Pela manhã, votação segue tranquila na região do Pirajuçara
Até às 10h30 da manhã deste domingo, dia 2, a votação nos colégios eleitorais da região do Pirajuçara em Taboão da Serra, segue tranquila, apesar da grande movimentação de eleitores nos corredores das escolas. As sessões permanecem sem filas e não há registro de ocorrências e nem de urnas com problemas.
De acordo com a professora Gláucia Catarina Alves, apoio logístico na EE Dr. Reynaldo Nascimento Falleiros, Jd. São Salvador, a abertura da votação “foi tranquila, duas ou três sessões tiveram fila logo na primeira hora, mas depois normalizou e até o momento segue sem filas”.
Na EE Francisco Ferreira Paes, Jd. Mituzi, a votação também segue tranquila. O eleitor não precisa aguardar muito para votar, apesar de ser uma sessão com muitos idosos, devido a acessibilidade. “Votei tranquilamente, sem filas, sem complicações, é claro que eu trouxe uma colinha pra não demorar na cabina e provocar filas”, comentou dona Júlia Mercedes, 59 anos.
O mesmo clima de tranquilidade acontece no EE Edgar Francisco, Jd. Guaciara. “Foi muito rápido, entrei, entreguei o título e já votei. Sem fila, sem complicação”, disse o leitor José Carlos de Souza, 47 anos.
Vale lembrar que o horário de votação termina às 17h, para votar é preciso levar o título eleitoral e um documento oficial com foto, ou na falta título, somente um documento de identificação com foto.
Notícias relacionadas
Pela manhã, votação segue tranquila na região do Pirajuçara
Até às 10 horas da manhã deste domingo, dia 5, a votação nos colégios eleitorais da região do Pirajuçara em Taboão da Serra, segue tranquila. As sessões permanecem sem filas e não há registro de ocorrências.
De acordo com a diretora da Emef Antônio Fenólio no Pq. Jacarandá, Valdicea Cristo Trabach, a abertura da votação “foi tranquila, sem fila”. “O que está acontecendo muito, é que as pessoas não estão sabendo onde votar, mas nos pesquisamos e indicamos o local correto. Mas no geral está bem tranquilo”, disse.
Na EE Dr. Reynaldo Nascimento Falleiros, no Jd. São Salvador, o clima também é de muita tranquilidade. “Nenhuma ocorrência, tivemos apenas uma sessão que formou uma pequena fila, mas nada exagerado”, comentou o inspetor Gerson Ribeiro.
O mesmo acontece nas escolas Emef Ugo Arduini, em Vila Carmelina e na Emef Francisco Ferreira Paes, no Jd. Mituzi. “Logo que iniciou a votação formou uma pequena fila, temos uma sessão com muitos idosos, eles vieram cedo, mas agora está tranquilo. A sessão 109, tem cerca de 400 eleitores cadastrados, até agora 9h30, apenas 57 votaram”, disse a mesária Suzana Maedo, da Emef Ugo Arduini.
O tempo de votação de cada eleitor também está sendo rápido. Apenas uma ocorrência foi registrada na Emef Francisco Ferreira Paes, como explica a diretora Edir Borges da Silva. “Tivemos uma senhora que demorou pra digitar, o tempo esgotou e ela ficou nervosa. Mas é o sistema, nada pode ser feito, Mas a votação segue tranquila”, falou.
Sujeira
As ruas dos colégios eleitorais estão lotadas de santinhos com propagandas dos candidatos. Mas a sujeira se espalha por ruas e avenidas distantes desses colégios também. “Estou muita brava, a escola é bem longe da minha casa, e olha quanta sujeira no meu quintal”, disse a aposentada Maria Gomes.
Além da sujeira também existe o perigo de quedas, “uma senhora escorregou, ela não caiu porque se apoio em mim, que por sorte estava do lado dela na hora”, comentou Joaquim Xavier.
Apesar de ser proibibo, é possível ver cabos eleitorais em busca de votos próximo às zonas eleitorais.
Trânsito
O trágefo também segue tranquilo na estrada Kizaemon Takeuti e avenida Antônio de Oliveira Salazar. Nas ruas dos colégios eleitorais, o excesso de carro dos eleitores que chegam para votar, causa um pequeno congestionamento, mas nada que complique o trãnsito na região.
Vale lembrar que o horário de votação terminas às 17h, para votar é preciso levar o título eleitoral e um documento oficial com foto, ou na falta título, somente um documento de identificação com foto.
Notícias relacionadas
Pela manhã, votação segue tranquila na região do Pirajuçara
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
——————————————————–
Até às 10h deste domingo, dia 7, o clima de votação nos colégios do Jd. Trianon, Pq. Pinheiros CSU, Jd. Guaciara e Jd. Clementino é tranquilo. Na maioria das seções o eleitor não enfrenta fila. A votação tem sido rápida. Também não houve problema com nenhuma urna.
Assim que iniciou a votação, às 8h, fiscais do TRE passaram recolhendo santinhos de boqueiros que estavam próximos à EE Francisco D’Amico e Emef Paulo Freire, Pq. Pinheiros – CSU.
Foto: Liah Marques
Ruas do Jd. Saporito estão lotadas de eleitores, mas clima é de tranquilidade
Na escola Emef Machado de Assis, Jd. Trianon, as filas estão pequenas, a não ser na Seção 11. “Nessa seção tem muitos idosos, por isso é um pouco mais demorada. Muitos ainda se atrapalham, mas esta tudo dentro do cronograma”, disse um fiscal.
Na EE Edgard Francisco, Jd. Guaciara, a coordenadora da escola, Viviane, disse que tudo transcorre tranquilamente, o único inconveniente é a grande quantidade de papéis no chão (santinhos). As pessoas estão escorregando.
“Já tentamos limpar, até pegamos a vassoura, mas os papéis não saem, parece que estão grudados. Das 8h até agora, já vimos várias pessoas escorregarem e até caírem. Esse é o grande inconveniente”, disse Viviane.
Nunca é demais lembrar que para votar é preciso levar o título eleitoral e um documento oficial com foto, ou na falta título, somente um documento de identificação com foto.
Veja também
Sabe em que escola você vota? Confira aqui
Confira tudo sobre a votação deste domingo, dia 7
Conheça a história dos candidatos a prefeito em Taboão da Serra
Veja as charges dos candidatos a prefeito da cidade
Antes de votar, pesquiso sobre o seu candidato no site do TSE