Itapecerica: Só 29% do esgoto é coletado, restante vai para os rios
Coletar e tratar o esgoto deveria ser prioridade em uma cidade que fica em área de manancial, mas Itapecerica da Serra está longe do ideal. Mesmo com a melhora dos índices de saneamento, a cidade coleta somente 29% do esgoto que produz, e desses, trata 98%. Os dados são da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), referentes a 2015.
Segundo a Cetesb, a principal causa de poluição dos rios é o lançamento de esgotos domésticos sem tratamento. No município, a Sabesp é responsável pela coleta e tratamento de esgoto e o contrato renovado pela prefeitura prevê 100% de coleta e tratamento do esgoto até 2020. Sem a coleta e tratamento do esgoto adequado, o resultado é que a população fica exposta a doenças e com isso a procura por atendimento médico aumenta.
Como em outras cidades, as Unidades Básicas de Saúde sofrem com a falta de médicos, demora no agendamento de consultas e falta de remédios. Desde 1999, o município conta com um hospital geral, mas faltam leitos de UTI. A qualidade da saúde é queixa constante da população.