Prefeitura lança livro feito por alunos sobre o Desfile de 7 de Setembro
A secretaria de educação de Taboão da Serra lançou na última terça-feira, dia 16, o terceiro livro da série sobre o trabalho desenvolvido no Desfile Cívico de 7 de Setembro. Com o tema Olimpíadas, a edição recebeu uma tiragem de cinco mil livros que serão distribuídos na rede pública.
A obra conta com 60 páginas, nas primeiras páginas uma coletânea de fotos do desfile de 2015 ilustra boa parte da publicação. Na segunda parte do livro estão publicadas poesias, textos e desenhos vencedores do concurso realizado entre alunos da rede municipal de educação. Mais de 25 mil alunos, matriculados do Jardim I ao 5º ano e da Educação para Jovens e Adultos participaram do concurso.
O evento que marcou o lançamento do livro contou com a presença de pais, alunos, professores e diretores. Pontuada por apresentações culturais, realizadas pelos próprios alunos, ganhou destaque a apresentação da fanfarra da escola Heitor Villa Lobos, que levantou o público presente.
João Medeiros, secretário de educação, falou como o projeto foi elaborado. “Esse é o terceiro livro que estamos lançando, a ideia é atrelar o que se estuda na escola, de determinado tema, que é desenvolvido também no Desfile de 7 de Setembro e depois vira esse trabalho dos alunos”.
Ainda de acordo com Medeiros, a iniciativa busca inspirar os alunos. “Nosso desejo com esse projeto é que os alunos possam um dia se tornar um escritor, em autores. Construtores e suas próprias histórias, de suas próprias vidas. O fundamental nisso tudo é mostrar que as pessoas têm condições e aumentar a autoestima dessas crianças, desses pais, dos professores e principalmente nossa”.
Os vencedores
Os trabalhos executados em sala de aula foram avaliados por comissões julgadoras e ficou a cargo de uma comissão externa composta pelas professoras Geneci Vergara Marques de Souza, da Faculdade Capital Federal (FECAF) e Cláudia Maria dos Santos Kawakami, do Colégio SER, ambas supervisionadas pela assessora de gabinete Maria Cecília Novello, fazer a seleção dos trabalhos finalistas que foram submetidos à votação popular, através do site EducaTaboão.