PM realiza reintegração de posse de terreno no Pq. Laguna
Uma reintegração de posse acontece desde às 6h da manhã desta quinta, dia 11, no Pq. Laguna em Taboão da Serra. No local, policias da tropa de choque e Guarda Civil Municipal acompanham o cumprimento de uma ordem judicial que determina a retirada de moradores de um terreno particular, na avenida Marechal Castelo Branco. Segundo informações, os barracos estão sendo derrubados com tratores.
O terreno foi ocupado por cerca de 2.500 famílias em maio. De acordo com a justiça, eles deveriam deixar o local até a data de ontem dia 10 de agosto. Como a ordem não foi cumprida, a polícia iniciou nesta manhã a retirada do grupo. Até agora, a reintegração acontece de forma pacífica, no local, cerca de 30 caminhões auxiliam com a mudança.
O terreno, que tem mais de 700 mil m², tem parte dele em Taboão e outra em São Paulo. Na manhã desta quinta, a reintegração de posse aconteceu apenas do lado de Taboão da Serra. Com isso, de acordo um Wagner Bagão, um dos representantes do grupo, "muitas famílias deixaram o local e foram para a parte que fica em São Paulo". No Pq. Laguna, as famílias ocuparam uma área de cerca de 25 mil m².
Tentativas frustradas. Contrários à ordem de reintegração de posse, o grupo se reuniu duas vezes com o prefeito Fernando Fernandes (PSDB). Também estiveram na Câmara Municipal e realizaram protestos na rodovia Règis Bittencourt. Nenhuma das ações conseguiu impedir a reintegração de posse na manhã de hoje.