Eleições acontecem no domingo, conheça os seis candidatos a prefeito
Da Gazeta de S. Paulo
A eleição para prefeito que acontece neste domingo, dia 02 de outubro, tem nomes conhecidos dos eleitores taboanenses. Dos seis candidatos, três são ex-prefeitos e um é ex-vereador. Se os nomes não são novidade, por outro lado, Taboão pode viver uma situação inédita, o segundo turno. Isto porque o município ultrapassou a marca de 200 mil eleitores (204.250) este ano.
A eleição pode ir para o segundo turno quando nenhum dos candidatos obtém no primeiro turno mais da metade dos votos válidos. Se acontecer, o segundo turno será realizado no dia 30 de outubro. Nas últimas eleições, em 2012, eram três candidatos: Fernando Fernandes (PSDB), José Aprígio (PSD) e Stan Szermeta (PSOL). Este ano além desses há ainda os ex-prefeitos Evilásio Farias (PSB) e José Vicente Buscarini, e o empresário Vitor Medeiros (PSL), que nunca exerceu um cargo público.
Fernandes foi eleito em 2012 com 60% dos votos válidos e busca a reeleição. O ex-vereador Aprígio foi o segundo colocado com 34% e Stan teve 5,2%. O ex-prefeito Evilásio Farias (2005 a 2012) é o único que até a tarde desta quinta-feira tinha a candidatura indeferida. Ele responde a um processo pela Lei Ficha Limpa. Pesa contra o candidato uma condenação em segunda instância de quando ele ainda era vereador do município, entre 1995 e 1996, quando teria recebido diárias da Câmara para participar de congressos fora da cidade.
Vereadores. Além do número de candidatos a prefeito ser o maior das últimas eleições, a quantidade de candidatos a vereador também aumentou. São 273 postulantes este ano contra 220, em 2012. A Câmara tem 13 vagas.