova e protocolou o pedido de cassação do mandato do seu colega, Luis Lune, por quebra de decoro parlamentar.

Clima quente 2
Na reunião da CEI do dia 8, Lune acusou Lopes de tentar “extorquir” Aprígio e disse que tinha provas do crime. As palavras de Lune azedaram de vez a relação entre base e oposição, que não deve acabar bem, não importa que rumo a história caminhe. Como dizia o ex-vereador Paulo Félix: “o sangue vai dar na canela”.

Clima quente 3
Alguns vereadores da base aliada ao governo Fernandes vão questionar Lune antes da sessão, querem saber o motivo porque não foi feito, na época da suposta extorsão, um Boletim de Ocorrência com a denúncia do crime.

Clima quente 4
Segundo apurou a coluna, uma das provas que Lune diz ter em mãos é o registro de entrada e saída da catraca do prédio comercial, onde está instalado o escritório da Cooperativa Vida Nova. O vereador Eduardo Lopes teria ido diversas vezes ao local, registrando inclusive sua foto nas visitas.

Clima quente 5
Para amigos, Lune garante que um político de Taboão da Serra presenciou os pedidos feitos por Lopes e será sua testemunha. O imbróglio todo ainda vai dar muito pano pra manga…

Pra pensar
De um funcionário da Câmara Municipal sobre os desdobramentos da CEI da Cooperativa: “CPI é assim, a gente nunca sabe até onde o melado vai escorrer…”.

Diplomatas
O Baile dos Namorados do Santuário Santa Terezinha sempre é palco para conversas políticas. A tradição vem de anos. E na última sexta-feira, dia 10, não foi diferente. Os pré-candidatos a prefeito, Fernando Fernandes e José Vicente Buscarini prestigiaram o evento e não tiveram como escapar da protocolar foto, insistência da imprensa…

Diplomatas 2
Tanto Buscarini como Fernandes fizeram questão de se cumprimentar com um longo abraço. A impressão que eles quiseram deixar foi clara: sabem que serão adversários, mas não inimigos. E ao lado das esposas posaram para a alegria dos jornalistas de plantão.

Foto de R$ 1 milhão??? Manda o boleto pra quem?

Diplomatas 3
Após o disparo dos flashes, Buscarini se aproximou de um jornalista e falou no seu ouvido: “essa foto vale um milhão”. E rindo concluiu, “só não pago porque não tenho essa bala”.

Invejinha?
O vereador  Professor Moreira, que vai disputar as eleições ao lado de Aprígio, disparou ao ver a foto de Fernandes ao lado de Buscarini: “estão do mesmo lado, nós somos a verdadeira oposição”.

Empolgado
Buscarini estava empolgado com a sua volta à política taboanense. Afastado dos “gramados” desde 1996, quando pendurou as chuteiras, ele foi “muito bem recebido” pela população, como ele mesmo faz questão de espalhar por aí. Vicente está filiado no PV e promete levar adiante sua pré-candidatura.

Contra gosto
Um jornalista avesso a políticos foi surpreendido no Baile dos Namorados. Elegante, exibindo um ternico pra lá de estiloso, o troca letras passava próximo da mesa do prefeito quando foi chamado por Arlete Silva. Sem saber das intenções da secretária, foi até ela. Ficou surpreso com o pedido: Arlete queria que ele saísse em uma foto ao lado do prefeito e da deputada Analice Fernandes. Mesmo corado, o jornalista topou. No Facebook de Fernandes, foi a foto mais curtida do álbum da festa!

Ausências
Durante o baile muitas lideranças comentavam a ausência do ex-prefeito Evilásio Farias, figurinha sempre carimbada na festa. Aprígio e Alexandre Depieri também não compareceram no evento.

A volta dos que não foram
E pra quem acha que os partidos já definiram seus times para a disputa das eleições não sabe o que anda rolando nos bastidores. Olha essa, Eduardo Rijo está deixando o time de Aprígio para encarar a campanha ao lado de Fernando Fernandes. O vereador Carlinhos do Leme anda intermediando as conversas e ambos foram “flagrados” em uma animada conversa na semana passada, na padaria La Ville.

A volta dos que não foram 2
Rijo já anda afinando o discurso. A seu favor pesa o fato dele ser filiado no PSDB há anos, mesmo na oposição a Fernandes, do mesmo partido, nunca deixou a sigla: “Era um tucano sem ninho”, brincavam seus colegas. Mas, Rijo terá mais dificuldades do que facilidades… criador do movimento de oposição “Reaja Taboão” ele terá que, como ele mesmo já afirmou, “desdizer algumas coisas que disse”.

"Flagrados"

Carlinhos do Leme e Eduardo Rijo em conversa pra lá de tucana na La Ville… segredo vazou antes da hora.

Vai, vem ou tanto faz?
Quem também deve conversar com o governo é Batista, fiel escudeiro de Aprígio, filiado e pré-candidato a vereador pelo PEN, partido de Luzia Aprígio. Segundo amigos próximos, Batista estaria “descontente” e já teria marcado um café com assessores de Fernandes. Informalmente, Batista lembra que nas duas primeiras eleições de Analice Fernandes como deputada ele fazia parte do time que ajudou a elegê-la. Já tá pavimentando o caminho da volta?

Pá de cal
O ex-vereador Aprígio tratou de botar uma pá de cal nos boatos que ele poderia desistir de concorrer as eleições municipais. Na coletiva de imprensa na última quarta-feira, ele foi direto ao ponto: “Eu coloquei meu nome a disposição do partido e vou até o final. Eu não tenho problema nenhum de perder. Vou disputar a eleição e todo mundo disputa para ganhar”.

Sem volta
Na coletiva, Aprígio falou pela primeira vez com a imprensa sobre a abertura da CEI que investiga o suposto desdobro do terreno feito pela Cooperativa. Mas quem chamou a atenção mesmo na conversa com a imprensa foi a diretora Marilene Trappel, que vinha mantendo uma postura diplomática sobre o assunto. Desta vez a advogada bateu o pé e foi para o ataque.

Preconceito
Durante uma sessão da Câmara um jornalista chegou com uma bela e vistosa camisa rosa. Um colega brincou, disse que achava aquela cor “muito estranha” e que nunca usaria rosa… Sem perder a oportunidade, se saiu com essa: “A camisa não é rosa, é azul gaúcho”.

Sonho meu
O dentista Ronaldo Dias deve ser confirmado como o vice na chapa do PSB, que será encabeçada por Evilásio Farias. Ronaldo que estava no Rede deixou o partido e se filiou no PSB, para que o partido saia “puro”.

Distante
O Rede de Taboão da Serra anunciou oficialmente que não faz mais parte do grupo que conversava com outros partidos para lançar mais uma frente de oposição na cidade. O motivo foi um veto a qualquer composição com o PT.

Agora vai!
O PT de Taboão da Serra deve definir a sua estratégia para as eleições municipais no dia 18, às 16h, no sindicato dos metalúrgicos na Vila Iase. O partido busca uma coligação para tentar eleger pelo menos um vereador. Atualmente a petezada não tem nenhum representante na Câmara Municipal.

Conversas
O presidente do PMDB, Carlos Eduardo de Toledo, disse que o partido anda mantendo conversas com o PT, para uma possível coligação. A pergunta que não quer calar: mas quais pré-candidatos o PMDB tem pra barganhar qualquer coisa em Taboão da Serra?

Em breve
O empresário Ali Sati, que chegou a ser cotado para lançar candidatura própria a prefeito, irá declarar o seu apoio a reeleição de Fernando Fernandes. É questão de dias.

Poesia
O poeta Sérgio Vaz lança seu novo livro, Flores de Alvenaria, em Taboão da Serra no dia 23, a partir das 20h. E o coquetel de lançamento promete nomes de peso da música, literatura e jornalismo do país. É aguardar pra conferir.

Aleluia
Um dos prédios mais cobiçados da cidade, às margens da rodovia Régis Bittencourt, do ladinho do motel Vitara, que já abrigou uma loja de móveis e até o ano passado dava guarida para o Shopping Rota 116, foi finalmente alugado. Uma igreja evangélica irá se instalar no local. Como dizia o mestre Mário Henrique, sangue de Jesus tem poder!

Dona Nenê
Fernandes era só sorrisos após o evento do PSDB que reuniu uma multidão no domingo, dia 5, em prol de sua pré-candidatura. Feliz da vida, foi o próprio prefeito que chamou a imprensa para a coletiva. Sentindo-se em berço esplendido, não fez cara feia para responder nenhuma pergunta. Sobre a rebelião de quatro vereadores da base, que reclamaram publicamente da “falta de atenção” aos seus mandatos, Fernandes resumiu: “isso é briga de família”.

Lineu
Fernandes procurou minimizar as críticas e deu a entender que a rebeldia dos seus pupilos se deu após uma crise de ciúmes, uma ciumerinha básica, comum em véspera de eleição. “Quem é pai e tem mais de um filho sabe como é. Se você compra um tênis pra um, tem que comprar pro outro. E o outro vai achar que do outro é mais bonito. É uma família, as coisas são assim. E quando chegam as eleições as coisas se exacerbam”.

Bebel
Sem nenhuma pretensão de retaliar os vereadores, Fernandes recebeu as críticas de uma forma paternal: “Eu tenho 64 anos, quatro mandatos. Eu sou como um pai… nesse sentido eu governo como um pai. Sei relevar, passo a mão na cabeça, puxo a orelha quando tem que puxar… Mas no final da tudo certo”. E encerrou a entrevista respondendo a última pergunta: “não, não vai ter castigo”.

Agostinho
Apesar da rebeldia da última terça, o líder do governo, Eduardo Nóbrega (um dos que mais reclamou na tribuna e fora dela), estava ao lado de Fernandes em toda a coletiva e não titubeou: riu a cada resposta do prefeito. E o mais divertido é que ao seu lado estava o secretário de comunicação, Daniel Borges, que ouviu inúmeros “elogios” de Nóbrega na tribuna… Coisas da política? Claro que não, mas sim de Uma Grande Família! Mas essa família é muita unida…

Expectativa
Na mesma entrevista, Fernandes quase garantiu o nome de Laércio Lopes como seu vice na chapa que tentará a reeleição. “Por ora, o nosso vice é o vice [o atual, Laércio Lopes]. Nós temos um compromisso com o PTB. Primeiro, para mudarmos o vice teríamos que ter uma discussão com o PTB porque compromisso é para ser honrado e temos um compromisso com eles”. Enfim, disse mas não disse nada.

Previsão
Fernandes também disse que pretende realizar apenas uma convenção com todos os partidos que o apoiam. “Queremos levar de quatro a cinco mil pessoas, nosso grupo é muito forte”, disse. Ao ser questionado por um jornalista em que local caberia tanta gente, Fernandes segurou a língua: “Eu não posso contar, porque você conta pros outros”.

Confirmado
Apesar de não ser mais segredo pra ninguém, muito menos para a oposição, Fernandes já deu o desenho de suas coligações. O PSDB, com um time fortíssimo, vai sair puro, sozinho, sem nenhuma coligação. Já DEM do presidente Cido vai se coligar com o PPS, do vereador Marcos Paulo. O PTB de Joice Silva se juntará ao Solidariedade, de Ronaldo Onishi. E o PRB não vai coligar com ninguém… Outros dois partidos que já declararam apoio a Fernandes devem se coligar: o PSC e o PR, de Olívio Nóbrega.

Desconfirmado
Do outro lado, a oposição mantém suas coligações em tanto segredo que tem pré-candidato que nem imagina pra que lado seu partido vai. “A tática é confundir mesmo, quem sabe mesmo como serão as coligações são dois ou três. É que nem time antes de clássico, o que der pra esconder, tem que esconder”, disse um mentor da oposição.

Negociando
Voltou a ganhar força nesta semana o nome de Luis Lune como candidato a vice na chapa encabeçada por Aprígio. O nome do vereador do PCdoB é o preferido da cúpula do PSD, mas o ex-prefeito Buscarini, que resurgiu do ostracismo de mais de 16 anos na política taboanense, também está cotado para a vaga.

Padoca
Um membro da oposição ironizou o evento do PSDB de Taboão da Serra, que aconteceu no último domingo, e reuniu, segundo a organização, mais de 1.500 pessoas: “É a maior estufa do Brasil, 1.500 coxinhas juntos”.

Aquele abraço
Tanto tempo longe de vocês… É isso aí, a Em Off tá mais sinistra que a seleção brasileira… Mas, sem churumelas, querido leitor, nossos abraços vão para todos que sempre aguardam ansiosos a coluna atualizada. Abraços e mais abraços para o poeta Sérgio Vaz, que lança em breve mais um livro de poesias. Abraços também pro fotógrafo Ricardo Vaz, pra secretária Laura Fávero e para a jornalista Williana Lascaléia.

Mais abraços
E mais abraços para o querido Boy, para o vice-prefeito Laércio Lopes, para Adiana Barcellos, primeira dama do coração de Buscarini… abraços e mais abraços para o secretário de obras  Rogério Balzano e para sempre vereador, Orlandino, que desejamos melhoras imediatas!

PS
Essa coluna é dedica a Roberto Coletti, ativista e cidadão que se dedicou a transformar Taboão da Serra em uma cidade melhor.

 

Notícias relacionadas

Home

Coluna Em Off conta tudo sobre os bastidores da política

14 min de leitura
Foto do autor

Redação

01/03/2016 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

"Tamô aí!"
Olha a Em Off aí geeente… Tem leitor comemorando a nova coluna: “Tá tranquilo, tá favorável”. Enquanto isso, segura a peruca, aperta o cinto e prepare-se para ir para outra dimensão: os bastidores da política taboanense. É isso aí, muita novidade no front… Alô, alô, é dá terra ou de marte? Tá todo mundo louco, oba!

Vai crescer
Alguns vereadores dão como certo que o número de vagas na Câmara Municipal de Taboão da Serra irá subir para 15 cadeiras na próxima legislatura. O assunto é tratado sob sigilo, mas corre na boca miúda que a votação para a mudança acontecerá ainda em abril.

Vai crescer 2
Um advogado renomado da cidade garante que a mudança não terá validade para a eleição deste ano. É que segundo ele o prazo para uma mudança desse tipo continuaria sendo de um ano antes do pleito. Aí é pra todo mundo estudar…

Selado?
A notícia ainda não é oficial, mas rumores afirmam que caciques do PTB e o Solidariedade de Taboão da Serra fecharam questão e as legendas irão se coligar nas eleições municipais deste ano. A reunião que entrou até a madrugada aconteceu na casa de Arlete Silva.

Roda, roda, roda
Anota aí, nos próximos dias pelo menos três vereadores irão mudar de partido. Dois vão para o PSDB e uma (olha a dica) para o PSD, comandado por Aprígio. Quem será, hein?

Se ela dança, eu danço
E mesmo lideranças que estão sem mandato já conversam sobre futuras mudanças de partido e de lado. No governo há quem garante que uma forte liderança, hoje no PSB, deve deixar a legenda e atracar no PTB. E não, não estamos falando da ex-secretária de saúde, Jacira Moreti, que já oficializou a troca na semana passada.

Surdina
Quem deve deixar o PT é o vereador Moreira. Apesar de trabalhar em silêncio, ele vem negociando com alguns partidos. Na sessão passada ele afirmou com todas as letras para uma jornalista: “não fico no PT, mas não vou para o governo de jeito nenhum”. A coligação de Evilásio no PSB é vista como perfeita pelo estafe do parlamentar, mas Moreira já desmentiu essa informação pessoalmente para o jornalista Márcio Cansian, do Jornal Atual. Será blefe?

Mas aí…
A preocupação de anunciar Moreira no PSB é que Evilásio montou o time de vereadores da sua única frente com uma promessa: “aqui não tem vereador com mandato, todos vão brigar de igual pra igual”. Mas, e agora, José? Ou melhor, e agora, Zé Vilásio?

Liberado
Todas essas mudanças de vereadores com partido só serão possíveis graças a janela eleitoral aprovada pelo Congresso. Com isso os vereadores poderão mudar de legenda sem perder o cargo até o próximo dia 18 de março.

Célebre frase
Do atormentado Frank Underwood, em House of Cards: “O caminho para o poder é cimentado de hipocrisia”.

Dúvidas e mais dúvidas
Na sexta-feira passada Aprígio almoçou com a equipe que realiza sua pré-campanha na padaria Belas Artes. Um incauto jornalista que por ali passava foi convidado para o almoço, mas Aprígio falou de tudo, menos de suas coligações e candidatos. Abusando da boa educação, ao ser questionado do quadro eleitoral, Aprígio dava uma garfada e sua assessoria lembrava: “é falta de educação falar de boca cheia”.

Vai um PF aí?
Obviamente, o jornalista questionou se Paulo Félix, um dos maiores estrategistas na sua epopeia contra o governo de Fernandes, estaria abandonando o barco. Aprígio fechou o sorriso e se limitou a dizer que “não acredito nesses boatos” e que “faz tempo que não converso com ele”.

Só pra constar
O ex-vereador Paulo Félix anda fugindo da imprensa assim como o “deabo” foge da cruz. Alguém tem uma dica?

Números
A equipe de Aprígio garante que a coligação em torno do seu nome irá reunir exatos 75 candidatos a vereador. Contando ou excluindo a Cida Félix? Não custa nada perguntar, né não?

Novela
Na sessão passada Lune colocou mais pontos de interrogações na cabeça dos aliados. Depois de ter seu nome ventilado à vice na chapa de Aprígio, Lune afirmou categoricamente aos colegas vereadores, na sala de reuniões, que tentará a reeleição para o parlamento.

Cotado
Já no plenário, os vereadores comentavam as palavras de Lune. Um jornalista questionou a vereadora Joice, perguntando o que ela achava da decisão e se procedia: “se tudo der errado o Lune vai ser meu chefe de gabinete no próximo mandato”, brincou.

Azedou?
Essa é quentinha: O vice-prefeito Laércio Lopes e a vereadora Joice Silva, ambos do PTB, não andam falando a mesma língua. Será que tem boi na linha?

Vai ou não vai
E a conversa que Célia Tomilheiro poderia deixar o PTB e se juntar ao time de Evilásio Farias não durou muito tempo. Arlete Silva logo tratou de desmentir. “Isso é boato, dos mais baixos que existem. A Célia fica no nosso partido”.

Separados no berço
Quase um Xerox: o ator Alexander Siddig, que interpreta o príncipe bonzinho Doran Martell na quinta temporada de Game Of Thrones, é ou não é a cara de Carlos Alcântara, superintendente do Shopping Taboão.

Quem é quem? Só pedindo ajuda para os universitários

Enfim…
A rede de hotéis Transamérica irá inaugurar sua unidade em Taboão da Serra, no Centro Empresarial Vida Nova, entre o final de abril e o início de maio. Um restaurante de nível internacional, que irá funcionar no último andar com vista privilegiada, também faz parte do complexo. Na próxima coluna todos os detalhes dessa novidade.

Rivotril
E olha só como um raio pode cair duas vezes no mesmo lugar. O ex-queridinho de Fernando Fernandes, o dentista e empresário Ronaldo Dias, anda cotadíssimo para ser vice de Evilásio Farias. Um politiqueiro de plantão disparou: “Lá vem outro trauma”.

Casa nova
Depois de assumir a secretaria geral do diretório municipal do PMDB e confidenciar segredos no ouvido do deputado Caruso, o inigualável Lelê está de saída. Ele assume a presidência do PTC de Taboão da Serra. O partido, é claro, estará ao lado de Evilásio em outubro.

Célebre frase
Do escritor e jornalista americano Ambrose Bierce: “Destino: aquilo que autoriza os crimes do tirano e serve de desculpa para os fracassos do idiota”.

Comentarista
Apesar de se manter distante da tribuna nas primeiras sessões do ano e dos ataques ao governo que vinha fazendo, Lune não deixa de dar suas alfinetadas. Assim que um vereador de situação usa a tribuna para defender o governo, Lune olha pros jornalistas e faz comentários “pertinentes” sobre as palavras dos colegas.

Comentarista 2
Na última sessão, Nóbrega defendia que o PSDB estava crescendo na cidade. Lune olhou para um jornalista e perguntou: “cresce ou incha?”. Depois, quando Nóbrega lembrou que Macário deixou o PT para ingressar no PSDB, Lune não se conteve: “Ele foi pro PSDB pra comer merenda”. Tá dado o recado.

Cartão amarelo
Na última sessão quase ninguém viu, mas Eduardo Nóbrega tomou um belo tropicão quando subiu na tribuna e por pouco não foi parar debaixo da mesa diretora. As primeiras palavras do seu discurso foram: “é brincadeira, estão querendo me derrubar”.

Célebre Ditado
Adaptado da sabedoria chinesa: “Uma longa caminhada começa com um tropeço”.

Irônico
Nóbrega subiu na tribuna para “parabenizar” a aliança entre o PSD de Aprígio e o PT de Wagner Eckstein, que, segundo ele, devem montar um chapão único para concorrer as próximas eleições. “Parabenizo o PSD pela coragem em se associar ao PT nesse momento e carregar essa cruz pesada até outubro”.

Semântica
Dona Luzia andou espumando de raiva com uma publicação feita em um blog da região que afirmou que ela havia boicotado a Sessão Solene. “Nunca falei a palavra boicote, não fui por uma questão pessoal”. Nos bastidores a vereadora disse que não compareceu ao evento por causa da enchente que atingiu moradores do Largo. Apesar de tudo, segundo ela, a atitude não foi um boicote.

Ui, ui, ui, ui, chefinho…
O secretário de Assuntos Jurídicos, Joel d’Sants foi “flagrado” ajudando a manter o terno do prefeito Fernando Fernandes nos trinques. Um colega, também secretário (e muy amigo) disse que o novo lema de Joel deveria servir para todos: “Não basta ser secretário, tem que participar”.

Agora sim, com o terno limpinho, pronto pra Sessão Solene

Sangue quente
E de Solene a última sessão que comemorou os 57 anos de Taboão da Serra não teve nada. O clima ferveu entre o vereador Luis Lune e o prefeito Fernando Fernandes. Em um rápido encontro já no palco os dois discutiram, o clima ficou pesadíssimo e mesmo com alguns colegas tentando por panos quentes na situação, a coisa toda desandou.

Deselegante
Pra piorar, Moreira anda querendo mostrar serviço. Durante a solene (solenemente sem solenidade alguma) ele fez um discurso que para muito convidados foi pra lá de deselegante, atacando a administração em um dia considerado de festa. Na saída, teve que ouvir um pito do prefeito Fernando Fernandes que falou poucas e boas.

Desmentiu
Moreira desmentiu que levou um “pito” do prefeito. Disse que se tivesse ouvido algum impropério teria respondido na mesma medida.

É vero
Olha aí: você, no auge dos seus trinta anos, com preguiça até de levantar do sofá para apagar a luz, né não? Na contramão, Stan, aos 70 anos, irá anunciar sua candidatura a prefeitura de Taboão da Serra nas próximas semanas.

Jura mesmo?
A chapa tá quente em Embu das Artes. Sem muito comentário, Celsinho, o homem de confiança de Ney Santos, deixou a coordenação da pré-campanha.

Stress
Quem anda pra lá de nervoso, num azedume maldito, é o advogado Carlos Eduardo de Toledo. Com os nervos à flor da pele, o moço que preside o PMDB tá sem paciência alguma. Amigos provocam dizendo que é culpa da “TPE”: Tensão Pré-Eleitoral. Faz sentido.

Célebre frase
De Henri Béraud: “Na política é difícil distinguir os homens capazes, dos homens capazes de tudo”.

Perdido
O pré-candidato Márcio Leite, que obteve uma boa votação em 2012, jura de pé junto que não fechou com nenhum partido. E pior, disse que não foi chamado por nenhum dos pré-candidatos para conversar. Durante uma sessão, não escondeu a insatisfação e disse: “eu não tenho preferência, posso fechar com qualquer um dos três”.

DNA
Magrão, que acompanhava a conversa, fez questão de intervir, dizendo que Márcio Leite deve ir para o time de Evilásio e justificou: “O Márcio é cria nossa, não tem como ir para outro partido. Veja bem, a gata dá cria dentro do forno. Quando nasce é gatinho ou biscoito? Não tem jeito, o Evilásio tá no DNA dele”.

Cravada
Um politiqueiro de plantão que perdeu o comando de um partido nanico na cidade desabafou para amigos: “pequenos partidos, grandes negócios”.

Célebre frase
Do jornalista e dramaturgo Nelson Rodrigues: “Existem situações em que até os idiotas perdem a modéstia”.

Slide 1
No dia 10 de março a Comissão de Obras, presidida pelo vereador Eduardo Lopes realiza uma audiência pública para rever o cronograma da canalização do córrego Poá. A reunião é aberta ao público e começa às 10h.

Slide 2
No próximo sábado, dia 5, o sambista Sombrinha se apresenta, de graça no Sesc Campo Limpo, coladinho em Taboão da Serra e Embu. O show começa às 20h.

Abraços
É rapaziada, mais uma Em Off, mais um capítulo na política taboanense, mais gente de cabelo em pé, né não? E para quem nos segue, nos acompanha, nos lê, nos ouve e nos persegue, como não podia deixar de ser: aquele abraço. Para nosso amigo Engenheiro Nei, abraços efusivos e sinceros. Amizade, sempre, acima de tudo!

Mais abraços
Abraços também para nosso amigo e chapa, o advogado Paulo Pereira e sua linda esposa Lurdoca. Abraços para Sérgio Reis, proprietário do Gato Gordo e do Vila Poá, onde está a cerveja mais gelada de Taboão da Serra e região. Abraços e mais abraços para os jornalistas Mário Aparecido, Wilson Barbosa e para Williana Lascaleia, que passou maus bocados na semana passada! Força.

MP3
Essa coluna foi escrita, reescrita e rabiscada ao som de Nirvana, no último volume!

C'est fini
Amiguinhos, por hoje é só!

 

Notícias relacionadas

Home

Coluna Em Off conta tudo sobre os bastidores da política

14 min de leitura
Foto do autor

Redação

03/02/2016 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Resenha
Tá cheio de assunto, hein… Quem é essa Em Off aí, papai?

Encontros…
Em um desses encontros casuais, o ex-prefeito Evilásio Farias manteve uma conversa de mais de uma hora com o jornalista desta (maravilhosa) coluna. Entre um café e outro, Evilásio confessou: “o que me fez voltar para a vida pública são essas mazelas que a cidade está passando”.

…e desencontros
Evilásio prometeu que dará uma entrevista oficial após o carnaval, quando “tudo começa a funcionar no Brasil”. Mas, até lá, ele borboleteia pela cidade, cumprimentando as pessoas (vulgo eleitores) em feiras, praças, restaurantes e até no Shopping Taboão. Em outras palavras, a campanha já começou.

Neologismo
Ao ser questionado pelo repórter sobre o fato de estar voltando atrás da sua decisão de não concorrer a mais nenhum cargo público, Evilásio foi além: “Realmente eu disse, sim. Mas agora eu ‘desdisse’”, improvisou o ex-prefeito.

Mineirinho de Cabaceiras
Apesar de ter ficado longe da política taboanense por um curto período, Evilásio garante que conseguiu manter o seu grupo. “Vamos sair com três frentes, temos mais de 60 pré-candidatos, vamos até ter que remanejar”. Evilásio só engasgou na hora de nomear o time que sairá às ruas ao seu lado. “Bom, isso eu não vou revelar agora”.

Justiça desajustada
Evilásio não mostrou irritação em nenhum momento da conversa, até mesmo quando foi espezinhado pelo jornalista, que cravou que ele estaria inelegível por suas contas rejeitas pela Câmara Municipal: “Quem tem que dizer se eu posso ser candidato ou não é o TSE, não vocês da imprensa”, disse em meio a gargalhadas.

Xadrez
A oposição crava que o prefeito Fernando Fernandes perde pelo menos um vereador da sua base de apoio. Acreditam que as frentes e coligações que estão sendo montadas agradam muitos, mas desagradam outros. E, para salvar a própria pele, algum vereador pode pedir refúgio nas coligações da oposição.

Xadrez 2
O grande xis da questão é que a oposição não tem coligações azeitadas para compor com mais um puxador de voto. Como sempre, a questão daqui pra frente é matemática e não política.

Mercado
Alheio a todo esse zum-zum-zum, Fernandes trata de reforçar o time. Aguarda para anunciar nos próximos dias o apoio de uma forte liderança que atualmente bate ponto ao lado de Aprígio.

Quase lá
Quem deve apoiar o prefeito Fernando Fernandes na reeleição é Jacira Moretti, ex-secretária das pastas de saúde e desenvolvimento econômico da administração de Evilásio. Ela já está costurando com o PTB e deve vir candidata a vereadora. E Jacira já se desfiliou do PSB.

Sei não, posso não, quero não…
O vereador Luis Lune está abusando da criatividade e buscando de todas as formas desmentir o boato que já aceitou o convite para ser o candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Aprígio. Na última sessão, disse que ainda não conversou sobre o assunto nem com seu grupo político e nem com o próprio Aprígio.

Confuso
Acontece que Celsinho, o Assessor para Assuntos Aleatórios de Ney Santos, estava lá e fez questão de desmentir Luizão. Chegou a mostrar uma conversa no WhatsApp onde Lune afirma que já aceitou o convite de Aprígio. Vai entender esses políticos, né não?

Jogo
A ida de Lune para a chapa de Aprígio é tida como inevitável nos bastidores político. Luizão foi o segundo vereador mais bem votado na eleição passada e seu espólio vem gerando cobiça entre os colegas, que estão de bituca para começar as negociações com lideranças ligadas a ele.

Jogo 2
Acontece que se Lune realmente for compor a chapa de Aprígio, o acordo deve envolver uma cláusula que alguns vereadores já apelidaram de “porteira fechada”. As lideranças que estão com Lune passariam a apoiar Dona Luzia Aprígio, uma forma de “bombar” a votação da vereadora na coligação que será uma das mais acirradas.

Célebre frase
Do estadista alemão  Otto Von Bismarck: “As pessoas nunca mentem tanto quanto depois de uma caçada, durante uma guerra ou antes de uma eleição”.

Literatura
E o poeta Sérgio Vaz já está com tudo pronto para lançar seu novo livro novo em abril, muito provavelmente no Cemur. A obra irá se chamar Flores de Alvenaria e será editado pela Global Editora.

Quem é essa figurinha?
Olha aí, essa é tão fácil, mais tão fácil que nem dá pra dar prêmio nenhum… Mesmo assim, vai uma dica: não mudou nada, só a franja que encurtou um pouco…

Quem sou eu?? A resposta láááá no final da coluna

Famiglia
E olha outra do Celsinho: ele garantiu que o seu irmão, Cezinha, sairá novamente candidato a vereador. Em 2012, o moço da família Vasconcelos obteve mais de 700 votos pelo PSB. Agora conversa a procura de um novo amor, uma nova legenda para chamar de “sua”. Já recebeu convite do PPS, de Fábio Fernandes.

Encontro marcado
No dia 12 de março o PEN (é, é um partido sim) apresentará, durante um evento na Câmara Municipal, seus novos filiados e pré-candidatos a vereador em Taboão da Serra.  O presidente da sigla, o jornalista Rodrigo Cesar, faz mistério: “Poxa, não posso revelar nada agora, você sabe, vem os outros partidos e querem levar meus filiados”.

Encontro marcado 2
A única certeza mesmo é que Gabriel, sobrinho de Aprígio, comandará a juventude do partido. Mas ele jura que não será candidato (ainda). Sua missão será apoiar a reeleição à Câmara Municipal da titia, Luzia Aprígio.

Célebre frase
De Otto Lara Resende: “Abraço e punhalada a gente só dá em quem está perto”.

Linha cruzada
Dia desses, um jornalista ligou para o ex-vereador Alexandre Depieri para sondar quem estava no time do PSD. Depieri, presidente da legenda, foi lacônico: “eu e o Aprígio”.

Na pista
Quem pretende dar as caras de novo na política, apesar da eterna desilusão da vice perdida, é o dentista Ronaldo Dias. 20 quilos mais magro, Dias é o novo presidente do recém-criado Rede, de Marina Silva, e vem se movimentando nos bastidores. Bajuladores de plantão espalham que o moço da NOP pode sair, inclusive, candidato a prefeito.

Na pista 2
Na verdade, na verdade, Ronaldo Dias anda de conversinha com Evilásio Farias, seu ex-patrão.

Aleluia
Na primeira sessão do ano, o vereador Eduardo Lopes usou a tribuna para ler um versículo da bíblia. Sua escolha foi Coríntios 6, 9-10: “Acaso não sabeis que os injustos não terão parte no reino de Deus? Não vos iludais: nem fornicadores, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem gananciosos, nem ébrios, nem maldizentes, nem rapaces terão parte no reino de Deus” Assim que acabou de ler a sombria passagem, um morador que acompanhava a sessão pensou em voz alta:
– “Vixi, não sobrou ninguém…”.

Célebre frase
Do escritor Mark Twain: “uma mentira pode dar a volta ao mundo enquanto a verdade ainda calça seus sapatos”.

Parem as Máquinas
E o PMDB divulgou a nova composição do diretório municipal: Carlos Eduardo de Toledo como presidente, Magrão como vice, Marcos Vinícius e Lelê. Mas pergunta o incauto eleitor: “Opa, peraê, essa é a nova ou a velha?”. É meu filho, é a nova, mas é velha. Entendeu?

Junto…
O vereador Eduardo Nóbrega bem que tentou entregar a Liderança de Governo, cargo que já lhe rendeu uma sulfúrica gastrite. Mas parece que não durou muito sua vontade, já na primeira sessão após o recesso ele foi reconduzido ao cargo.

… e misturado
Durante a sessão, para jornalistas, Nóbrega justificou: “eu fiz minha parte e entreguei o cargo, mas o prefeito não aceitou, aí não tem o que fazer”.

Amigos para sempre
No sábado passado a petezada fez de tudo para mostrar a proximidade do partido com Aprígio. Em fotos publicadas no Face, Aprígio que caminhou pela feira do Pq. Pinheiros, tinha de tira colo a companhia de Wagner Eckstein. Nas entrelinhas fica claro: o PT sonha em coligar com o PSD.

Exemplo
E em um boteco no Pq. Assunção, um funcionário da prefeitura acabou se enrolando ao tentar explicar sua dedicação ao trabalho: “Eu sou o último a chegar e o primeiro a sair”. É, quase isso.

Célebre frase
Do jornalista Paulo Francis: “A ignorância é a maior multinacional do mundo”.

Amostra grátis
E a Câmara de Taboão da Serra recebeu a visita do vereador Sangue Bom, de Itapecerica da Serra. Conhecido por não ter papas na língua e muito menos qualquer tipo de freio moral, o parlamentar deu um show e deixou alguns de cabelo em pé. Quando começou o discurso, já mostrou para o que veio: “Só vou agradecer aqui os vereadores que antes falaram o meu nome”.

Amostra grátis 2
Em menos de cinco minutos na tribuna, Sangue Bom disparou, entre outras, pérolas do nível: “Eu vou sentar o bambu sem dó”, “a ideologia de muitos políticos é o bolso”, “eu vou bater na canela, porque na canela dói mais”, “a gente sabe, aqui é o último ano para alguns [referindo-se aos colegas vereadores], no ano que vem alguns voltam, outros não”. Bom, foi só uma amostra do que Sangue Bom apronta lá em Itapecerica.

Ramonzinho
E Sangue Bom terminou o discurso usando um bordão que faz sucesso na cidade vizinha… “Quando eu sai de casa, meu filho, o Ramonzinho, disse: ‘papai, você vai pra sessão? Então, taca-lhe o pau’. É isso aí Ramonzinho, o papai vai tacar o pau”.

Célebre frase
De Henri Béraud: “Na política é difícil distinguir os homens capazes, dos homens capazes de tudo”.

Procon
Mas a última sessão teve também cobrança em público. Moreira reclamou do ar-condicionado, recém-instalado no plenário da Câmara Municipal. “Arrumou nada, não está bom não. Ainda mais quando eu subo na tribuna e a sessão pega fogo”.

Muy amigo
Apesar do clima modorrento da sessão, Lune ainda achou uma brechinha para provocar os colegas da base governista,q eu rejeitaram um requerimento seu: “não sei porque vocês não aprovaram, o prefeito só ia dar uma bronquinha em vocês”.

Só dá ele
E o Wilson do PT, ops, PSDB, tá que tá. Só dá ele na mídia taboanense. Depois de uma longa entrevista ao site Verbo On-line onde explicou sua insatisfação com a petezada (sua antiga turminha) viu até mesmo o deputado Zaratini rebater as suas críticas. Parece que ele conseguiu que queria… Um carguinho? Não, só cafuné.

Só dá ele 2
Wilson do PT, ops, PSDB, chegou a cogitar uma filiação no PCdoB antes de procurar o ninho tucano.

Só dá ele 3
Sobre os 15 minutos de fama de Wilson do PT, ops, PSDB, um ex-colega o comparou a socialite americana Kim Kardashian. “Sei lá, eu nunca tinha ouvido falar dessa mulher e de repente todo site e revista que eu leio só dá ela. É o mesmo fenômeno do Wilson”.

Asas
E no Embu das Artes o vereador Gilson Oliveira deve deixar o PT em março, na janela que permite a troca de partidos sem a perda do mandato.

Asas 2
Clóvis Cabral, chefe de gabinete do prefeito Chico Brito, também deve deixar o PT. Cogitasse que ele pode lançar candidatura a vereador ao lado de Ney Santos.

Célebre frase
De Victor Lasky: “Na política não há amigos, apenas conspiradores que se unem".

Prêmio
Ganha um pacote de bala Juquinha quem conseguir assistir pelo site da Câmara de Itapecerica da Serra uma única sessão ao vivo.

Até
É caros leitores, a Em Off chegou mais uma vez ao fim. E aqui, no momento de despedida, mandamos abraços e mais abraços para todos aqueles que nos seguem, nos curtem, nos leem e até para os que nos odeiam. Mas, a vida é isso, feita de escolhas, gostos e opiniões. E como cantou Caetano Veloso: “Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é”.

Abraços
E nossos abraços desta semana vão para o querido e simpático Professor Antônio Carlos Fenólio, exemplo de homem, pai e político. Abraços também para Luis Carlos Navarro e sua linda esposa, Juliana Vieira. Abraços e mais abraços para o vereador de Embu, Doda Pinheiro e para o empresário Roberto Terassi.

Mais abraços
Abraços para o secretário Engenheiro Orlindo, para o querido Dário do Posto, para o jornalista Adalberto Franco e para o ator Daniel Ernesto Mendoza Diez. E, claro, para todos vocês, nossos queridos leitores.

MP3
Essa coluna foi escrita, reescrita e rabiscada ao som do álbum Songs of Innocence, da banda irlandesa U2.

PS
Essa coluna é dedicada ao ex-vereador Caboré. Força sempre.

Sou Eu!

Molezinha, a figurinha da semana é o camarada Carlinhos do Leme, vereador que vai e resolve!

C'est fini
Amiguinhos, por hoje é só!
 

 

Notícias relacionadas

Home

Coluna Em Off conta tudo sobre os bastidores da política

12 min de leitura
Foto do autor

Redação

21/01/2016 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Hummmm
Já acabou, Jéssica? Então senta aí minha filha, segura a peruca e lê a Em Off todinha que acabou de sair do forno: quentinha, quentinha!

É quente
Eduardo Nóbrega confessou para pessoas próximas que irá entregar a liderança de governo antes da volta do recesso. O motivo, segundo o interlocutor, não seria político, mas pessoal. É que ele quer estar mais presente na sua casa, principalmente após o nascimento da sua terceira filha, Taína.

Plano
O prefeito Fernando Fernandes já tem definida a sua estratégia na montagem das suas coligações. Pretende sair com cinco frentes, 20 candidatos em cada uma, chegando a exatos 100 candidatos a vereador. Os mais otimistas sonham alto: abocanham 10 das 13 cadeiras da Câmara Municipal.

Plano 2
Apesar de estar com as frentes montadas, Fernandes talvez tenha que remanejar algumas peças na sua estratégia. É que nos últimos dias, o presidente da Câmara, vereador Cido, bateu o pé e disse que não abre mão da coligação entre o DEM e o PTB, de Joice Silva. O vereador Ronaldo Onishi já tinha tudo planejado para coligar o seu Solidariedade com o PTB.

Plano 3
Cido justifica que na eleição de 2012 o DEM e o PTB estiveram juntos e a coligação fez dois vereadores e não pretende abrir mão dessa parceria que ele já chama de “longa data”. Taí, um bom problema pra se coçar.

Estimativa otimista
Na boca miúda tem tucano espalhando que o PSDB alcança os 38 mil votos para a Câmara Municipal. Só de legenda, esperam pelo menos 10 mil votos. É esperança demais, quase em escala geométrica.

Contas
O PT quebra a cabeça para fechar as contas do quociente eleitoral. Para atingir a votação mínima com um pouco de segurança, o partido sonha com uma coligação, o que está cada vez mais complicado. Com dois puxadores de votos, Wagner Eckstein e Professor Moreira, o partido sofre com o miolo, aqueles candidatos de 600 a mil votos, que andam fazendo falta a legenda atualmente.

Contas 2
Dentro do PT já existe uma ala que defende fazer uma única coligação com Aprígio, ou seja, colocar todos os puxadores de votos com o PSD e outros aliados. Só falta convencer Paulo Félix e Cia.

O número é…
Nas casas de apostas, nos botecos, nos corredores da Câmara, da prefeitura e durante os cafezinhos os politiqueiros de Taboão já cravaram um número como o quociente eleitoral para esse ano: 10.600 votos. Taí a prova que política é mais matemática do que suor e promessas.

Célebre frase
Do filósofo (suiço) Jean-Jacques Rousseau: “Pelos mesmos caminhos não se chega sempre aos mesmos fins”.

Ideologia…
Nenhuma mudança de partido causou tanto alvoroço em Taboão da Serra quanto a de Wilson. O moço, que era identificado no meio político como Wilson do PT (é, do PT), trocou no ano passado o partido de Lula pelo PSDB. Uma mudança de 360º, como diria Carla Perez.

… quero uma pra viver
Apesar da mudança radical, Wilson não perdeu o rebolado e muito menos a utopia. Ao ser indagado por um jornalista, sobre como ele estava se saindo no partido de Alckmin, o ex-petista explicou: “Eu sou do PSDB, mas da ala esquerda do partido”. Ah, tá!

Falsificado
Sobre a mudança do ex-vereador Macário, que também deixou o PT e migrou para o ninho tucano, um petista resumiu a decisão: “ele nunca foi petista, sempre foi uma questão de conveniência. Ele era um petista paraguaio”.

Ditado
De um pré-candidato a vereador sobre um punhado de votos que um assessor diz lhe conferir em todas as eleições: “é que nem canela de freira, nunca vi, mas ele diz que existe”.

Separados no berço
Não se fala em outra coisa na cidade das Artes. O vice-prefeito e (pré)-candidatíssimo Natinha e ou não é a cara do Valdemar, o camarada bonachão do comercial da Liquigás?

Natinha garante: não vai faltar gás na sua campanha! Ok, momento infame da coluna

Mais ao sul
O presidente da Cooperativa Vida Nova, José Aprígio, está procurando uma área pra um novo empreendimento habitacional, que poderá ser lançado em breve. Entre os locais que foram visitados por ele e sua equipe, está um terreno em Embu da Artes, próximo da divisa com o São Judas.

Mais ao sul 2
Indagado por um jornalista se em Taboão da Serra não existiam mais terrenos para futuros empreendimentos, Aprígio soltou essa: “Enquanto esse prefeito [Fernando Fernandes] estiver aí, eu não invisto mais nada na cidade”. Recado dado!

Célebre frase
Do líder sul-africano, Nelson Mandela: “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”.

Arigatô
Durante a reunião entre os vereadores e o prefeito Fernando Fernandes, na última semana, para a devolução de R$ 826 mil para a prefeitura, um funcionária do setor de contabilidade da Câmara Municipal roubou a cena. Seu Ademar, como é conhecido, fez questão de pedir a palavra e pediu para cumprimentar o prefeito.

Arigatô 2
Entre elogios e palavras polidas, Seu Ademar arrancou gargalhadas do prefeito. De origem oriental, o funcionário deixou pra lá a introversão. Fernandes, que tem como melhor amigo e braço direito o caladão Takashi Sugino, disparou: “Olha, não sabia que japonês falava tanto. Você é um verdadeiro marqueteiro. Em menos de 10 minutos fez mais propaganda de mim do que o Takashi fez a vida toda”.

Blablasofeiros
E olha aí, quem gosta de destilar o seu azedume pela Internet deve ficar mais esperto. Pelo menos no quesito “xingar políticos” a coisa tá apertando. Na semana passada o vereador Eduardo Nóbrega ganhou na justiça uma liminar para que fosse retirada uma postagem que ele considerou ofensiva.

Blablasofeiros 2
O juiz, de uma comarca de São Paulo, concedeu a liminar e o Facebook retirou a postagem e também forneceu todos os IPs, endereços de conexão, o que torna possível a identificação do autor das supostas ofensas. Nóbrega já pediu providências e vai processar civil e criminalmente o autor que se escondia atrás do perfil fake.

Blablasofeiros 3
Quem também entrou na justiça contra postagens feitas por perfis anônimos foi o prefeito Fernando Fernandes. A ação dos seus advogados pediu também a quebra dos IPs de uma famosa página anônima que anda tirando o sono (e a paciência) dos políticos taboanenses. Parece que casos como esses vão virar regra no jogo eleitoral.

Blablasofeiros 4
Quem anda sofrendo também com ataques cibernéticos é o pré-candidato a prefeito em Embu das Artes, Natinha. É que criaram um perfil falso, como se fosse ele. E esse fake anda destilando veneno e postando absurdos nas redes sociais. Natinha publicou uma nota de repúdio e pretende ingressar na justiça. Ele chamou a ação de “atentado” contra a democracia.

Aí tem
Sem querer querendo, o prefeito Fernando Fernandes encontrou seu ex-secretário de cultura, Ali Sati, no novo Outback. Conversa vai, conversa vem, e os dois vão tomar um café sem açúcar nos próximos dias.

Célebre frase
Do filósofo francês, Montesquieu: “As leis inúteis debilitam as necessárias”.

Preparam as calcinhas
Marmanjada, tá confirmado e reafirmado: a Banda Espera Marido se reúne pela 24ª vez na história para abrir (e fechar) o Carnaval de Taboão da Serra no próximo dia 30. Santão, o organizador mais querido da banda, garantiu que voltou ao comando da festa e promete que o evento será inesquecível.

Tradição
Mantendo a tradição dos últimos anos, Santão disse que pretende sim trocar as famosas camisetas da Banda por alimentos. Então fica ligado, quem quiser levar a lembrança para casa, deve levar dois quilos de alimentos (sal não, né Mané!) na festa que a troca vai rolar.

Imprensado
Eduardo Nóbrega não quis revelar o nome de um amigo (muy) que lhe deu uma bola nas costas. Enigmático, o vereador fez uma pergunta: “Quem pode dizer que é jornalista? Quem se formou e quem exerce a profissão ou quem tirou, na mamata, um MTB se beneficiando de uma lei frouxa?”. Mais uma vez, sem explicar, disse: “sei não, acho que teremos em breve um caso de falsidade ideológica aqui na cidade”. Vai entender, né?

Butantã
Um assessor próximo ao prefeito Fernando Fernandes anda aconselhando o alcaide em relação ao tratamento de proximidade que vem sendo dado para um certo jornalista, que ele [assessor] julga ser “traiçoeiro”. Sobre a proximidade com o governo, ele cochichou no ouvido de Fernandes: “você não pode ter uma cobra no quintal e achar que ela só vai picar o vizinho”.

Dose dupla
Olha aí, pra quem é viciado em Sessões Solenes no dia 18 de fevereiro acontecem duas de uma só vez. Para comemorar o aniversário de Embu, a Câmara Municipal realiza às 9h no plenário da Casa de Leis a sua sessão solene. Poucas horas depois, é a vez do legislativo de Taboão da Serra realizar sua sessão comemorativa do 57º aniversário do município. O evento acontecerá às 19h no Cemur.

Futebol Universitário
O presidente do Cats, Anderson Nóbrega, não sai da faculdade de jeito nenhum. Calma, o queridinho dos boleiros veteranos não voltou para os bancos acadêmicos, é que ele está apostando tudo em um novo patrocínio. Desta vez a Faculdade Anhanguera, com três unidades na região, é que é a bola da vez.

Célebre frase
De Júlio César, político romano: “Vale mais romper de uma vez do que alimentar permanente suspeita”.

Tô fora
Confirmado, em Embu das Artes o ex-vereador Silvino deixou o PT e se filiou ao PTB. Em março são esperadas novas baixas, inclusive vereador com mandato deve deixar a legenda petista.

Tô fora 2
O ex-vereador Engenheiro Ney está mais do que confirmado no PSB, de Evilásio. Depois de deixar o PTB e ficar de malzinho com Arlete Silva, o moço mira sua volta a Câmara Municipal.

Tô fora 3
Confirmado, o ex-vereador Tales Franco levou sua tropa para o lado de Aprígio e se filiou no PSD.

Sabedoria de boteco
Dia desses, um jornalista tomava uma cervejinha na mesma mesa de Santão, sub-prefeito do Jd. Maria Rosa, quando a esposa do troca letras ligou, exigindo que o marido voltasse pra casa. “Já vou, querida. Estou tomando a última…”. Foi aí que Santão interrompeu a ligação e filosofou: “a última é quando você morre”. Pra evitar qualquer ziquizira, os dois ainda tomaram algumas saideiras.

É nóis!
É, meu querido leitor, a Em Off tá quase semestral. Mas, como é ano de eleição, vai aqui uma promessa, afinal você irá escutar diversas até outubro: vamos ser muito mais frequentes, nós prometemos!

Abraços
E nossos sinceros e calorosos abraços vão para o querido secretário de Governo, Dr. Cândido Ribeiro, sempre educado e prestativo. Abraços para o companheiro e amigo da presidenta, Maurício “polêmico” Lourenço. Abraços também para o Boy, fiel leitor da Em Off e sempre bom papo.

Mais abraços
Abraços e mais abraços para Alessandra Tiraboschi, a super gerente de Marketing do Shopping Taboão. E abraços também para o impagável Antônio Pierobom, o melhor cardiologista da região (Ave Maria, Maria, Maria). E porque não, nossos efusivos abraços para Eduardo Rijo, Renata Gomes e Matheus Herbert, o repórter mais investigativo (depois da Nely) de toda a Gazeta de S. Paulo! A todos nossos leitores, muito obrigado!

MP3
A coluna de hoje foi escrita, reescrita e rabiscada ao som de a-ha. Sim, somos quase todos uns velhacos por aqui!

C'est fini
Amiguinhos, por hoje é só!

 

Notícias relacionadas

Home

Coluna Em Off conta tudo sobre os bastidores da política

14 min de leitura
Foto do autor

Redação

30/06/2015 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Bom dia, boa tarde e boa noite…
Tava no fluxo? Avistou a novinha no grau? Sabe o que ela quer? Ler a Em Off pra pagar geral… Claro, que é isso meu filho! Segura a peruca que aqui vamos nós!

Quermesse
No último sábado, dia 27, o prefeito Fernando Fernandes visitava as festas juninas das escolas municipais. Na EMI Emília, Fernandes deu de cara com ninguém menos do que o ex-prefeito Evilásio Farias, um dos seus principais adversários políticos, que também teve a genial ideia de cumprimentar os pais dos alunos. O encontro foi cordial e Evilásio chegou a chamar Fernandes de “meu prefeito!”.

Quermesse 2
Evilásio, político experiente, fez questão de pedir para um fotógrafo, que acompanhava o prefeito na festa para que ele registrasse o momento. Diante de um breve momento de hesitação do fotógrafo, Evilásio emendou: “pode tirar, meu filho. O prefeito não vai te dar nenhuma bronca não”.

Quermesse 3
Apesar do polido encontro, Fernandes seguiu cumprimentando os pais de alunos e professores, evitando muita aproximação com Evilásio. Um assessor de Fernandes foi indagado por um jornalista sobre o motivo da distância e ouviu um velho ditado popular: “ Cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém”.

Quem te viu…
A comitiva de Evilásio era formada apenas por duas pessoas: Lelê, seu fiel escudeiro e Kaká, ex-candidato a vereador e filiado (ainda) ao PSB, partido do ex-prefeito. O desfalcado séquito que acompanhava Evilásio era inversamente proporcional a época que ele estava no poder, quando que um bando de Aspones fazia questão de estar ao lado do “hómi” dando tapinhas em suas costas.

…Quem te vê
Lelê é um dos poucos políticos autênticos da cidade e que ainda permanecem ao lado de Evilásio. Conhecido pelas imitações perfeitas do ex-prefeito e pela ligação quase umbilical está sendo chamado pelos jornalistas de “Mionzinho”, comparação pouco criativa com o assistente de palco do apresentador Marcos Mion.

Que time é teu?
Depois de posar para fotos no gabinete do prefeito Fernando Fernandes e manter aberto o diálogo com o governo, Kaká andou desfilando ao lado de Evilásio no fim de semana. A perguntinhaa que não quer calar: “e aí?”.

Dr. Cândido, Kaká e Fernando Fernandes: e aí? Vai, fica ou tanto faz?

Célebre frase
De Oscar Wilde: “Aqueles que não fazem nada estão sempre dispostos a criticar os que fazem algo”.

Roda roda
E o PDT, que parecia um partido engajado na oposição ao prefeito Fernando Fernandes pode ser uma das primeiras legendas a declarar apoio a sua reeleição.

Definições
Os partidos aguardam uma definição sobre o aumento ou não no número de cadeiras no legislativo taboanense. É que o número de candidatos que cada coligação pode lançar está proporcionalmente ligado ao número de vagas no parlamento.

Definições  2
O número de cadeiras divide cada vez mais os vereadores. Como as regras da eleição ficaram praticamente iguaizinhas depois da derrapada que foi a reforma política no Congresso, os vereadores entendem que aumentar o número de cadeiras seria bom para a oposição, já que diminui o quociente eleitoral, sonho daqueles partidos que sofrem com a “falta de candidatos no mercado”, como explicou uma liderança.

Definido
Em Embu das Artes, sem discussão pública, os vereadores aumentaram o número de cadeiras do parlamento, passando de 15 para 17. Em Itapecerica o aumento foi ainda maior, passou de 12 para 17. A legislação permite que cidades com até 500 mil habitantes tenham até 21 vereadores.

Agora vai…
O PT de Taboão da Serra praticamente bateu o martelo, quer lançar um candidato a prefeito, independente de existir ou não a possibilidade de um segundo turno na cidade. Wagner Eckstein que poderia ser aclamado pela petezada já tirou o corpo fora, deve mesmo vir candidato a vereador.

Cotado
Hoje, o nome mais cotado para uma candidatura majoritária é o de Oderlan, que já disse ao partido que tem a intenção de colocar seu nome na disputa para a prefeitura. Outro petista que também sonha com a possibilidade é Zé Alves, mas a vontade dele vai passar logo, analisam alguns colegas de partido.

Me chama…
Mesmo com o nome cotado para a disputa majoritária em Taboão da Serra, Oderlan atendeu a um chamado do ex-prefeito Evilásio Farias para um café… Segundo interlocutores, Evilásio convidou Oderlan para que ele deixasse o PT e se filiasse no PSB. Outro petista que participou da reunião e ouviu o mesmo convite foi o Professor PH. Os dois agradeceram, falaram que daria a resposta em breve, mas até agora não retornaram a ligação.

Professor PH, Evilásio e Oderlan durante café amargo: essa foto nem o serviço de inteligência do PT conseguiria

Célebre frase
Do escritor, jornalista e humorista Millôr Fernandes: “A diferença entre a galinha e o político é que o político cacareja e não bota o ovo”.

O sertão vai virar mar
O ex-vereador Macário cumpriu as profecias e se picou do PT depois de 12 anos. A saída estratégica tem muito mais haver com matemática do que com ideologia. É que no PT Macário estaria brigando com dois gigantes: Moreira e Eckstein por uma vaga na Câmara. E sabe-se lá com quem o partido vai coligar.

O sertão vai virar mar 2
Informação quentíssima é que Macário não deve ir para o PCdoB como foi cogitado. Pode ser que ele pinte em algum partido da base do prefeito Fernando Fernandes, tudo depende de uma sigla, ou seja, de uma coligação que dê chances para ele ser eleito. Ou pelo menos brigar de igual para igual.

Um partido para chamar de meu
E o ex-vereador Engenheiro Nei deve deixar o PTB em breve. Motivo? Além da relação que caiu no azedume com Arlete Silva, ele também busca um partido que lhe dê mais condições de brigar por uma cadeira na Câmara Municipal.

Um partido para chamar de meu 2
Mas não se enganem, a dança das cadeiras está apenas começando. Lideranças políticas, comunitárias e religiosas estão sendo disputadas pela oposição e pela base governista. Cada um da sua forma tenta fortalecer seus partidos.

Segredo
Durante uma coletiva, Aprígio que perdeu pelo menos três fortes lideranças para Fernandes, soltou essa após ser questionado por um jornalista sobre quem era o seu “time”: “Tenho diversas lideranças que vão sair candidatas, mas não vou falar quem são, pois meus inimigos vão levar elas a peso de ouro”.

Pra onde quer que eu vá…
A filiação de Aprígio no PSD de Kassab gerou uma única preocupação no seu staff: a situação da vereadora e esposa de Aprígio, Luzia, que continua filiada no PSB. O partido tem rumo indefinido nas próximas eleições, pode lançar candidatura própria ou até mesmo apoiar Fernando Fernandes.

Tudo em casa
Segundo Aprígio, em uma reunião na casa de Kassab, o ministro tranquilizou o pré-candidato dizendo que um novo partido, o PL, poderá ser regularizado dentro do prazo legal para as eleições de 2016. Kassab teria, inclusive, brincado: “Relaxa Aprígio, PL significa Partido da Luzia, tá tudo certo”.

Aguardando
Mas ao que tudo indica a saída para Luzia Aprígio mudar de partido sem perder o cargo por infidelidade partidária vem do próprio PSB que deverá se fundir nas próximas semanas com o PPS. A criação do novo partido permitirá que Luzia Aprígio escolha seu caminho sem ter que sacrificar o restante do seu mandato.

Aguardando 2
O único porém nessa “solução” é que nos últimos dias aumentaram as divergências entre PPS e PSB, podendo melar a fusão. As cúpulas nacionais retrocederam após o Congresso não ter aprovado o fim das coligações.

Xá comigo
Um dos mais empolgados com a assinatura de Aprígio no PSD é o ex-vereador Alexandre Depieri que encabeçou a organização do evento de filiação. Os convites distribuídos (e produzidos) por Depieri estampavam seu rosto em destaque, mas o de Aprígio ou o de Kassab foram sumariamente deixados de lado pelo “colega”. Muy, muy amigo!

Vai nada
Outra fusão que era esperada, entre o PTB e DEM, também deve ir para o vinagre, o motivo é o mesmo: com a manutenção das coligações, não vale a pena a criação de blocos institucionalizados, avaliam os caciques.

Tá todo mundo louco, oba!
Vai entender o que acontece em Embu das Artes. No comando da cidade há mais de 14 anos, o PT se viu em uma situação pra lá de inusitada, talvez inédita em todo país. O vice-prefeito, Natinha, deixou o Pros, sem avisar o prefeito Chico Brito, e se filou ao PSDB. Ou seja, a cidade tem como prefeito o PT e como vice um tucano!

Tá todo mundo louco, oba! 2
Na última sessão da Câmara municipal, a vereadora Dra. Bete, esposa de Natinha, e que também deixou o Pros para se filiar ao PSDB, fez duras críticas ao PT. Na avaliação de bastidores a mudança de partido, ainda mais para o PSDB, foi uma espécie de vingança de Natinha que abriu mão de sair candidato a deputado federal e esperava o apoio de Chico Brito para sua sucessão.

Tá todo mundo louco, oba! 3
Durante a sessão, o vereador João Leite do PT falou de ingratidão de Natinha e Bete por terem mudado de partido. A vereadora não se conteve, subiu nos tamancos e deu um recado pra lá de claro: “não venha usar essa palavra comigo, tenho muita gratidão. Inclusive te apoiei para deputado, apoiei de verdade e chorei quando você perdeu. Então não me venha falar de ingratidão”. Saiu faísca!

Célebre frase
Francis Bacon: “A esperança é um bom almoço, mas um mau jantar”.

Adotados
O projeto Adote Taboão da Serra começou nesta semana uma campanha para receber doações de roupinhas, casinhas e caminhas para cachorros e gatos abandonados, que sofrem com o frio. Batizada de Cãopanha do Miaugasalho irá destinar o material arrecadado para o CCZ da cidade. Saiba como doar clicando aqui.

Adotados 2
O prefeito Fernando Fernandes aprovou a ideia do grupo e até fez um apelo para que quem puder, contribua com a campanha. “É uma inovação e tem nosso apoio. Nós apoiamos iniciativas como essa, apoiamos o Direito Animal e todas as boas ideias como essa”.

Fernandes: "todo iniciativa boa como essa tem nosso apoio" Cachorrada, hein!

Homenagem
O prefeito Fernando Fernandes irá encaminhar para a Câmara Municipal um projeto de lei que acrescenta o nome do ex-prefeito Armando Andrade ao Parque das Hortênsias. A proposta será encaminhada nos próximos dias e só será votada pelo plenário após o recesso, provavelmente em agosto.

Homenagem 2
Armando Andrade inaugurou o parque, que tem 45 mil metros quadrados com muito verde, em 1978 e até hoje é referência em toda a região como uma das poucas áreas de lazer para a população. Armando Andrade faleceu em 2013.

Susto
A vereadora Joice Silva já está recuperada de uma terrível infecção intestinal, que a afastou por mais de 20 dias da Câmara Municipal. No auge da doença, Joice chegou a ser internada na UTI às pressas devido a uma forte hemorragia. Apesar do susto, Joice já deve participar da sessão desta terça-feira normalmente.

Para bom entendedor…
Uma sessão antes de passar por todo esse perrengue, Joice Silva fez um discurso duro na tribuna da Câmara Municipal, mandando um recado para alguns companheiros: “O PTB é grupo, está junto na reeleição [de Fernando Fernandes], até porque o vice-prefeito é do nosso partido”. Laércio Lopes, dizem, aplaudiu o discurso de pé!

Põe no nome
O PMDB está sob nova direção em Taboão da Serra, Marcos Vinícius, aliado de Evilásio, é o novo manda-chuva da legenda na cidade. A única objeção que o Diretório Estadual fez: “que o partido fique na oposição a Fernando Fernandes”.

Magoado
Ali Sati, ex-presidente da legenda, anda chateado com o PMDB. Não foi sequer consultado sobre os rumos do partido na cidade. E olha que ele saiu do governo, imagina se continuasse.

Mais uma Nóbrega
Eduardo Nóbrega será pai pela terceira vez. Sua esposa, a advogada Fernanda Nóbrega, está grávida de cinco meses. E é menina!

Slide 1
No próximo dia 13 de agosto, às 19h, acontece a segunda audiência pública da comissão de Direito dos Consumidores. O presidente da comissão, vereador Moreira, mudou o horário para ver se quórum aumenta, já que na primeira, realizada de manhã, poucos moradores compareceram.

Slide 2
No dia 18 de julho, às 10h, o PRB de Taboão da Serra realiza a posse da nova executiva municipal. O evento acontece na Câmara Municipal de Taboão da Serra.

Aquele abraço
E nosso abraço da semana vai para o querido, competente e fiel leitor da Em Off Engenheiro Orlindo, secretário de manutenção. Abraços e mais abraços para o pessoal da padaria Belas Artes, para o vereador Marco Porta e para o secretário Cândido Ribeiro, que passaram um susto neste mês.

Mais abraços
E mais abraços para o jornalista Rodrigo César, para Jorge Cipó, Juliana Khouri, musa do “Bem Estar, para o “bico doce” Thiago Walter e para a empresária Erivani Braz. A todos nossos queridos leitores, aquele abraço.

The End
Amiguinhos, semana que vem tem mais!

 

Notícias relacionadas

Home

Coluna Em Off conta tudo sobre os bastidores da política

14 min de leitura
Foto do autor

Redação

19/05/2015 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Segura a peruca
Queridos leitores, acreditem ou não, aqui estamos nós… Em Off é assim mesmo, não adianta. Ela só aparece quando ela quer, é uma coluna com vida própria, não tem jeito. Pode cobrar, xingar, apedrejar, ameaçar e até ignorar. Só não dá pra deixar de ler! Mas, cada um tem seu jeito, seu tempo, suas fases, né não? Então se prepara, porque aqui é trabalho, meu filho!

Fogo no pavio
Quem passou maus bocados na última sexta-feira, dia 15, foi o vereador Eduardo Nóbrega. Ele e um assessor voltavam do jogo do Cats, que aconteceu em São Bernardo, quando foram abordados por três assaltantes. Armados, os bandidos levaram tudo o que conseguiram carregar, até mesmo a camisa do vereador foi afanada.

Fogo no pavio 2
Apesar da violência dos assaltantes (o assessor de Nóbrega chegou a levar uma coronhada) ninguém ficou ferido pra valer. Ficou apenas o prejuízo e o susto. O mais engraçado (se dá pra rir de alguma coisa nessa história) é que um dos bandidos cismou que Nóbrega fosse policial. Só quando viram a sua carteira de advogado é que as ameaças cessaram. “Valeu truta”, se despediu um deles.

Desgraça pouca…
Para piorar, além de ser assaltado, Nóbrega assistiu, pouco antes, a derrota do Cats por 3 a 0, o fim da invencibilidade da equipe e um Viola murchinho em campo. Enfim, uma sexta-feira para esquecer.

Más notícias
A decisão do Ministério Público de pedir a condenação de 25 dos 26 réus da Operação Cleptocracia caiu como uma bomba entre os advogados de defesa, que esperavam que muitos de seus clientes já poderiam se ver livres das acusações antes mesmo do julgamento.

Más notícias 2
A maior preocupação agora é com a “mão pesada” do juiz Guilherme Lopes Alves Lamas, que costuma ser rigoroso em seus julgamentos. Alguns advogados já começam a preparar o recurso no Tribunal de Justiça esperando pelo pior.

Célebre frase
Do jornalista e escritor argentino, Jorge Luis Borges: “Creio não ter um único inimigo ou, se os tive, nunca fui informado disso. A verdade é que ninguém pode ferir-nos, salvo aqueles que amamos”.

Eu voltei…
E essa história que o ex-prefeito Evilásio Farias quer se candidatar em 2016 pegou muita gente de surpresa. Por diversas vezes Evilásio havia dito que estava aposentado, que iria voltar para Campina Grande, coisa e tal. Mas o bichinho da política é teimoso e parece que Evilásio está empolgado com o apoio de ex-correligionários.

… aqui é meu lugar
Em um encontro casual com um jornalista em um bem frequentado salão de cabeleireiro da cidade, Evilásio desconversou sobre a possibilidade, enquanto dava um tapa no indelével cavanhaque. Com a insistência do jornalista, se ele seria ou não candidato, preferiu não responder, mas se saiu com essa: “Se o povo quiser e Deus permitir…”.

Habemus ficha-suja
Mas o maior empecilho para uma futura candidatura de Evilásio não é divino, e sim jurídico. Com duas contas rejeitadas pela Câmara Municipal (e sete pelo TCE), dificilmente ele conseguiria que a justiça não o enquadre na lei da ficha limpa. Um assessor jura de pé junto que Evilásio está apto para a disputa.

Entre aspas
Anota aí, as contas de 2012 de Evilásio Farias, reprovadas pelo TCE, ainda não foram julgadas pela Câmara Municipal, mas já tem data para isso. Será no dia 30 de junho, última sessão antes do recesso.

Bíblico
Um assessor próximo ao prefeito Fernando Fernandes desdenhou da possibilidade de Evilásio conseguir registrar uma possível candidatura: “é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que o Evilásio sair candidato nessas eleições”, ironizou.

Supostamente
A verdade é que Evilásio Farias voltou a carga após receber uma suposta pesquisa, supostamente feita por um ex-prefeito da região, onde ele supostamente aparece bem cotado para as eleições de 2016. Ninguém viu a pesquisa, ninguém sabe da seriedade dos números e nem se ela realmente existe. Independente disso tudo, é certo que houve uma grande movimentação no tabuleiro.

Monitorado
A expressão usada em uma reunião de cúpula do governo Fernando Fernandes sobre a pesquisa e uma provável candidatura foi a seguinte: “Evilásio colocou o guizo no gato”. Para alguns, Evilásio tenta barganhar um acordo, seja com a situação ou com a oposição.

Célebre frase
Do pintor holandês Vincent Van Gogh: “Não tenho certeza de nada, mas a visão das estrelas me faz sonhar”.

Tá na cara
Diga aí prefeito, qual o seu nome mesmo?

Debate à vista
Em meio a mudanças de uma possível reforma política e eleitoral onde as regras das eleições ainda são turvas, os vereadores de Taboão da Serra já conversam entre si sobre um possível aumento no número de cadeiras. Alguns defendem 15, outros 17 e uma minoria quer que fique como está: 13.

Cartas na mesa
A única certeza no quadro político que se desenha é que Taboão da Serra vai ultrapassar o número de 200 mil eleitores, o que abre a possibilidade de segundo turno na cidade. Caso essa situação realmente se confirme, a oposição já traçou sua estratégia: vai lançar o maior número de candidaturas que conseguir.

Cartas na mesa 2
A estratégia é sangrar o eleitorado de Fernando Fernandes, forçando um possível segundo turno, onde então todos estariam unidos contra o governo. Existem algumas considerações a serem feitas, mas a principal é: será que as candidaturas de oposição vão tirar votos de Fernandes ou vão acabar fragmentando todos os votos da oposição?

Cartas na mesa 3
De concreto mesmo, até agora, somente a candidatura de Aprígio parece que irá vingar de verdade. O PT pode lançar candidatura, apesar de Wagner Eckstein, maior nome da legenda, não querer colocar seu pescoço a prêmio. “Ele não deixaria de voltar ao legislativo para concorrer a prefeitura nessas condições. Seria um sacrifício enorme que pode não dar em nada”, ponderou um petista muito próximo a Eckstein.

Cartas na mesa 4
O PV sonha em lançar candidatura. Carlos Andrade, ex-vereador, disse que o partido deverá ir para as ruas com candidatura majoritária, o nome da vez é do empresário Waldemar Lima, mas muitos duvidam do potencial de um ilustre desconhecido da população. Apesar do enorme esforço de reforçar sua imagem em campanhas de outdoors e outras mídias menores.

Cartas na mesa 5
O PSL, my god, estuda lançar o quase carismático Victor Medeiros, irmão de ninguém menos do que Marcos Vinicius, braço direito e esquerdo de Evilásio. Se a turminha do barulho é pouco conhecida no meio político, entre a população então…

Cartas na mesa 6
Macário deve mesmo deixar o PT, ao que tudo indica ele pode embarcar no PCdoB, onde lançaria candidatura a prefeito. Seria outro belo exemplo de sacrifício em nome da oposição, mas convenhamos, não seria uma candidatura de grande expressão. Lune, esse sim, seria um bom nome, mas cá entre nós, o grandão tá feliz com o mandato na Câmara e vai lutar pela sua reeleição.

Cartas na mesa 7
Valedevan Noventa é outro nome cogitado, um bom nome, principalmente na periferia. Mas, para alguns,ele não largaria a presidência do sindicato dos motoristas de ônibus para se lançar em uma aventura sem garantias.

Cartas na mesa 8
Do outro lado, Fernandes trabalha quieto, evitando falar em reeleição. Nas últimas semanas procurou lideranças da oposição, ex-candidatos que se lançaram ao lado de Aprígio na eleição passada e está apresentando a realização de obras e propondo a construção de um novo plano de governo para 2017. Ricardo Kadinho e Mara do Jd. Novo Record já sucumbiram aos encantos tucano.

Quem é a figurinha?
Olha essa! Valendo uma moussaka e um esfiha de carne lá no sensacional Sainte Marie, especializado em culinária árabe. Quem é essa figurinha da foto?

“Eu era tão quietinho e agora sou tão esquentadinho…” A resposta? No fim da coluna…

Célebre frase
De George Clemenceau: “Os cemitérios estão cheios de gente insubstituível”.

Muita fé
Olha essa: Em Taboão da Serra a Igreja Universal pode lançar dois candidatos. É que a cúpula do PRB entende que com cinco igrejas na cidade e outras três na divisa, tem eleitorado suficiente para fazer dois vereadores. Marco Porta seria um deles. A outra, ao que tudo indica, será Priscila Magalhães, que já está participando dos eventos oficiais da cidade.

Muita fé 2
No domingo, dia 17, na inauguração da EMI Jurema, Priscila posou ao lado do prefeito Fernando Fernandes e de membros da executiva do PRB da cidade. O vereador Marco Porta, que está no seu quarto mandato, não muito a vontade, também saiu na foto com o grupo.

Exorcismo
Alguns vereadores não sabem o que fazer para que seus requerimentos e indicações sejam aprovados na Câmara Municipal. Desde 2013 a pauta da Casa está travada, sem nadinha ser aprovado. Nos bastidores alguns jogaram o problema para um tal de “Exu Tranca Pauta”. Tá amarrado!

Célebre frase
Do escritor e humorista Millôr Fernandes: “Os nossos amigos podem não saber muitas coisas, mas sabem sempre o que fariam no nosso lugar”.

De olho
Cido, presidente da Câmara Municipal, garante que em 2020 será candidato a prefeito . “Hoje sou o segundo nome na cidade,  depois da reeleição do nosso prefeito, será a minha vez”, confessou Cido para alguns jornalistas.

Petezada unida
Ao que tudo indica o prefeito Chico Brito e o deputado estadual Geraldo Cruz selaram mesmo a paz. A quem diga que no último dia 4, Cruz teria sido escolhido pelo partido como seu pré-candidato. A imprensa não participou do evento, mas muitos petistas desejam a união no grupo e o nome de Cruz continua em alta.

Estudando
Paulo Félix, longe do poder, está mais vivo do que nunca. Até mesmo alguns vereadores acreditam que Cida, sua esposa, poderá ter uma ótima votação. Mas Félix tem um problema, não sabe para que partido ir. Atualmente em um PMDB esvaziado, Félix observa a conjuntura para decidir para onde vai.

Estudando 2
Há cerca de um mês o vereador Moreira disse, sem titubear, para dois jornalistas: “Se Paulo Félix entrar no PT por aquela porta, eu saio pela outra, na mesma hora”. Não se trata de uma bronca pessoal, mas de pura matemática. Nas regras de hoje o partido deve fazer apenas um vereador na cidade e Moreira sabe da força de Cida Félix.

Estudando 3
Na semana passada Moreira já tinha mudado o tom de suas declarações, disse que pretende esperar a reforma política para ver o que irá fazer, caso Félix realmente encaminhe sua ida para o PT.

Estudando 4
Evilásio pode deixar o PSB, partido que o elegeu duas vezes deputado federal e duas vezes prefeito. A aliança com o PSDB no Estado, torna praticamente impossível qualquer movimentação de oposição aqui na cidade. Evilásio conversa com o PMDB.

Estudando 5
Já Aprígio intensificou as conversar com o PSD, de Kassab, e pode anunciar a qualquer momento sua mudança de partido.

Convidado
O bem votado Professor Oderlan, que finge que não sabe se será candidato a vereador, recebeu recentemente um convite para mudar de partido. Foi educado, disse que estudaria a proposta, mas não deve deixar o PT.

Clonada
A vereadora Luzia Aprígio se faz presente 24 horas em seu gabinete. É que quando não está lá, pessoalmente, deixa uma foto em tamanho natural, para recepcionar os munícipes…

Deu as caras
Afastado da cidade desde o fim do mandato de Evilásio, Marcos Vinícius, voltou a cena taboanense causando barulho. Ainda se reestabelecendo na cidade, costuma usar o Shopping Taboão como seu “escritório”. Foi ali que ele conversou com Ali Sati, do PMDB e na última sexta-feira, dia 15, almoçou com seu colega Celsinho, no restaurante Moça Bonita. Resta saber: quem pagou a conta?

Gafe
Na inauguração da EMI Jurema, o prefeito Fernando Fernandes fez questão de cumprimentar um a um seus secretários, que compareceram em peso. O problema foi que chamou o secretário de transporte de “Rinaldo Taquara”… Só pra constar, o sobrenome do secretário é Tacola.

Elogio
Fernandes também fez uma deferência que já se tornou comum, chamou a secretária de saúde de “princesa” do governo. E depois, pela primeira vez, explicou o adjetivo: “é que ela gasta 35% do orçamento”.

Aquele abraço
E essa semana abraços e mais abraços para os nossos queridos e fiéis leitores: Abraços par ao querido Engenheiro Nei, que vem com tudo em 2016. Abraços também para o sempre simpático Savazzi, para o professor Allan Barros Rangel, para o competente Carlos Alcântara, superintendente do Shopping Taboão. Abraços e mais abraços para o sumido Daniel Paschoa e para o santista Reinaldo Gimenez. A todos nossos leitores, muito obrigado!

MP3
Esta coluna foi escrita, reescrita e rabiscada ao som de Juanes.

E a figurinha é…

Incrível a metamorfose, né não? Aquele anjinho da foto é o vereador e líder de governo Eduardo Nóbrega!

C'est fini
Amiguinhos, por hoje é só!

 

Notícias relacionadas

Home

Coluna Em Off conta tudo sobre os bastidores da política

16 min de leitura
Foto do autor

Redação

07/01/2015 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Que venha 2015!
Ano novo, coluna nova. E para quem esperava uma boa notícia em 2015, está aí, a Em Off tá de volta, porque aqui é trabalho, meu filho!

Anota aí
O prefeito Fernando Fernandes prepara uma cartada decisiva para sua reeleição. A concessão da Viação Pirajuçara termina agora, neste ano, e ele já pediu estudos para uma nova licitação. Entre as exigências que pretende colocar para a nova concorrência pública está a implantação do Bilhete Único em Taboão da Serra.

Anota aí 2
O benefício deve receber um outro nome por aqui, mas a essência do projeto será a mesma: o usuário dos ônibus circulares terão entre duas e três horas para pegar outra condução pagando apenas uma passagem. Tudo ainda é um esboço, está em estudo (inclusive a duração do bilhete) e deve ser entregue para o aval do prefeito no final de fevereiro.

Fixação
Apesar de estar ainda em fase de estudos, Fernandes já colocou na cabeça que a implantação do Bilhete Único será um dos projetos mais importantes do seu mandato. E, de acordo com pessoas próximas a ele, o prefeito está obcecado pela implantação do bilhete em Taboão da Serra.

Manilhas
Para alguns, Fernandes anda trucando a Pirajuçara ao negar o aumento da tarifa. Mas, o prefeito revelou ao Portal O Taboanense que não está blefando. No fim do ano passado mandou uma empresa independente fazer uma auditoria nas planilhas da Viação Pirajuçara e, mesmo com a tarifa congelada em R$ 3 desde 2012, a empresa continua tendo lucro.

Previsão
O clima de paz entre os vereadores foi tema recorrente na última sessão de 2014. A disputa pela presidência rachou a base. Depois de lavarem roupa suja em pleno plenário, todos conclamaram um ano novo de união e tranquilidade. Menos de uma semana depois da virada do calendário, um vereador disparou: “Paz na Câmara? Olha, a chance disso acontecer, de zero a 10, sendo muito otimista: dois. E chutando alto!”

Célebre frase
Do compositor Humberto Gessinger: “Não procure paz onde paz não há, não procure alguém onde não há ninguém, não procure o céu azul no mar vermelho, não procure outras pessoas no espelho”.

Poderoso Chefão
Antes mesmo de assumir o cargo de presidente da Câmara, Cido fez uma reunião com todos os funcionários do legislativo onde apresentou seu braço-direito, Marcos Jurado Berlanga. Conhecido como Vinte Seis, funcionário de carreira da própria Câmara, ele terá a árdua missão de dirigir toda a administração do próximo biênio.

Reprodução / Cynthia Gonçalves
Vinte Seis, que herda um abacaxi sem tamanho, já chegou usando a tribuna!

 

 

Cotado
Vinte Seis estava emprestado para a prefeitura nos dois primeiros anos da atual legislatura e ocupava o cargo de subsecretário de finanças, homem de confiança do prefeito Fernando Fernandes. Além de Cido, os vereadores Marco Porta e Marcos Paulo declararam que também o trariam para comandar a administração da Câmara, caso tivessem sido eleitos.

 

 

Largada
O ano mal começou e as expectativas na política de Taboão da Serra são enormes. As negociações partidárias feitas agora em 2015 serão cruciais para o resultado das eleições municipais e no jogo entram dezenas de variáveis: como irá se comportar a Câmara Municipal, a nova presidência, a montagem dos partidos, a movimentação da oposição, a cidade terá ou não segundo turno… tudo isso já começou a ser posto na balança.

Estratégia
A oposição aguarda para saber qual estratégia irá lançar nas eleições municipais de 2016. A expectativa de o eleitorado taboanense bater 200 mil eleitores, forçando um possível segundo turno, anima os opositores. Se esse quadro for concretizado, a cidade poderá ter quatro ou cinco fortes candidaturas.

Articulação
um dos nomes que vem se articulando e pode lançar sua candidatura a prefeito de Taboão da Serra é do ex-vereador e sindicalista Valdevan 90. Nos bastidores ele vem angariando apoio e para muitos é nome certo na corrida eleitoral.

Futuro
Quem também anda se articulando é o ex-vereador Aprígio, que já declarou que irá sair candidato a prefeito em 2016. Apesar de ser o nome mais forte da oposição, Aprígio não consegue aglutinar alguns nomes e precisa, a todo momento, justificar os 18 mil votos que recebeu na cidade para deputado federal, votação considerada abaixo do esperado até por aliados.

Futuro 2
Mas Aprígio tem uma outra preocupação mais imediata. Ele deve procurar um novo partido, uma vez que o PSB, onde está filiado há quase três anos, é aliado de primeira hora do PSDB no Estado de São Paulo, o que poderia configurar um conflito de interesses entre as duas legendas, já que Fernando terá apoio irrestrito dos tucanos.

Futuro 3
Um dos partidos que Aprígio andou sondando é o PMDB, que está sem nenhum cacique em Taboão da Serra. O difícil será aguentar as variações de humor do deputado Caruso, manda-chuva da legenda  na região.

E agora, José?
A questão que assombra Aprígio é que caso ele decida mesmo deixar o PSB para disputar a eleição em outro partido, a situação de sua esposa, a vereadora Luzia Aprígio, eleita pelo PSB, ficaria delicadíssima. Se ela deixar o partido, pode perder a cadeira por infidelidade partidária. Se ficar, numa conjuntura bem provável, pode ver o partido tendo que apoiar o desafeto Fernando Fernandes. Ó dúvida cruel!

À deriva
E o PMDB anda sem comando em Taboão da Serra após o rompimento do ex-vereador Paulo Félix com o Diretório Estadual. Félix ainda não abandonou o barco, mas já procura uma legenda para chamar de sua. O que segura o líder do MST no partido é que sua esposa, Cida Félix, é a primeira suplente na coligação e numa eventual vacância na Câmara, ela assumiria a cadeira, isso, é claro, se não deixar a legenda.

Amor antigo
Desde as eleições de outubro, Félix voltou a flertar com o PT, partido que ajudou a fundar e foi eleito vereador por três vezes. Mas, como naquelas novelas de amor bandido, saiu, brigou, falou mal, insultou, achincalhou, ameaçou e… depois da dor, percebeu que não deveria ter ido e que nunca deveria ter deixado para trás seu grande amor: a petezada!

Amor futuro?
Deixando as brincadeiras de lado, Félix seria um importante reforço para o combalido PT de Taboão da Serra. O problema é que parte da militância não aceita a sua volta, mas, até outubro, muita coisa vai passar por debaixo do céu onde reina a estrela vermelha.

Companheiro
E o PT se reuniu para discutir um boato que o ex-vereador Macário estaria saindo do PT. Na reunião entre influentes petistas, que aconteceu no último dia 16 de dezembro, Macário afirmou que foi “assediado” pelo prefeito Fernando Fernandes, mas que não respondeu ao convite.

Companheiro 2
Macário realmente teve uma reunião com o prefeito Fernando Fernandes, mas, porém, contudo, descobriu que “daquele mato não sai cachorro”. Macário teria pedido um espaço muito grande dentro do governo, que, por sua vez, avaliou demasiadamente exagerado. As conversas esfriaram e a tendência é que Macário, por enquanto, fique no PT.

Xadrez
Independente da movimentação da oposição, Fernando Fernandes já traçou sua estratégia para a reeleição. Detalhes na Coluna da próxima semana, ok?

Célebre frase
Do jornalista uruguaio Eduardo Galeano: “O corpo não é uma máquina como nos diz a ciência. Nem uma culpa como nos fez crer a religião. O corpo é uma festa”.

Sondado
A Indicação de Gilberto Kassab para o Ministério das Cidades foi comemorada pelo secretário de planejamento da prefeitura de Taboão da Serra, Olívio Nóbrega. Nos últimos meses, Kassab andou sondando Anderson Nóbrega, filho de Olívio, que teve um bom desempenho nas urnas em outubro.

Sondado 2
Kassab disse pessoalmente a Olívio Nóbrega que o desempenho de Anderson, hoje no PR, surpreendeu a direção do PSD. Anderson recebeu mais de 11 mil votos, no seu debut como político. No zum-zum-zum da política, dizem que uma parceria da família Nóbrega pode ser costurada com o PSD.

Número 1
O prefeito de Juquitiba, Francisco Júnior, tá que tá. Na semana passada, antes da virada do ano, inaugurou, com toda pompa, com direito a champanhe, rojões e musiquinha da vitória, o primeiro banheiro público (é!) no Distrito dos Barnabés. Em seu discurso, o prefeito pediu que o banheiro seja usado “de maneira muito consciente”.


Prefeito Francisco Junior durante a inauguração do banheiro público nos Barnabés! Agora vai!

Número 2
Francisco Júnior não poupou elogios a obra realizada pela prefeitura de Juquitiba com o apoio de comerciante locais e até esnobou a banheirada das cidades vizinhas: “É com muita honra e com muito orgulho que inauguramos esse banheiro (…) Não temos um banheiro tão bonito como esse aqui, nem São Lourenço e nem Itapecerica tem um banheiro tão bonito assim”.

Duvida?
Tem leitor incrédulo que vai pensar que é mentira dessa Coluna. Se duvida, clica aqui e acompanhe a inauguração, com direito a visitação do banheiro e tudo mais, meu filho!

Célebre frase
Do poeta Luiz Caldas: “Batuqueiro é batuqueiro, cantador é cantador”.

Rei morto…
No primeiro jogo da Copa São Paulo, a partida ficou interrompida por quase cinco minutos, após o árbitro escutar as reclamações do vereador Eduardo Nóbrega, que acompanhava o jogo na cabine de imprensa. Os dois discutiram feio e o juiz, vai entender baseado em que regra, expulsou Nóbrega, que já estava fora de campo.

… Rei posto
O juiz exigia que Nóbrega deixasse a cabine e só recomeçaria o jogo, assim que o político saísse dali. Um torcedor que acompanhava a partida ao lado de dois fotógrafos, disse: “olha que juiz safado, quer expulsar o presidente da Câmara”. Um dos fotógrafos alertou: “Ele [Eduardo Nóbrega] não é mais presidente da Câmara, agora é o Cido”. Bem informado, o torcedor gritou: “Ei, Du, sai daí, para de atrapalhar o jogo”.

Twitada
Do perfil @oiluiz: “Suicídio é um ato egoísta, pq vc pode estar tirando a oportunidade de alguém que já estava querendo matar vc”.

Dieta
A vereadora Érica Franquini vem sofrendo com sua gravidez. A segunda-secretária anda enjoada e para aliviar o mal estar só uma coisa resolve: cenouras. Durante a sessão de inauguração da Câmara e de votação da nova mesa, mantinha um Tupperware debaixo da mesa com as leguminosas que ia mordiscando durante as sessões.

Investimentos
Apesar da escassez de terrenos, Taboão da Serra (que está na melhor “esquina” do Brasil, segundo o governador Geraldo Alckmin) deve receber o seu primeiro grande empreendimento logístico. Um condomínio será construído por uma empresa estrangeira no Pq. Laguna e terá mais de 180 mil metros quadrados e investimento em torno de R$ 25 milhões.

Siga-me
Nos dois primeiros anos do seu atual mandato, o prefeito Fernando Fernandes preferiu não nomear um vereador como seu líder de governo na Câmara. Sua posição deve mudar em 2015, Eduardo Nóbrega e Marco Porta disputam, veladamente, quem terá a missão de defender o governo durante as sessões.

Célebre frase
Provérbio Chinês: “Se você quiser remar contra a maré, tem que remar muito mais forte”.

Moral
A ex-vereadora Arlete Silva, atual secretária da Assistência Social, foi reeleita para a Executiva Nacional do PTB.

De volta
Ari Pinheiro, uma das lideranças mais importantes do Marabá, fez as pazes com o prefeito Fernando Fernandes depois de longos anos na oposição. Para amigos, Ari jura de pé junto que não será mais candidato a vereador.

Romântico
A eleição da mesa diretora da Câmara de Embu das Artes aconteceu no último dia 20, um sábado. Pouco antes de começar a votação, um apagão em bairros da cidade deixou o prédio do legislativo sem luz. Quase a luz de velas, a eleição começou no gogó, até que alguém conseguiu uma caixa de som que era ligada a uma bateria de carro. A energia só voltou quando Doda, que acabava de deixar o cargo, começou a discursar!

Números
Com a inauguração prevista para acontecer na segunda quinzena de janeiro, O Poupatempo de Taboão da Serra será o 64° em funcionamento em todo o Estado, o 10° só na Grande São Paulo.

Presida
O ex-assessor do vereador Elói, Luis Simbaluk, está reativando a Sociedade Amigos de Bairro do Jd. Salete. A nova diretoria escolheu Simba como o presidente da entidade.

Voto de repúdio
Olha aí, uma das piores notícias de 2015: a La Ville, referência em bom atendimento, tirou o delicioso chope Brahma e substitui pelo intragável Itaipava. Vai entender, né?

Departamento médico
O presidente do Cats, Anderson Nóbrega, passou por um susto no final do ano passado. Somente depois de ser internado três vezes, depois de muitos exames é que descobriram que ele estava com pneumonia. Das bravas. O marido da Dra. Thaysa Monteiro ficou internado por 10 dias, mas já está recuperado e curado.

Célebre frase
Provérbio Mexicano: “Tentaram nos enterrar, mas não sabiam que éramos sementes”.

Aí sim
O site Redação em Campo, especializado em futebol do Sul do país, enfrenta o mesmo problema que veículos sérios de imprensa aqui da região estão tendo que aprender a lidar: o roubo de conteúdo. Para afastar os gatunos do “jornalismo”, a redação deixou um recado bem claro em suas páginas: “Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir. Pelo bem do jornalismo”. Taí, um exemplo a ser seguido.

Aquele abraço
Nesse período de hibernação da Coluna Em Off, fiéis seguidores prometeram até vigília para que as atualizações voltassem. Ok, exagero, mas aquele abraço vai para os queridos leitores que acompanham o Portal diariamente. Abraços e mais abraços para o querido Boy, esse sim, fiel leitor do Portal. Abraços para a vereadora Joice Silva, para Deise Moreira, gerente de Marketing do Shopping Taboão, para o advogado Paulinho Pereira e para o presidente do Rotary Pirajuçara, o empresário Reginaldo Bertocci.

Mais abraços
Abraços mais do que especiais para a querida Patrícia Lima e Carlinhos, força sempre. Abraços também para a competente jornalista Nely Rossany, para o viajante Ricardo Andrade, para o jornalista e dono dos sonhos mais bonitos, Rodrigo Martins e para o excelente cinegrafista Maick “duro na queda” Reis. A todos vocês, nosso muito obrigado!

C'est fini
Amiguinhos, por hoje é só. Semana que vem, acreditem, tem mais. Até lá!

 

Notícias relacionadas

Home

Coluna Em Off conta tudo sobre os bastidores da política

20 min de leitura
Foto do autor

Redação

26/08/2014 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Revolta
A suspensão do julgamento da Cleptocracia pegou muitos réus de surpresa. O pedido de correição parcial do processo, feito pelos advogados de Milton Andrade, deixou alguns deles inconformados, houve até discussão entre os doutores que defendem os acusados. O fato é que o processo está suspenso e sem previsão para um fim, feliz ou não, para os réus.

Alívio
Alguns réus deram, literalmente, “Graças a Deus” após o pedido de liminar suspendendo o processo ser acatado pelo TJ. É que a data para a sentença, determinada pelo juiz Guilherme Lopes Alves Lamas, 16 de dezembro, deixou muitos com um frio na espinha. Alguns temiam não ter a chance de passar as festas de fim de ano com a família.

Números
O processo da operação Cleptocracia foi finalizado após as oitivas das testemunhas e réus, no começo de agosto. O processo todo tem 140 volumes com 200 páginas cada, ou seja, 28 mil páginas. Só os depoimentos colhidos pela justiça somam mais de 96 horas. Quem se aventurar a ouvir tudo o que foi gravado levaria quatro dias sem nenhuma interrupção.

E tem mais
Paralelamente ao processo da Cleptocracia, nos próximos dias deve começar outro julgamento polêmico em Taboão da Serra. A investigação da Seccional sobre supostas baixas de multas de trânsito já está nas mãos da justiça, que está notificando todos os 28 réus. Até quinta-feira passada, dois deles ainda não haviam sido localizados. Depois disso, o julgamento começa com as testemunhas de acusação.

Confirmado
Ao contrário do que informou a Coluna Em Off, o Senac garantiu que irá inaugurar a unidade de Taboão da Serra no dia 10, como estava previsto. O evento será fechado, mas já o dia 11 ele estará aberto ao público. As obras de acabamento estão praticamente prontas e tudo estará perfeito para a tão esperada inauguração.

Célebre frase
Do compositor Chico Amaral, na música Canção Noturna, do Skank: “Camarada, acredito em tanta coisa que não vale nada”.

Esparramou
A sessão dessa última terça-feira, dia 19, escancarou de vez a briga pela presidência da Câmara Municipal. Apesar das notícias que sempre vazavam para a imprensa, os vereadores se esforçavam para manter as negociações apenas entre eles, tudo nos bastidores. Mas, depois da coisa toda exposta em público, os parlamentares resolveram abrir o bico.

Esparramou 2
Marco Porta já havia tentado colocar a disputa pela presidência em pauta há 15 dias, mas seus colegas haviam conseguido frear o seu ímpeto. Mas desta vez Porta subiu na tribuna e trouxe os holofotes para a disputa. Candidato desde dezembro de 2012, quando foi selado o acordo para eleição de Eduardo Nóbrega, Porta está se sentindo isolado e até um pouco “traído”, apesar de negar o sentimento.

Esparramou 3
Na tribuna, Porta disse que o próximo presidente da Câmara Municipal não pode ser atrelado ao governo. O ataque com luva de pelica ao prefeito Fernando Fernandes só serviu para piorar o clima entre os vereadores que aguardam o melhor momento para pedir a benção a Fernandes na corrida pela presidência da Casa.

Esparramou 4
Eduardo Nóbrega, que também já defendeu em tribuna que a presidência da Câmara deve ser feita dentro do legislativo, sem influência externa, disse que entendeu a indireta dada por Porta. “Senti que ele quis me atingir, realmente sou próximo do governo, defendo sempre que é necessário, sempre fiz isso e sempre farei. Mas nunca misturamos essa relação com o respeito pela independência entre os poderes”, disse para um jornalista.

Data-boanense
Entre os 13 vereadores, não seria exagero dizer que existem 12 candidatos a presidência, só Nóbrega estaria fora da disputa, e isso porque o regimento interno não permite reeleição. Mas, brincadeiras e exageros a parte, existem pelo menos cinco candidaturas postas. São elas:
– Marco Porta, que por enquanto está isolado, e atiçando o furdunço nos bastidores;
– Professor Moreira, que representa a oposição e um bloco que tem mais dois votos;
– Marcos Paulo, que tinha (ou tem?) o apoio de mais três da base e simpatia da oposição;
– Carlinhos do Leme, o preferido da atual mesa diretora;
– Cido, que como bom mineiro, anda comendo quietinho, pelas beiradas.

Célebre frase
De Frank Underwood, personagem de Kevin Space no seriado House of Cards – pós-graduação em política: “Evite as guerras que você não pode ganhar e nunca levante uma bandeira por uma causa estúpida”.

Nem me viu
Para amigos, o prefeito Fernando Fernandes se mostrou incrédulo com as declarações de Porta. Isso porque ele vem tentando se manter fora do jogo da presidência, uma vez que os próprios vereadores estão muito divididos e a eleição acontece daqui a quatro longos meses. A única “exigência” que Fernandes teria feito, é que o próximo presidente seja escolhido entre os vereadores da base, sem a interferência da oposição no processo.

Nomeado
Ao mesmo tempo em que Marco Porta tenta uma tática quase Kamikaze para voltar a briga pela presidência, alguns vereadores aproveitam a situação e acabam dando uma cutucadinha de leve. Sua postura, sempre fiel ao governo, lhe valeu o título, informal, de “líder do governo” até essa terça. Um vereador, vendo o discurso de Porta, sacaneou: “Acho que ele merece o título de líder da oposição, isso sim”.

Ciumera
Em outro momento da sessão, a vereadora Érica Franquini subiu na tribuna e chamou o vereador Cido de “líder do governo”. Porta fingiu que a indireta não foi pra ele.

Destinatário
O vereador Marcos Paulo também acabou entrando no debate e mandou um recado:  “É prerrogativa dessa casa escolher o novo presidente. Na política é preciso respeitar os adversários e valorizar os amigos que estão ao seu lado. Quando não fazemos isso, erramos e erramos muito”. Para quem foi o recado? Muitos se perguntam até agora.

Mineiro, sô
Em seu curto discurso, porém cheio ironias e recado, Marcos Paulo disse que em Minas Gerais, onde seus pais nasceram, existe um ditado: “Lá se fala que para bom entendedor, meio pingo é letra. Não precisa nem do pingo inteiro”. Outro vereador, mais cético por sinal, sacramentou: “na minha terra um pingo é um pingo mesmo”.

Zoo
Porta estava inspirado na terça-feira passada. Disse que o parlamentar é eleito para falar, “mas não para ser papagaio”. Depois ainda disse que um certo jornalista “caiu do salto” após uma declaração em off que ele mesmo fez questão de tornar pública: “falei e defendo que a cidade não tenha mais uma Câmara Municipal, mas sim um Poder Legislativo”. Eu, hein!

Fogo amigo
Sempre que o vereador Luis Lune sobe na tribuna, é certeza de polêmica, seja com o governo, seja com algum colega de parlamento. Desta vez, Lune foi muito elogiado pelo seu discurso. André Egydio, do PSDB, não poupou aplausos e disse: “Parabéns, Lune. Esse foi o primeiro discurso lúcido que você fez neste mandato”.

Convite

Olha essa: uma reunião informal entre os vereadores Eduardo Nóbrega, Joice Silva e o vice-prefeito, Laércio Lopes, terminou em um convite inusitado. Nóbrega teria sido convidado a se filiar no PTB, partido de Joice e Laércio. Meio que brincando, meio que falando sério, o presidente da Câmara Municipal afirmou que iria pensar na proposta.

Convite 2
Nóbrega logo tratou de dizer que o convite foi feito por amigos, mas que ele não pode aceitar de forma alguma, pois ele tem um projeto no PR.

Indigesto
Na semana passada o presidente da Câmara Municipal, Eduardo Nóbrega, almoçava com um assessor em um restaurante no Jd. Maria Rosa. Entre uma garfada e outra, entra o candidato a deputado federal Aprígio. Como as coisas não andam muito boas entre ambos, o encontro foi meio morno, mas no final Aprígio não se fez de rogado e pediu o voto de Nóbrega. Até aí, fez o papel de candidato, isso se Anderson Nóbrega, irmão de Eduardo, não fosse candidato ao mesmo cargo.

Célebre frase
Do poeta curitibano Paulo Leminski: “Hoje à noite/ até as estrelas / cheiram a flor de laranjeira”.

Gamou
Tem coisa que só a política explica. Após assumir o seu mandato, a vereadora Luzia Aprígio ficou um ano e meio sem usar a tribuna da Câmara Municipal, nem uma vezinha sequer. Porém, nas últimas duas sessões, ela desembestou a falar. Usou a tribuna quatro vezes, pediu aparte e estourou o tempo limite, usando até o minutinho de lambuja.

Dividida
Na Câmara Municipal voltou a ganhar força a proposta de mudança de horário da sessão. Atualmente ela começa às 18h e nunca termina antes das 22h, mas em dias de votações importantes (e polêmicas), invariavelmente entra madrugada adentro. Não há consenso entre os vereadores, mas nos bastidores não se fala em outra coisa. Alguns vereadores defendem que a sessão passe para às 10h30.

Tá explicado
Na semana passada um vereador chamou um jornalista de canto e reclamou de uma matéria, desfavorável ao parlamentar. Apesar da cobrança, o nobre edil disse que entendia a postura do jornalista, mas que ele estava fazendo um bom mandato, com muitas realizações, coisa e tal. O troca letras justificou, cravando uma das frases mais famosas do jornalismo: “A imprensa separa o joio do trigo. E publica o joio".

Mão Santa

O vereador Cido se concentra antes de arremessar contra a tabela de basquete da quadra recém-reformada do São Judas. O prefeito Fernando Fernandes acertou três cestas, Cido, apenas uma. Um assessor comemorou a má pontaria: “Oba, ainda bem! Já imaginou ganhar do prefeito? Já era a nossa presidência”, brincou falando sério.

Tá dito
Durante uma coletiva improvisada, o prefeito Fernando Fernandes começou a falar dos desafetos políticos, que prometem ampliar as críticas após as eleições. “Quando você entra em campo, sabe que corre o risco de tomar pontapé. A oposição tem que fazer o papel dela”, filosofou o boleiro.

De volta
O ex-vereador Dr. Maurício André confidenciou para amigos que virá candidato a vereador em Taboão da Serra. Ele havia sido convidado para disputar o mesmo cargo em Cotia, mas disse que nunca considerou a proposta. Ele continua filiado ao PSDB, partido que já tem três vereadores na Câmara Municipal.

O bom filho…
Quietinho, quietinho, o ex-vereador Paulo Félix pode estar preparando sua volta para o PT. É inacreditável, né? Mas é isso mesmo. Atualmente ele preside o PMDB de Taboão da Serra, mas estaria encontrando dificuldades de manter as rédeas do diretório municipal. Parte da petezada vê com maus olhos o retorno de Félix, mas ele já tem um aliado: Wagner Eckstein. Ah, e Vicente Cândido também.

De novo?
As contas rejeitadas de 2011 do ex-prefeito Evilásio Farias já chegaram a Câmara Municipal. O pedido de reexame feito para o TCE não foi aceito pelos conselheiros do órgão, que já encaminharam todos os documentos ao Legislativo. A expectativa é que os vereadores votem as contas antes de outubro.

Demo-cracia
O vereador Cido, presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, disse que irá convocar uma audiência pública para debater as contas rejeitas de Evilásio em 2011. A Câmara Municipal já recebeu do Tribunal de Contas todo o processo. Os vereadores querem agora, em nome da democracia, ampliar as chances de defesa do ex-prefeito.

Célebre frase
De Júlio Dantas: “Plagiar, é implicitamente, admirar”.

Falou e disse
Um candidato a deputado federal do PT encontrou, na semana passada, a gangue de jornalistas na La Ville, que, como manda a tradição, mandam pra dentro aquele chopinho depois das sessões extenuantes da Câmara Municipal de Taboão da Serra. Antes de conseguir dar boa noite, um troca-letra já sacou a pergunta: “e aí, como vai a campanha? Vai ganhar?”. Na maior sinceridade, respondeu: “Tô desconfiante…”.

Sacramentado
O vereador Eduardo Lopes saiu mesmo da igreja Paz e Vida. Lopes montou a sua própria congregação e o  culto inaugural foi pra lá de concorrido, muitas autoridades prestigiaram o vereador/pastor. A Igreja do Bom Samaritano funciona próximo ao Shopping Taboão, no Jd. São Miguel, do lado da antiga Telesp.

Graduado
O ex-vereador Elói aproveita a temporada longe da política para estudar. Ele deve se formar em engenharia no final de 2015.

Pós-graduação
Mas parece que não tem jeito, político não consegue se afastar dos bastidores. E por isso Elói está trabalhando para assumir o PDT. A saída de Érica facilita a negociação que só deve ser concluída após as eleições.

Tucanou
A saída da vereadora Érica Franquini do PDT não foi o único desfalque do partido em Taboão da Serra. Além dela, outras lideranças abandonaram o barco, seguiram o mesmo caminho e caíram no ninho tucano. Selma da Enfermagem, Edna Trindade e professor Narciso, também se filiaram no PSDB.

Já foi
Um dos motivos que mais deixou a executiva estadual do PDT revoltado com a saída de Érica Franquini foi o fato dela ter sido escolhida pelo partido para aparecer no programa de TV que o PDT colocou no ar em julho.

Vai ou volta?
Um filiado do PDT disse que a vereadora Érica Franquini está “mais perdida que azeitona em boca de banguela”. Ela já teria até cogitado voltar ao PDT. No dia 13 ela participou de uma reunião com Valdevan Noventa em uma padaria da região. Mas como Érica já se filiou ao PSDB, a volta poderia ser desastrosa…

Eu bebo sim

O prefeito de Itapecerica da Serra, Chuvisco, após coletiva de imprensa finge tomar um gole de chazinho na caneca do Portal O Taboanense. Taí um prefeito que sabe das coisas, né não?

Reagiu
Celsinho anda rindo que só ele. Depois de um período nebuloso com o prefeito Fernando Fernandes, as coisas parecem que se assentaram. Celsinho disse para um jornalista, na frente da La Ville, que vive uma fase paz e amor: “Não tenho nada contra ninguém, não quero problema pro meu lado. O que passou, passou”.

Reagiu 2
A paz entre Celsinho e Fernandes foi costurada pelo vereador de Embu das Artes, Ney Santos. Celsinho levou para Embu das Artes a sua nova mentalidade. No lançamento da candidatura de João Leite, Celsinho apareceu no evento e até deu um abraço no ex-desafeto Chico Brito.

Paródia
Em resposta ao finado movimento Reaja Taboão, que fazia oposição ao prefeito Fernando Fernandes, um pupilo tucano prepara uma nova página no Facebook intitulada “Regurgita Taboão”, onde irá mostrar as mazelas deixadas, na opinião dele, pelo ex-prefeito Evilásio Farias e seus aliados, grande parte fundadora do movimento Reaja.

Twitada
Do perfil @ignorado: “tão pobre de espírito que o espírito toma Dolly”.

Por onde andas?
A pergunta que não quer calar: por onde anda Lelê?

Professô
Durante as inaugurações, o prefeito Fernando Fernandes anda deixando alguns secretários meio constrangidos. Na entrega da ampliação da EMI Dorinha, no Jd. Leme, Fernandes perguntou, de improviso, na lata, para Adelço Bührer, o secretário de finanças, quando era o orçamento da educação no ano. O secretário vacilou meio segundo e teve que ouvir, pra alegria do público presente, “não sabe? Tá reprovado”.

Professô 2
Fernandes já tinha feito algo parecido na entrega da ampliação EMI Chico Bento, no Saporito. Enquanto ele discursava, o secretário de educação, João Medeiros, conversava com a mãe de um aluno e levou uma chamada: “João, presta atenção se não eu te deixo de castigo”. Até o secretário riu.

Célebre frase
De Oscar Wilde: “Aqueles que não fazem nada estão sempre dispostos a criticar os que fazem algo”.

Tempestade
Depois que voltou a ocupar o cargo de prefeito em Itapecerica da Serra, o prefeito Chuvisco tem demonstrado que vai mudar o tom do seu discurso. Sempre comedido, ele preferiu adotar uma postura mais enérgica contra Erlon Chaves. Durante coletiva com a imprensa, chamou o seu desafeto de “ditador” e disse: “Ele [Erlon] fala que é o cara. É o cara o caramba”, brandiu.

Tempestade 2
Ainda na coletiva, um jornalista (bem sacana por sinal) deu a deixa para Chuvisco atacar novamente Erlon. Ele perguntou se Chuvisco iria continuar a chamar seus secretários de ministros, como fazia seu antecessor: “era vergonhoso, né? Virou motivo de chacota em toda a cidade”.

Garoinha
Chuvisco também mostrou seu lado brincalhão na coletiva. Na verdade meio trapalhão. Um jornalista se apresentou, dizendo que se chamava Matheus… O prefeito interrompeu e quis brincar: “que nem naquele filme? Como é mesmo? O Matheus que balança o berço…” Apesar da simpatia, acabou tropeçando nas ideias. Chuvisco estava fazendo referência ao ditado popular “quem pariu Mateus que o balance”. Quase, né?

Aguardando
Uma pessoa ligada a Cooperativa Vida Nova jura de pés juntos que o Hotel Transamérica será inaugurado entre setembro e outubro no Centro Empresarial. Segundo as informações dessa fonte, todos os quartos já estão prontinhos, só falta agora a construção do restaurante.

Tamô aí
Macacada, a Em Off é assim mesmo, não adianta… Ela só aparece quando ela quer, é uma coluna com vida própria, não tem jeito. Pode cobrar, xingar, apedrejar, ameaçar e até ignorar. Só não dá pra deixar de ler! Mas, cada um tem seu jeito, seu tempo, suas fases, né não? Mesmo assim, muita gente continua esperando, ansiosos, pelas notinhas mais amadas e odiadas da região.

Aquele abraço
E essa semana abraços e mais abraços para os nossos queridos e fiéis leitores. Abraços para o querido Silas Brito, do PV, que vem cheio de projetos por aí. Abraços para o sempre polêmico-simpático Hussein, que todo mundo gosta e para o secretário de planejamento, Olívio Nóbrega, eternamente ligado no 220. Abraços para a advogada Marilene Trappel de Lima e para o sempre chiquérrimo, elegante e educado Souto Maior.

Mais abraços
Abraços para a nossa colunista social Vera Lima, a mulher com o maior número de comentários em postagens na imprensa. Abraços para o poeta Sérgio Vaz, para o jornalista e fotógrafo Ricardo Vaz, para o jornalista e empresário Daniel Vilaça, para o talentoso Thiago Neme e para o promissor Matheus Herbert. E, claro, para Nely Rossany, que completa a equipe da Gazeta de S. Paulo.

MP3
Esta coluna foi escrita, reescrita e rabiscada ao som de Leoni

C'est fini
Amiguinhos, por hoje é só. Nos vemos em breve e para você pensar até a próxima Em Off, uma das muitas frases ácidas de Millôr Fernandes: “Se canalhice matasse, ia ter muita gente aí botando quatro pontes de safena no caráter".

Notícias relacionadas

Home

Coluna Em Off conta tudo sobre os bastidores da política

15 min de leitura
Foto do autor

Redação

26/06/2014 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Ai mamita querida!
E pra quem desacreditou, pra quem torceu contra, pra quem achou que nunca mais sairia, estamos aí, pro que der e vier. Tá certo, uns dias atrasados, mas…. Segura a peruca que tá começando a Em Off e quando estivermos na Frente do Reto, fique esperto, calado e quieto…

Vida Nova
A vereadora Luzia Aprígio está de malas prontas para a oposição. Depois de um ano e meio na base de governo sua situação, que nunca foi cômoda, chegou ao limite do insustentável. Sem espaço, rifada por parte dos colegas vereadores e com pouco diálogo junto ao prefeito, Luzia Aprígio já se vê ao lado de Luis Lune e Moreira nas fileiras anti-Fernandes.

Vida Nova 2
Um dos motivos que distanciou ainda mais Luzia Aprígio da base governista foi o congresso realizado pelo PSB, quando seu marido, Aprígio, foi reeleito presidente da legenda em Taboão da Serra. Na ocasião, todos peesebistas usaram a tribuna para descer, sem dó, o sarrafo na administração de Fernando Fernandes.

Vida Nova 3
Pessoas próximas ao prefeito Fernando Fernandes disseram que Luzia Aprígio deveria ter defendido o governo na oportunidade, já que é, teoricamente, base de governo. Mas o que determinou o rompimento entre o governo e Luzia, foi a exoneração de quatro funcionários indicados por ela.

Vida Nova 4
Luzia Aprígio prefere não comentar publicamente o iminente rompimento com Fernandes, mas Aprígio não poupa críticas a forma com que seu grupo político vem sendo tratado pela administração. Luzia deverá ter uma conversa na próxima semana com Fernandes, onde tentará, pela última vez, um acordo para selar uma paz quase improvável.

Vida Velha
O provável rompimento de Luzia Aprígio com Fernando Fernandes deixou muitos políticos atiçados. Uma das raposas que habitam essa selva chamada política ainda tentou consolar Luzia dizendo que “lamentava muito toda essa situação”. Ô dó!

Vai ou não?
Na sessão de terça-feira, dia 24, o prefeito Fernando Fernandes mandou um projeto em regime de urgência para conceder o abono salarial para parte do funcionalismo. Toda base de governo assinou o regime de urgência, menos, claro, Luis Lune, Moreira e … Luzia Aprígio. Apesar do ato de “rebeldia”, depois Luzia votou favorável ao projeto.

Célebre frase
Do poeta francês Jean Cocteau "A poesia é uma religião sem esperança".

Calendário
A greve dos professores que completou mais de 20 dias nesta semana deve perder força, segundo avaliação de alguns assessores do prefeito Fernando Fernandes. Eles acreditam que a paralisação aconteceu na melhor hora possível: no meio da Copa do Mundo e com as escolas em férias, ou seja, a repercussão entre os pais dos alunos não deve ganhar muita relevância até agosto.

O alvo
O debate na última sessão da Câmara Municipal foi todo canalizado para a questão do funcionalismo. A Tribuna Popular foi usada por representantes do grupo grevista e uma das representantes que usaram o espaço foi Sandra Fortes, uma das principais líderes do movimento, professora e que já saiu candidata a vereadora pelo PSTU. A moça acabou sendo o principal alvo da base governista, que não poupou críticas.

Pau que dá em Chico…
Eduardo Nóbrega, que nem iria discutir o projeto, acabou tomando a frente do debate e foi para a tribuna, de onde atirou para todos os lados. Ao se referir a Sandra Fortes, disse que ela estava “atrapalhando” as negociações por motivação política. “Ela já saiu candidata, queria estar sentada aqui [no plenário], mas teve 70 votos”, ironizou. Na verdade, Sandra teve quase 200 votos.

Cantares
O sempre comedido Marco Porta também deu uma pauladinha e acabou arrancando risadas do plenário com suas críticas. Segundo ele, em suas próprias palavras: “Essa Sandra Fortes fala que está ruim da garganta, mas quando pega o microfone canta mais que sabiá”.

Gringo
Eduardo Nóbrega continua com sua fixação na administração passada. Em seu discurso fez duras críticas ao PSB e ganhou um olhar de reprovação de Luzia Aprígio, que é, atualmente, a única vereadora da legenda. Diante da situação, tentou contornar: “Quando eu critico o PSB, falo do antigo, não do “new PSB”, que está sendo brilhantemente conduzido pela dona Luzia”. Ok, my friend!

Célebre frase
Do escritor e jornalista uruguaio, Eduardo Galeano: “O que digo é que, em algum momento, me distraí, cai do mundo e, agora, não sei por onde se volta”.

Hang loose

Pra quem achou que o ex-prefeito Evilásio Farias havia esquecido onde fica Taboão da Serra, olha aí o desmentido. Flagrado no bar do Portuga, na praça Nicola Vivilechio, Vivi evitou, mas acabou falando sobre a vida pós-prefeitura. Na próxima edição da Em Off você vai saber por onde anda Evilásio!

Plano Diretor
A Câmara Municipal de Taboão da Serra irá realizar no próximo domingo, dia 29, uma audiência pública para debater as 19 alterações no Plano Diretor. Após o anúncio, alguns jornalistas ficaram apreensivos, afinal de contas uma audiência explosiva, regada com nitroglicerina e interesses diversos, dentro de um plenário tão pequeno e fechado cheira a confusão, né não?

Plano Diretor 2
Mas que ninguém se engane, a situação hoje já é bem diferente da audiência pública de maio, que terminou em confusão, pancadaria, simulações (não, Paulo Félix, não estamos falando de você) e contusões. Como em um passe de mágica as coisas ficaram beeeem mais tranquilas. Mas como isso? – pergunta o leitor aí do outro lado do monitor. Política, meu filho, política.

Vizinhança
A Cooperativa Vida Nova procura novos terrenos na região para um novo empreendimento residencial. Ao que tudo indica, Aprígio deve aportar em Embu das Artes, mais precisamente próximo ao posto do km 22, onde sonha em fincar seu primeiro prédio fora de Taboão da Serra.

Somos tão jovens
O prefeito Fernando Fernandes separa todas as terças-feiras para visitar as obras que estão em andamento pela cidade. Durante a parada na obra da UBS do Jd. Novo Record encontrou uma moradora. Conversa vai, conversa vem, a moça disse que sua tia havia acabado de falecer:
– É prefeito, a vida é assim. Minha tia se foi nesse fim de semana – disse a moradora.
– Nossa, meus sentimentos. Mas o que aconteceu? – retrucou o prefeito.
– Ela já estava doente, era muito idosa, tinha 60 anos – explicou.
Indignado, o prefeito respondeu:
– Como assim, muito idosa? Eu estou com 62 e me sinto jovem. Agora você me deixou preocupado.

Queimado
O vereador Professor Moreira anda meio queimado com a imprensa regional. Durante seu mandato já discutiu feio com dois jornalistas, chamou um veículo de “jornaleco” e sempre que (não) pode que dar uma cutucada nos profissionais da imprensa. Na última sessão disse que o projeto que concedeu abono para o funcionalismo é “‘embromation’ que vai ser distribuído no fim de semana”.

Queimado 2
A posição desrespeitosa de Moreira com a imprensa já rendeu um protesto velado dos jornalistas. Durante um evento para a prestação de contas do seu mandato nenhum veículo de comunicação compareceu para cobrir a ladainha. Resumo da ópera: alguém aí ficou sabendo do tal evento? Nem eu!

Célebre frase
De Marcelo Yuka: “O sol invadiu a sala, fez da TV um espelho refletindo o que a gente esquecia”.

Segura peão!
Anota aí, um grupo de políticos está babando para realizar um rodeio em Taboão da Serra. Já foram conversar com duas empresas que organizam esse tipo de evento e querem trazer a festa de peão para a cidade em outubro ou novembro. O maior entrave é uma certa resistência da administração.

Gafe
Durante o encontro regional do Pros, o presidente do partido em Taboão da Serra, o vereador Marcos Paulo cometeu uma gafe daquelas. Emocionado com o plenário lotado, ele disse que gostaria de dar um beijo em cada um dos presentes. Virou aquela bagunça e um rapaz que estava na plateia gritou: “eu quero”. Brincando, Paulinho soltou essa: “olha aí, esse deve ser são-paulino”. O prefeito Fernando Fernandes, torcedor e conselheiro do São Paulo, convidado ilustre do evento, fuzilou o aliado com um olhar pra lá de reprovador.

Gafe 2
Na mesma reunião, o vereador de Carapicuíba, João Madeireira, usou a tribuna e, num momento não tão apropriado, começou a criticar os políticos (sim!) e disse que tentou diminuir os vencimentos do prefeito, dos secretários e dos próprios colegas em 20%, mas que a ideia (porque será?) não foi pra frente. O público presente aplaudiu a iniciativa, mas a classe política reunida no evento torceu o nariz para o vereador, que terminou a reunião isolado em um canto do plenário.

Olha o voto!

Sabe quem visitou a região no mês passado? É, Dr. Rey, candidato a deputado federal. Pasmem! O médico andou por quase duas horas pelo centro histórico de Embu das Artes acompanhado do vereador Carlinhos do Embu. Se ele vai conseguir pescar alguns votos por aqui, é difícil de saber, mas ele foi muito paparicado por moradores e turistas.

Capote
A vereadora Érica Franquini vem mostrando que é dura na queda. Literalmente, em algumas ocasiões. Ao deixar o Cemur, no Baile dos namoradores, promovido pelo Santuário Santa Terezinha, ela levou um tombaço na escadaria. Apesar do susto, ela machucou apenas o dedinho mindinho.

Quina
O PT da região irá lançar cinco candidatos para a disputa das eleições de outubro. Taboão da Serra fechou questão e para deputado estadual escolheu Wagner Eckstein. Já para federal, dois representantes da cidade: professor Moreira e o ex-vereador Macário, que anda quietinho, mas vem trabalhando na sua base, principalmente na periferia da cidade.

Quina 2
Já em Embu o bicho pega. Geraldo Cruz tentará a reeleição sem o apoio do ex-aliado Chico Brito. O prefeito de Embu das Artes manteve a candidatura do vereador petista João Leite, que ganhou força com o apoio da administração. A petezada jura de pés juntos que os dois têm condições de serem eleitos na região. O que o PT não quer, de jeito nenhum, é que os dois morram abraçados.

Sem candidatura
O vereador de Embu das Artes, Ney Santos, confirmou para amigos que desistiu de lançar seu nome a deputado federal. Agora ele busca reunir as lideranças de oposição para fazer frente ao PT na sucessão de 2016. E ele já recebeu convites para disputar a eleição municipal por dois partidos diferentes, um deles o PSDB.

Família
Quem também já confirmou seu nome na disputa de deputado federal é Anderson Nóbrega, presidente do Cats, irmão de Eduardo Nóbrega, presidente da Câmara e filho de Olívio Nóbrega, ex-vereador por seis mandatos. A candidatura será um termômetro da força do sobrenome Nóbrega em Taboão da Serra.

Na disputa
A vereadora Érica Franquini deve confirmar nessa semana sua candidatura a deputada federal pelo PDT. Apesar de estar no seu primeiro mandato como vereadora ela já planeja voos mais altos em sua carreira.

Separados no berço

Longe de parecerem irmãos gêmeos, mas Paulo Nobre, presidente do Palmeiras, guarda uma certa semelhança com o secretário de assuntos jurídicos, Joel de Sants, né não?

Apertem os cintos
O prefeito Fernando Fernandes já deu ordem a todos os seus secretários: economizem! A queda na arrecadação já é realidade, somente neste mês de junho Taboão da Serra deixou de receber R$ 5 milhões de repasse do ICMS. A previsão é que a receita com esse tributo diminua R$ 26 milhões até o final do ano.

Célebre frase
Do escritor irlandês, Oscar Wilde: “A cada bela impressão que causamos, conquistamos um inimigo. Para ser popular é indispensável ser medíocre”.

Colou
O vereador Marco Porta foi “nomeado” pelos seus colegas como Líder de Governo. Durante as sessões, os vereadores se dirigem a ele apenas pelo novo “cargo”. No fundo é uma brincadeira, porque o prefeito Fernando Fernandes mantém a posição de não ter um líder na Câmara, mas pelo jeito a brincadeira virou séria: todos os projetos de urgência chegam ao plenário através de Porta.

Lição
Dias desses, na comemoração dos 21 anos da GCM, um dos palestrantes começou sua apresentação quando percebeu que muitos no Cemur já estavam bem cansados. Foi quando teve um insight que fez todo mundo rir: “Fui dar uma palestra em outra cidade e perguntei quanto tempo eu tinha. Me disseram: “quanto tempo você quiser, depois de 20 minutos nós vamos todos embora”.

Slide 1
A Câmara Municipal realiza neste domingo, dia 29, às 9h30, a audiência pública para debater as alterações no Plano Diretor.

Slide 2
Na sexta-feira, dia 27, acontece o Baile da Terceira Idade no Cemur. Se preparem, a festa desta vez é temática, além do clima de festa junina, a Copa do Mundo, é claro, vai marcar o baile dos velhinhos.

Aquele Abraço
Nesse tempo longe dos nossos queridos leitores, um monte de abraços foram se acumulando, gente que lê e cobra a coluna mais atualizada. A todos, um sincero abraço e nos espere com mais frequência. Abraços e mais abraços para “o” cara que resolve: engenheiro Orlindo, fã da nossa coluna. Abraços também para o querido Mickele Neto, para o esbelto Boy e para o divertido e competente Rogério Balzano.

Mais abraços
Mais e mais abraços para a querida e quase “muda” Arlete Silva. Abraços para a petezada que não deixa a peteca cair: Jesuino Miranda, querido Jê, Professor Oderlan das Artes e para a sumida Márcia Regina, imperadora do Saporito. Abraços para Acácia Fernandes, para Neusa Brandão, para a aguerrida Neusa Kuruoka e para o vereador Marco Porta.

MP3
Esta coluna foi escrita, reescrita e rabiscada ao som da banda Charlie Brow Jr. E no repeat do som, a linda versão ao vivo de “uma criança com o seu olhar”, com Vanessa da Mata. Clica aqui pra escutar!

C'est fini
Amiguinhos, por hoje é só. Nos vemos em breve.

Notícias relacionadas