Após reforma geral, maternidade de Embu das Artes é reaberta
Após seis meses fechada para reforma, o prefeito Chico Brito entregou na manhã desta terça-feira, dia 20, a Maternidade Municipal Alice Campos Mendes Machado e PS Infantil em Embu das Artes. A readequação foi uma exigência do Ministério Público e custou aos cofres da Prefeitura R$ 400 mil. Moderno e preparado para oferecer às pacientes um atendimento humanizado, o equipamento já está funcionando com dois obstetras, um neonatologista, um anestesista, além de toda equipe de enfermagem.
Veja fotos da reabertura da maternidade
Alvo de muitas críticas, após anunciar o fechamento da maternidade para reforma, o prefeito Chico Brito, declarou que a medida foi necessária e urgente para garantir a segurança dos pacientes. “Não tem como fazer reforma em equipamento de saúde com ele funcionando, ainda mais em uma maternidade, o risco de acontecer acidentes e de pessoas morrerem é enorme. Falei que ia reformar a maternidade e concluir as obras até o final deste ano e estou cumprindo com a minha palavra, mesmo que muitos não acreditaram”, destacou o prefeito do município, Chico Brito.
A maternidade municipal passou por reforma geral, obras de impermeabilização da cobertura, reforma hidráulica e elétrica, na copa e cozinha, pintura geral, adequação dos leitos para o atendimento da Rede Cegonha, construção de novos consultórios e ampliação das salas de pré-parto, recepção, centros cirúrgicos e compra de novos equipamentos. Com um atendimento humanizado, a paciente pode ter um acompanhante desde a internação até a alta, inclusive na hora do parto, seja normal ou cesárea. A recepção também ganhou uma brinquedoteca.
“Na enfermaria passa a atender com 20 leitos, dois por quarto, com divisória e uma poltrona para o acompanhante. A sala de pré-parto passou de quatro para seis leitos […] Reforma no centro cirúrgico, temos uma sala para parto normal e outra para parto cirúrgico, que é a cesárea ou cirurgia ginecológica […] Vamos ter uma melhora na qualidade do atendimento, que hoje é a humanização, é a pessoa estar bem assistida tecnicamente e também ter o conforto da família acompanhando todo o trajeto dela, desde a internação até a alta”, esclareceu o diretor da maternidade, Egídio Malagoli Neto.
A maternidade continuará realizando cerca de 130 procedimentos mensais, entre partos e curetagens. O PS Infantil realiza cerca de cinco mil atendimentos mensais.
Serviço:
Maternidade e do Pronto-Socorro Infantil
Avenida Elias Yazbek, 1415, Cercado Grande/Embu das Artes