População aprova e elogia desfile cívico no Pirajuçara
Apesar do tempo nublado e da chuva, cerca de 20 mil pessoas, público estimado pelos organizadores, acompanharam o tradicional desfile cívico de 7 de Setembro, que teve como tema Mitos e Lendas. O evento começou por volta de 9h e percorreu a avenida Fernando Fernandes, no Pirajuçara, em Taboão da Serra.
O desfile cívico é um evento tradicionalmente familiar, a alegria de ver o filho desfilar na avenida contagiou o público presente, apesar da chuva. Segundo a assistente social, Thais Carvalho de 40 anos, “esse ano o desfile está de parabéns, fazia muito tempo que não víamos algo bem feito e resgatando o patriotismo dos brasileiros”.
Todas as escolas receberam um tema e uma verba da secretaria de educação, e a partir disso os funcionários, professores e gestores das escolas participaram do desenvolvimento do tema, a criatividade e desempenho de cada apresentação empolgaram todos que assistiram.
As escolas foram divididas em cinco blocos e cada uma retratou o universo das lendas e mitos de todo o mundo. Abordaram temas consagrados, como os personagens do Folclore Brasileiro, como a Mula-sem-cabeça; a origem do universo, lendas africanas, europeias e indígenas. Os figurinos e adereços foram os destaques do desfile.
Para a babá Patrícia dos Santos Pacheco de 27 anos, o desfile é muito importante para resgatar o patriotismo e apreender um pouco sobre a história do nosso país. “Eu gostei das apresentações, as fantasias estavam bem criativas, foi muito bem organizado e apesar da chuva, as crianças seguiram animadas na avenida”, falou.
Apresentação de fanfarras dos alunos, do Centro de Convivência do Idoso, da Banda Racional e do Clube de Desbravadores Aventureiro Águia Real foi um show à parte na programação. O desfile também contou com a participação da Guarda Civil Municipal, Grupo Escoteiro Acácia, Grupo Escoteiros Taboão da Serra, Associação Taboão da Serra de Kung Fu Garra de Águi Lily Lau, Secretaria de Cultura e dos Legionários de Aço Moto Clube.
De acordo com a dona de casa, Roseane da Silva de 33 anos, o desfile desse ano foi muito bom e organizado. “Gostei dos temas abordados, das coreografias, das encenações resgatando o patriotismo. A alegria das crianças contagiou todos os presentes e aprendemos mais sobre a cultura brasileira, que foi apresentado de forma inteligente por todas as escolas”, comentou.
Segundo a assistente administrativo Edna Miranda de 33 anos, a população aprovou a volta do desfile na cidade. “Achei muito legal o desfile, os assuntos abordados fizeram as pessoas se interessar ainda mais pelas apresentações, foi uma injeção de ânimo para o público e teve o resgate de cidadania. O Desfile Cívico, com a participação da família, é muito importante na construção da educação e cidadania das crianças”, finalizou.