EM ALTA
Home

Número de mulheres eleitas aumenta apenas em Taboão da Serra

2 min de leitura
Foto do autor

Redação

03/10/2016 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Apesar de todos os esforços da justiça eleitoral para aumentar o número de mulheres ocupando cargos públicos, na região o desempenho feminino foi decepcionante. Apenas Taboão da Serra teve um aumento no número de cadeiras ocupado por mulheres. Embu manteve o mesmo número e Itapecerica continua com a sina de não eleger representantes do sexo feminino. Em Embu-Guaçu, Maria Lucia foi eleita prefeita, a única da região.

A próxima legislatura em Taboão da Serra terá quatro mulheres no parlamento, 30,% do total de cadeiras da Câmara Municipal. As vereadoras Joice Silva (PTB) e Érica Franquini (PSDB), foram reeleitas e Priscila Sampaio (PRB) e Rita da Saúde (PSDB) irão ocupar o cargo pela primeira vez. A atual legislatura conta com três mulheres, Luzia Aprígio, apesar de bem votada, não se reelegeu porque seu partido, o PEN, não atingiu o quociente eleitoral.

Rita da Saúde foi uma das surpresas dessa eleição, recebendo 2.138 votos | Eduardo Toledo

Embu das Artes manteve o número de mulheres no parlamento. Mesmo com o aumento do número de cadeiras, que passou de 15 para 17, apenas duas mulheres estarão na Câmara Municipal. Dra. Bete (PTB) foi reeleita, já Rosângela Santos (PT), surpreendeu em sua primeira eleição e foi a mais votada, com 3.356 votos. Já Rosana do Arthur (PMDB), apesar da boa votação, não conseguiu ser reeleita.

Para as mulheres de Itapecerica, pior resultado impossível. Nenhuma das 12 cadeiras do parlamento será ocupada por mulheres. Mas esse cenário não é novidade, na atual legislatura, nenhuma representante do sexo feminino faz parte da Câmara Municipal.

Embu-Guaçu elegeu apenas uma mulher para o parlamento, Márcia Almeida, do PSD, mas em compensação foi a única cidade da região que elegeu uma mulher prefeita da cidade, Maria Lucia obteve 35,69% dos votos válidos.

Em São Lourenço da Serra, apenas Fabiana do Pepê (SD) foi eleita. Em Juquitiba, também apenas uma cadeira para as mulheres: Cida Nunes do PTB.

 

Notícias relacionadas