Entrevistão: Aprígio tem como foco saúde e segurança em Taboão da Serra
Nely Rossany e Matheus Herbert, da Gazeta de S. Paulo
O candidato à prefeitura de Taboão da Serra, José Aprígio (PSD), é o quarto entrevistado na série especial sobre as eleições municipais da Gazeta. O ex-vereador e presidente de uma cooperativa habitacional, tem seu plano de governo focado na área da saúde, segurança e na geração de empregos.
Gazeta de S. Paulo- Na sua opinião quais são os principais problemas a serem enfrentados pelo próximo prefeito?
Taboão da Serra enfrenta hoje problemas em diversas áreas. A que mais preocupa e faz a população sofrer sem dúvidas é a área da saúde, em seguida a segurança, pois a cidade está com índices elevados de violência e também precisa com urgência criar incentivos para atrair novas empresas para a cidade e gerar empregos.
GSP- Quais são os principais pontos do seu plano de governo?
A nossa maior prioridade é a área da saúde. Vamos abrir imediatamente o pronto socorro Akira Tada e a UBS Jd. Helena que foram fechadas pela atual gestão. Além disso, vamos construir um hospital para a melhor idade e mais um pronto socorro infantil, reformar as unidades básicas e construir novas no Pq. Laguna, Jd. Jacarandá, Trianon e Saint Moritz. Na área de transporte público, vamos viabilizar o bilhete único e fazer estudo para viabilizar a tarifa zero, é possível através da busca de subsídios e já existem em mais de 12 cidades. Na habitação, vamos implantar o programa “casa pra quem não tem casa”, também temos propostas para as mulheres terem voz e vez no governo, e valorizar o funcionalismo público que sofre há décadas sem o reajuste salarial.
GSP- Uma das principais demandas das cidades é por vagas em creche. Como diminuir a fila de espera?
Vamos construir novas creches na cidade e também vamos ampliar a oferta de vagas através da realização de convênios com as entidades sociais, pois assim a criança terá mais oportunidade de ser cuidada perto de onde mora e com essa medida vamos zerar a carência de atendimento.
GSP- Outro desafio é investir na atenção básica da saúde. O que fazer para agilizar o atendimento nas UBS´s?
Como já mencionei anteriormente, a área da Saúde é a nossa maior prioridade. Nossa administração vai colocar a saúde de Taboão da Serra para funcionar de verdade, com a eficiência, agilidade, qualidade e o respeito que as famílias da nossa cidade merecem. Em nosso plano de governo, vamos estender o horário de atendimento das unidades básicas até as 21h e aos sábados, contratar mais médicos, e vamos implantar o Programa Fila Zero, um sistema que vai acabar com a demora excessiva de marcação de consultas e com as filas de espera.
GSP – O atual prefeito prometeu uma nova licitação do transporte municipal que incluiria melhorias como integração, novas linhas e renovação da frota. No seu plano de governo, essa mudança está inclusa?
Sim vamos viabilizar junto ao governo do Estado a implantação do bilhete único com integração ao sistema metropolitano.Temos propostas concretas para garantir a melhoria e a qualidade do transporte público municipal que tanto a nossa população precisa. Além de abrir a concorrência para atualizar a frota de ônibus e oferecer veículos com ar condicionado, tempo inferior de uso de 10 anos, para melhorar a qualidade como limpeza e segurança, equipados com câmeras de monitoramento. Vamos exigir da empresa licitada a reforma, cobertura e adequação de acessibilidade para os pontos de ônibus e também vamos implantar uma fiscalização rigorosa do funcionamento dos elevadores de acessibilidade para os deficientes que hoje passam por constrangimento e transtornos com os equipamentos quebrados. Nosso governo também tem como um das principais bandeiras viabilizar a tarifa zero em Taboão da Serra através de subsídios, hoje isso já é realizado em mais de 12 municípios do Brasil.
GSP – O trânsito de Taboão da Serra está cada vez mais caótico, tanto pelo aumento no número de moradores nos últimos anos, tanto quanto pela localização da cidade que é cortada pela rodovia Régis Bittencourt. Muito se debate sobre a municipalização da rodovia, essa decisão seria uma das soluções para ter mais fluidez no tráfego?
Sim, a proposta de municipalização da BR-116 no trecho de Taboão da Serra está no nosso plano de governo, pois com essa medida será possível fazer a construção de um túnel que ligue a Avenida Dr. José Maciel com a Rua Jovina Carvalho Dau; construir passagens de nível ligando a Avenida Laurita Ortega Maria no Parque Pinheiros com a BR-116 sentido Embu; ligar diretamente à Estrada Benedito Cesário de Oliveira à Avenida Castelo Branco para os condutores terem acesso à cidade de São Paulo e reestruturar o sistema viário do município para fluidez do trânsito nos bairros e nas principais vias de acesso.
GSP – Ainda falando em mobilidade, o atual prefeito acabou com as ciclovias do município, alegando não ter o número de ciclistas que justificasse a mesma. Na sua opinião as ciclovias deveriam voltar a serem implantadas?
A atual gestão tem como principal prática acabar com serviços essenciais para a população, dentre elas desativou a ciclovia na cidade. Em nossa administração, será essencial implementar uma nova malha de ciclovias, interligada com as de São Paulo, com a Avenida Eliseu de Almeida, garantindo assim um novo mecanismo de transporte. As ciclovias são uma cultura nova e por isso é preciso ser implementada para atrair novos adeptos, e este do papel do poder público.
GSP- Um dos problemas que mais assola a população são as enchentes, que voltaram a acontecer com mais frequência este ano, parte por conta das obras de canalização do córrego Poá no Centro. Você acredita que com a conclusão dessa obra, o problema estará resolvido?
Houve um erro na viabilização e construção do córrego que trouxe tanto transtorno e sofrimento para os moradores e comerciantes, inclusive com vítimas fatais. O descaso dessa atual gestão com os problemas de saneamento é identificável, como por exemplo, com esta obra. Nossa gestão fará um estudo para avaliar os impactos de uma obra repleta de erros e buscar soluções juntos aos governos do Estado e Federal para acabar de vez com as enchentes da cidade.
GSP- Nos últimos meses vimos crescer o número de ocupações irregulares na cidade. No seu plano de governo, quais as principais ações para construir novas moradias populares?
Em nosso governo teremos o compromisso de cuidar das pessoas, tanto na questão dos programas de interesse social, como na urbanização e recuperação de áreas degradadas, como parques e jardins. Entre as nossas principais propostas está a criação do Programa “Casa Para Quem Não tem Casa”. Também vamos garantir áreas com localização e infraestrutura adequada para a construção de novas unidades habitacionais de interesse social para atender a demanda.
GSP- O número de roubos cresceu até 42% no primeiro semestre deste ano em Taboão da Serra, se comparado com o mesmo período do ano passado. A atual administração investiu em bases móveis da Guarda Civil Municipal. Mas, não expandiu a central de monitoramento, que poderia ser uma arma de prevenção contra o crime. O que pretende fazer na área de segurança pública?
O aumento nos índices de violência registrados nos últimos anos em Taboão é o reflexo de que a área precisa de atenção. Vamos implantar em nosso governo programas municipais para combater o crime e a violência além de fazer projetos de prevenção. Implantar uma central de Monitoramento 24 horas na cidade está entre as nossas principais prioridades, com um sistema que seja integrado com as Polícias Civil e Militar.
GSP – Qual a sua mensagem para o povo taboanense?
É hora de mudança! Eu estou caminhando por toda a cidade junto com o meu vice Lune, apoiadores, candidatas e candidatos a vereador e estamos ouvindo do povo muitas reclamações sobre o comando da cidade. Nossa grande missão é resgatar o sistema público de Taboão da Serra e fazer funcionar de verdade. Da Saúde à Educação; da Cultura ao Esporte; da Mobilidade Urbana à Segurança, da Habitação à Sustentabilidade. Vamos fazer um governo inclusivo, para pessoas de todas as raças, de todas as crenças, de todas as idades, e de todas as classes. Sem medo e com coragem para mudar vamos escrever juntos uma nova história para Taboão da Serra!