Atleta taboanense de bocha vai disputar os Jogos Paralímpicos
A atleta taboanense de bocha, Evani Calado, de 26 anos, da Associação Paradesportiva Todos de Taboão da Serra (ATP) foi convocada pela Seleção Brasileira, para disputar os Jogos Paralímpicos de 2016, que acontece em setembro no Rio de Janeiro. Outros atletas renomados como José Carlos, Guilherme Germano, Maciel de Souza, Lucas Ferreira, Antonio Leme, Evelyn de Oliveira, Marcelo dos Santos, Dirceu José e Elizeu dos Santos, também foram convocados.
Ivani está na ATP desde 2010 e disputa os jogos na categoria BC3, onde o atleta conta com um auxiliar para ajudar durante a partida, o jogador atua através de um dispositivo para movimentar a bola. Ela já participou do Mundial na China e um torneio em Portugal. Foi campeã invicta, na categoria BC3, em 2014, ao lado de Danilo Xavier, e chegou as quartas-de-final do Campeonato Paulista de 2016. Ano passado, conquistou o Campeonato Brasileiro, em dupla e atualmente é trigésima oitava colocada no ranking.
A convocação reuni grandes nomes da bocha como Dirceu Pinto, Eliseu Santos e Maciel Santos campeões paralímpicos. Além de destaques dos Jogos ParaPan-Americanos de Toronto em 2015 como Antônio Leme, José Carlos Chagas, Lucas Ferreira de Araújo e Marcelo Santos, e os destaques nos campeonatos regionais e nacionais como Mateus Carvalho, campeão brasileiro na classe BC3, Luiz Humberto, campeão brasileiro na classe BC1, Evani Calado e Vanderleia Costa.
Em Londres 2012, a equipe conseguiu o melhor resultado brasileiro na modalidade em Jogos Paralímpicos, com três ouros e um bronze. Dirceu Pinto faturou o bicampeonato na classe BC4, enquanto Elizeu dos Santos ficou com o bronze. Juntos, eles conquistaram também o bicampeonato na disputa de pares. Maciel Santos ainda foi campeão na BC2.
A Bocha é uma modalidade paralímpica, sendo a mais inclusiva que existe, possuindo quatro categorias, que recebem os nomes de BC1, BC2, BC3 e BC4. No caso do BC3, o atleta conta com um auxiliar que ajuda na jogabilidade, com o jogador atuando através de um dispositivo para movimentar a bola.
Dez atletas de quatro classes da modalidade integram a lista:
José Carlos Chagas de Oliveira – classe BC1 – ADEFU/Uberaba-MG
Guilherme Germano Moraes – classe BC1 – SMEL/Mogi das Cruzes-SP
Maciel de Souza Santos – classe BC2 – SMEL/Mogi das Cruzes-SP
Lucas Ferreira de Araújo – classe BC2 – ANDEF/Niterói-RJ
Antonio Leme – classe BC3 – APBS/Guarujá-SP
Evelyn de Oliveira – classe BC3 – SESI/São Paulo-SP
Evani Calado – classe BC3 – APT/São Paulo-SP
Dirceu José Pinto – classe BC4 – TRADEF/Mogi das Cruzes-SP
Elizeu dos Santos – classe BC4 – TRADEF/Mogi das Cruzes-SP
Marcelo dos Santos – classe BC4 – ADFP/Curitiba-PR