Eleitores encontram muita sujeira nos locais de votação
O horário de votação mal tinha começado, neste domingo, dia 2, e as ruas dos colégios eleitorais e no entorno já estavam forradas de santinhos e revistas com propagandas dos candidatos em Taboão da Serra.
“É um desrespeito esse monte de lixo nas ruas, escorreguei, só não cai porque me apoiei na minha filha. Isso não é crime? Porque a polícia não faz alguma coisa para impedir isso”, disse revolta a aposentada Josefa Maria Gomes, 66 anos, moradora do Jd. Santa Cruz.
Boca de Urna
Apesar de ser proibido, é possível ver cabos eleitorais próximos às zonas eleitorais em busca de votos. Em alguns colégios, eles se aproximam de maneira discreta, e entregam o santinho com o número do candidato ao eleitor. Em outros pontos, a abordagem é direta.
Segundo o Código Eleitoral, é proiboda a arregimentação de eleitor ou fazer propaganda de boca de urna no dia da eleição é crime. A Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições), artigo 39, parágrafo 5º estabelece a punição de detenção de seis meses a um ano, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período, e multa no valor de 5 mil a 15 mil UFIR.
Trânsito
O tráfego também segue tranquilo na estrada Kizaemon Takeuti e avenida Antônio de Oliveira Salazar e também nas ruas dos colégios eleitorais.
Vale lembrar que o horário de votação termina às 17h, para votar é preciso levar o título eleitoral e um documento oficial com foto, ou na falta título, somente um documento de identificação com foto.