EM ALTA
Home

Jorge Costa prepara transição de governo e critica Chuvisco

5 min de leitura
Foto do autor

Redação

12/10/2016 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

O prefeito eleito de Itapecerica da Serra, Jorge Costa (PTB), concedeu nesta terça-feira, dia 11, a sua primeira entrevista coletiva após as eleições. Feliz com o resultado das urnas, uma vez que venceu com 49,57% dos votos válidos, Costa disse que pretende recuperar as finanças do município, realinhar o atendimento na saúde, além de tecer duras criticas ao atual prefeito, Chuvisco (PMDB).

Eleito pela quarta vez, Jorge Costa, falou da dificuldade encontrada nas finanças da cidade. “A partir de janeiro, iremos cortar algumas despesas durante uns três ou quatro meses, para fazer um caixa e recuperar a economia do município. O primeiro ano de governo será para colocar a casa em ordem e fazer a máquina pública andar, por que temos as ferramentas para isso”, disse.

Costa diz que faltou gerenciamento da atual administração e deu nota dois ao prefeito Chuvisco | Ricardo Lima

Uma dos principais problemas da cidade, a saúde, terá atenção especial. Jorge Costa disse que pretende recuperar e realizar melhorias no sistema público. “A área da saúde está destruída em quase todos os lugares do país, mas principalmente aqui, você não tem remédio, funcionário, atendimento, não tem as UPAs funcionando, o Samu e nem as UBS funcionando, então tem que revisar tudo isso. Tem que saber governar na crise”.

Na área da saúde, Costa disse que conversou com o secretário estadual de saúde, David Uip, e espera um apoio maior do Governo Estadual. Costa também elogiou os médicos cubanos que atendem em Itapecerica da Serra. “Andando pelas ruas a gente viu que eles são muito respeitados aqui na cidade”.

Costa promete fazer da saúde e seguranças as bandeiras principais do seu novo mandato. “Nós elegemos algumas áreas como saúde e segurança e serão nossas prioridade, além do saneamento básico. Vou me reunir com o secretário e ministro, porque já tem algumas emendas na área da saúde que vão sair em janeiro. Estamos estudando o que pode ser feito para a melhoria e atender as exigências da população. Mais para frente iremos criar uma ouvidoria para atender melhor as necessidades dos munícipes”, falou.

Sobre a transição de governo, Jorge Costa ainda não escolheu os nomes da sua equipe, mas criticou o prefeito Chuvisco. “Sabia que ia ser complicado, mas não tanto. Veja bem, quando eu sai deixei [o orçamento municipal]com R$ 400 milhões e agora é de R$ 360 [milhões], então a queda foi absurdo, não condiz com a nossa realidade. Tá caindo, tem que correr atrás. Chegou no fundo do poço”.

O prefeito eleito criticou a situação que o município se encontra. “Para o atual governo, eu dou nota dois, por que faltou trabalho e responsabilidade de [alguns] setores […] Nós temos que sair do que estava e voltar para o desenvolvimento. A locomotiva saiu do trilho. Não vou falar que o governo foi ruim, mas eu estou falando o que eu vou fazer e a situação caótica do município”, disse.

Costa ainda disse que não vai transformar a relação com Chuvisco em uma coisa negativa para a cidade. “Ele é meu amigo, uma boa pessoa, mas cometeu alguns erros em sua gestão e quem pagou o preço foi à população. Os munícipes podem esperar que vou colocar máquina para funcionar novamente.

Sobre Chuvisco, de quem já foi aliado político, Costa disse que faltou experiência. “Uma coisa que levo comigo que quem não administrou nada não serve para ser prefeito. Não adianta pegar quem nunca administrou nada e mandar cuidar da vida de 200 mil pessoas”. Durante a entrevista, o prefeito eleito citou diversas vezes a falta de gerenciamento da atual administração de Itapecerica da Serra.

De acordo com Jorge Costa, a formação do seu secretariado será pensada com sua equipe e com os presidentes dos partidos aliados. “Claro que todos os partidos que nos apoiaram terão espaço no governo, mas não vamos fazer loucura, algumas secretarias precisam e serão ocupadas por técnicos. Não vou nomear ninguém que não seja capacitado”.

Segundo Costa, apesar de não ter o seu secretariado montado, ele irá aproveitar, da atual gestão, apenas o secretário de financias, Antônio de Godoy. O prefeito eleito disse que pretende voltar com o Diário Oficial impresso e também criar, em um futuro próximo, a Ouvidoria do Município.

A questão financeira da prefeitura também preocupa Jorge Costa. “Não é só Itapecerica que passa por dificuldades, mas o Brasil inteiro. Várias empresas deixaram de prestar serviço porque não receberam e encontram dificuldade para renovar os contratos. Mas temos que encontrar fórmulas para que os serviços não parem; Temos também que trazer empresas para a nossa cidade”, comentou.

 

Notícias relacionadas