Embu das Artes: Segurança será prioridade em gestão de Geraldo Cruz
Gazeta de São Paulo e Portal O Taboanense
O ex-prefeito de Embu das Artes Gerado Cruz é o sexto entrevistado e fecha a série especial da Gazeta e do Portal O Taboanense com os candidatos à prefeitura de Embu das Artes. O ex-prefeito de Embu das Artes administrou o município em dois mandatos (2000-2008). O plano de governo do candidato é focado na saúde e na segurança.
Candidato, a atual gestão fechou a maternidade para uma ampla reforma. Qual a sua opinião sobre a medida, o que faria de diferente e qual a sua expectativa para a entrega do equipamento de saúde reformado?
Sou contra o fechamento da maternidade e de qualquer equipamento público. Obras em prédios hospitalares devem ser feitas por empresas especializadas, com medidas preventivas especiais em relação às obras, isolamentos, vedações, proteções adequadas, aberturas temporárias de circulação, reformando sem riscos aos pacientes. Minha expectativa é construir uma maternidade regional com 200 leitos e atendimento de alta complexidade em parceira com o Governo do Estado.
Recentemente foi inaugurada a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Embu das Artes. Em sua opinião, o equipamento é adequado para as necessidades dos moradores? Pretende ampliar ou qualificar o atendimento de urgência na cidade?
Vou qualificar o atendimento da UPA, garantir o funcionamento adequado com mais médicos, enfermeiros e condições de trabalho para todos os profissionais da saúde, em todos os prontos-socorros e em todas as UBSs da cidade. Vou garantir os insumos, medicamentos e equipamentos necessários para o bom atendimento da população.
Embu das Artes viveu a expectativa da implantação da Unifesp, a Universidade Federal, mas até agora esse projeto não saiu do papel. Essa é uma proposta que estará no seu plano de governo?
A retomada da discussão sobre implantação de uma Universidade Federal em Embu das Artes é uma meta do meu plano de governo. O primeiro passo será reiniciar as tratativas com a UNIFESP, mobilizar lideranças da região, empresários para elaborar uma proposta que tenha consenso entre todos e começar as articulações tanto no âmbito federal quanto estadual. Em paralelo, vamos analisar as propostas de universidades particulares que tenham interesse em se instalar em nossa cidade.
O Parque da Várzea do Rio Embu-Mirim é outro projeto que emperrou na atual administração. Caso o Sr. seja eleito, esse projeto terá a atenção devida para a sua inauguração?
A área destinada ao Parque da Várzea tem 1,6 milhão de m², maior que o Parque Ibirapuera, é um grande privilégio para nossa cidade ter uma área de lazer e preservação do meio ambiente dessa dimensão. Minha proposta é readequar o projeto para minimizar impactos ambientais e buscar parcerias inclusive junto à iniciativa privada que viabilizem esta importante área de lazer.
Grande parte do território de Embu das Artes está localizado em uma área de proteção de mananciais, o que dificulta a instalação de indústrias. Como o Sr. pretende aliar a questão do Meio Ambiente com o desenvolvimento econômico do município?
O desenvolvimento sustentável é o melhor caminho, ofertar áreas para instalação de empresas com atividades de baixo impacto e com produção limpa. Criar políticas para desenvolvimento de cadeias produtivas existentes na cidade, incentivando o empreendedorismo e a exportação. Fomentar a economia criativa, criar uma agência regional de desenvolvimento econômico para potencializar a atuação regional e a Embuturis empresa que irá fortalecer a relação entre os empresários do setor: hotéis, gastronomia, lojistas entre outros. Retomar a discussão do Polo Moveleiro, visando à sustentabilidade do setor.
Nos últimos anos houve um aumento do número de enchentes na região central de Embu das Artes. Quais serão as medidas tomadas para acabar com esse problema?
Na região central, assim como em toda a cidade, serão necessárias obras permanentes de combate e prevenção à inundações, como, por exemplo, desassoreamentos contínuos dos córregos Ressaca e Embu-Mirim, limpeza e manutenção constante das margens, controle e fiscalização para proibir a ocupação dos leitos dos rios. Vamos cuidar dos bairros, com operação cata-bagulho, manutenção dos córregos, varrição diária e regularização da coleta de lixo doméstico.
Quais são as principais propostas do seu Plano de Governo na área de educação?
Faremos um diagnóstico da estrutura das unidades escolares, levantamento da demanda por região, considerando creche e ensino fundamental. Nossa meta é alfabetizar todas as crianças até o 3º ano do fundamental II, implantar avaliação permanente e reforço escolar para melhorar a aprendizagem das nossas crianças. Garantir transporte, uniforme, material escolar, reformar as escolas e construir Centros Integrados de Educação.
Quais são as principais propostas do seu Plano de Governo na área de Saúde?
Minha primeira ação será garantir a entrega da cesta básica de remédios para a população, em todas as UBS’s, ampliar as equipes de saúde da família e não deixar faltar médicos. Garantir a entrega rápida de exames laboratoriais e de imagens. Estas ações serão executadas com recursos já destinados à Saúde e será ampliado se for necessário. Vou construir um centro de reabilitação para pessoas com deficiência de todas as idades e implantar o CAPS III Unidade de Acolhimento para Adolescentes Usuários de Álcool e Drogas.
Quais são as principais propostas do seu Plano de Governo na área de Segurança?
Saúde e Segurança são áreas prioritárias do nosso plano de governo. Vou implantar o Patrulhamento Moto Ronda Comunitário bairro a bairro e o Moto Ronda Escolar. Fortalecer e integrar as forças policiais da cidade para garantir segurança ao cidadão e combater o tráfico de drogas, modernizar a nossa GCM com aumento do efetivo, viaturas equipadas, motos e mais câmeras de vigilância. Junto com outras instituições vou construir uma nova sede para a GCM e para o Batalhão da PM. Investimentos em esporte, cultura e lazer também serão priorizados na estratégia para reduzir a violência na cidade.
O trânsito vem se tornando um problema para Embu das Artes nos últimos anos, principalmente após a inauguração do trecho Sul do Rodoanel. Quais medidas serão tomadas, caso o Sr. seja eleito?
Vamos desenvolver o plano de mobilidade urbana com a participação da população, qualificar as ligações entre os bairros, por meio de vias secundárias, construir ciclovias, melhorar a qualidade do transporte público, investir na qualidade do asfalto, garantir um tapa-buraco ágil e de qualidade e implantar novas linhas para atender os bairros afastados.
Para finalizar a nossa entrevista, gostaríamos que o Sr. deixasse uma mensagem para os moradores de Embu das Artes.
Vou deixar uma reflexão para os moradores de Embu das Artes – que cidade queremos para os nossos filhos e netos? Uma cidade segura, sem drogas e violência, uma cidade limpa e organizada? Então está em suas mãos garantir que isso aconteça. Não podemos retroceder, precisamos avançar na qualidade dos serviços públicos. Vote 13! Vote Geraldo Cruz.