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Alça restrita a veículos leves é usada por caminhões em Embu

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Redação

24/10/2016 00:00
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A alça de acesso construída na rodovia Régis Bittencourt, na altura do km 279, na cidade de Embu das Artes, deveria ser utilizado apenas por carros, motos ou caminhonetes, porém nas últimas semanas a GAZETA flagrou caminhões e outros veículos pesados utilizando a via. O acesso a veículos grandes foi proibido pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), para evitar acidentes ou tombamento de cargas, mas as normas não estão sendo respeitadas. A alça serve para quem vem de Cotia, Osasco e Capital e precisa entrar na Régis, no sentido Curitiba.

A restrição aos caminhões ocorre pela probabilidade deles causarem acidentes na rodovia ou na descida da alça. Um outro motivo para a restrição, é que devido ao grande porte dos veículos pesados, as cargas carregadas podem acabar tombando.

A restrição aos caminhões ocorre pela probabilidade deles causarem acidentes na rodovia ou na descida da alça | Thiago Neme / Gazeta de S. Paulo

Segundo uma nota oficial da Artesp, além de evitar possíveis acidentes, um dos objetivos da restrição é melhorar a fluidez do tráfego e proporcionar mais segurança ao motorista.

Logo que foi liberada para o acesso, em março do ano passado, placas de sinalização foram instaladas ao longo do Rodoanel, para alertar os motoristas sobre as restrições da alça, mas elas não estão sendo respeitadas.

Na última terça-feira, a GAZETA flagrou em menos de 15 minutos, mais de cinco caminhões utilizando a alça de acesso. Além do risco de tombar com as cargas, os veículos são “pressionados” pela velocidade dos caminhões, aumentando ainda mais os riscos de acidente.

Ainda segundo a Artesp, a alça direciona os veículos leves a faixa da esquerda, onde eles estão em alta velocidade, ultrapassando o cerca de 90 km/h, e com a presença de veículos pesados, o risco de colisões é muito grande. A Agência de Transporte do Estado de São Paulo destaca que a saída 29 do Rodoanel, faz com que os veículos pesados caem na faixa da direita. Já os motoristas dos veículos leves, podem pegar a saída 30, que dá acesso a alça.

Procurado pela reportagem, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), não informou se existe fiscalização ou multa para os motoristas de veículos pesados que trafegam pela alça.

História. As obras da alça de acesso do Rodoanel, foram concluídas em 2010, mas só foi liberada para o uso em 2014. A alça custou R$ 20,3 milhões, e devido a problemas de sinalização, não foi inaugurada assim que concluída em 2010.

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