Stan divulga programa de governo para o trânsito e transporte
Nesta semana o Portal O Taboanense irá ouvir as principais propostas dos candidatos a Prefeitura de Taboão da Serra nas áreas de trânsito e transporte. A cada dia, sempre as quartas, quintas e sextas-feiras, dois candidatos por dia irão expor seus planos de governo aqui, para ajudar o eleitor a escolher o melhor nome para comandar a cidade nos próximos quatro anos.
Na quarta série de reportagens, o Portal O Taboanense perguntou aos candidatos: Caso o senhor seja eleito, pretende implantar o Bilhete Único? Como o Sr. vê a questão da municipalização da Régis Bittencourt, acredita que possa ser uma saída para melhorar o trânsito da cidade?
Trânsito e Transporte
A tarifa de transporte público municipal em Taboão da Serra está entre as mais caras do país, o que abriu uma discussão na cidade pela implantação do Bilhete Único. O candidato do Psol, Stan Szermeta, é a favor do benefício.
“Taboão da Serra não pode ficar na contramão da historia. É um absurdo pagar duas passagens, R$ 6 para ir e voltar dentro de Taboão para resolver qualquer problema, como ir ao banco, ao posto de saúde, ao cartório, ou fazer uma simples compra”, disse.
Stan quer que o benefício seja estendido para o transporte intermunicipal. “E não pode parar somente na questão municipal, é necessário levantar o debate regional sobre a integração entre o municipal e o intermunicipal, juntamente com os municípios da região e cobrar do governo estadual ações que venham resolver a devida integração da região do Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra com São Paulo”, declarou.
O trânsito é outro setor que é alvo de protestos e reclamações de passageiros e motoristas na cidade. A ideia de municipalizar a Régis Bittencourt surgiu como uma das alternativas para solucionar os constantes congestionamentos na rodovia.
“A municipalização da rodovia deve contribuir para equacionar o trânsito caótico e do transporte público. Com a municipalização da Régis Bittencourt é possível implementar faixas exclusivas para ônibus e linhas de ônibus expressas, que atendam os bairros mais distantes, desafogando as demais linhas, de modo que ele pegue os passageiros no Largo do Extra, e sem paradas, chegue aos bairros mais distantes. Isso exigira nova organização dos itinerários, fazendo os circulares ganharem velocidade , e atenderem melhor a população, principalmente na hora do rush”, concluiu o candidato.
Confira as principais propostas nas áreas de Trânsito e Transporte
• Auditoria da Concessão e contrato do Transporte Público (fim do monopólio Pirajuçara/Fervima, passe livre [estudantes, trabalhadores e desempregados], implementação do Bilhete Único, revisão do preço da passagem de ônibus);
• Gratuidade para 60 anos em diante;
• Ciclovia Taboão-Embu-SP;
• Municipalização do sistema de transporte;
• Reorganização das linhas de transporte municipal para melhor atendimento do município.
Próximos candidatos
Na quinta-feira, dia 29, o Portal O Taboanense irá divulgar as propostas para as áreas de trânsito e transporte dos candidatos José Aprígio (PSD) e José Vicente Buscarini (PV). Na sexta, dia 30, publicaremos o plano de governo dos candidatos Evilásio Farias (PSB) e Vitor Medeiros (PSL). Veja também as propostas dos candidatos nas áreas de segurança, saúde, educação, esporte/lazer e cultura.