Secretário de Governo vira mediador entre Câmara e prefeitura
O secretário de Governo, Cândido Ribeiro, é uma presença constante nas sessões da Câmara Municipal de Taboão da Serra, com a função de articular e mediar determinadas questões e situações entre o executivo e o legislativo. Nas últimas semanas, a sua função vem ganhando destaque e apoio do Legislativo.
Cândido Ribeiro comentou que o convite para ser “esse mediador” partiu do prefeito Fernando Fernandes e fala sobre sua presença na Câmara durante as sessões e lembra que essa é a primeira legislatura que mantém uma pessoa para fazer esse “trâmite” entre os poderes.
“O prefeito comentou que tinha a necessidade de ter uma pessoa ‘dele’ bem próxima dos vereadores, para que eles pudessem ter uma acessibilidade, tratar com rapidez rápida determinados assuntos. Enfim, para está próximo, porque essa Casa em determinados momentos os ânimos ficam exacerbados, alterados, eu procuro trazer razão para isso, conversar com os vereadores acalmar os ânimos para que não cheguem a um momento onde não tenha um retorno”, comentou.
Na prática, o secretário esclarece que sua função é acalmar os ânimos “se necessário”. “Agente está aqui para conciliar, tentar trazer a paz tanto para o governo como para a Câmara. A minha função é buscar a harmonia, nunca jogar a gasolina, antes tirar a gasolina das mãos dos vereadores. E é bacana, por que eu sinto o respeito deles por mim e eu respeito muito os vereadores, eu trabalhei muito tempo aqui e entendo as necessidades deles”, esclareceu Ribeiro.
A presença do secretário agrada os vereadores, como comentou o presidente da Casa, vereador Cido da Yafarma. “A presença do pastor Cândido aqui é muito importante. Ele sempre nos traz os projetos e algumas discussões do governo, de uma forma harmônica e independente. Ele exerce a função de acompanhar os trabalhos, levar ao governo o que acontece, as Ele nunca interferiu em nenhuma votação, apenas faz o intercâmbio entre o executivo e legislativo. É algo novo, e acho que a Casa ganhou muito com isso”, disse.
O vereador Eduardo Nóbrega citou na última sessão o bom relacionamento com Cândido para acalmar os ânimos em discussões mais exaltadas. “Várias vezes o Dr. Cândido nos aconselhou, mostrou o que era melhor para a cidade, nos colocou os pés no chão. Essa função é ingrata, muitas vezes acaba sofrendo pela diferença de posicionamento dos vereadores e o prefeito, mas consegue ser um ótimo articulador”.