EM ALTA
Home

Eleitores de Taboão ainda não conhecem os candidatos

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

26/08/2016 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Matheus Herbert e Nely Rossany, da Gazeta de S. Paulo

Pouco mais de um mês para as eleições municipais e os eleitores de Taboão da Serra ainda não sabem quem são os candidatos a prefeito no município. A GAZETA foi às ruas na manhã da última quarta-feira, 24, e ouviu eleitores de várias idades que declararam não estar ainda preocupados com o próximo administrador da cidade. “Não sei nem quem são os candidatos, nem parei para pesquisar os políticos”, disse o aposentado e morador de Taboão da Serra, Osvaldo Tyski, de 64 anos.

Assim como o aposentado, a autônoma de 34 anos, Aline Almeida destacou que conhece no máximo dois candidatos. “Acredito que eu saiba uns dois políticos, mas não comecei a acompanhar nada”, disse. Este ano serão seis candidatos: o atual prefeito Fernando Fernandes (PSDB), o ex-prefeito (de 2005 a 2012) Evilásio Farias (PSB), o também ex-prefeito (último mandato de 1993 a 1996), José Vicente Buscarini (PV), o ex-vereador José Aprígio da Silva (PSD), Stanislaw Szermeta (PSOL) e Paulo Vitor Medeiros (PSL).

Os moradores Aline e Thiago não estão acompanhando os candidatos que disputam a prefeitura de Taboão | Thiago Neme / Gazeta de S. Paulo

A cidade conta com 204.250 eleitores, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além do prefeito, os taboanenses terão que escolher entre 273 candidatos para as 13 vagas na Câmara da cidade, cerca de 24% a mais do que nas eleições de 2012, onde 220 políticos concorriam ao cargo.

Assim como os eleitores mais velhos, os jovens de Taboão da Serra também não estão familiarizados com os candidatos. “Vou votar este ano pela primeira vez aqui em Taboão da Serra e confesso que não faço a mínima ideia dos políticos, preciso pesquisar”, disse o estudante de 19 anos, Tiago Xavier.

Já para a autônoma, Conceição Fernandes de 52 anos, muitos ainda não estão preocupados com as eleições. “Ainda não tive tempo para pensar nos candidatos e também nem estou interessada neste momento”, destaca.

Os eleitores de Taboão da Serra podem ter que votar pela primeira vez em um possível segundo turno. De acordo com o TSE, a cidade de Taboão da Serra ultrapassou a marca de 200 mil eleitores e isso possibilita a decisão pela primeira vez em um segundo turno. Porém, se o candidato conseguir mais de 50% dos votos válidos no primeiro turno, ele ganhará as eleições. O primeiro turno acontece no dia 2 de outubro e o segundo turno no dia 30.

Notícias relacionadas