EMI Jurema transforma vida de pais e alunos do Pq. Pinheiros
Vera Sampaio
A Escola Municipal Infantil (EMI) Jurema, localizada no Pq. Pinheiros, completou um ano, de lá para cá, muita coisa mudou na rotina dos pais e dos 300 alunos atendidos pela escola.
Pérola Sobral do Carmo, de 2 anos, mora no Pq. Pinheiros é uma das alunas da EMI Jurema. “Antes de ir para escola [da Prefeitura], Pérola ficava em uma escola particular. Só que estava ficando muito apertado pra eu pagar a escolinha. Como meu marido ficou desempregado, ela começou a ficar em casa com ele até sair a vaga na escola”, relembra Joyce Cristina da Silva, mãe de Pérola.
Com a inauguração da escola, a rotina de Pérola mudou. Matriculada no mini maternal, a garota fica na EMI Jurema em período integral, onde participa de diversas atividades lúdicas e educativas. “A Pérola ama ir para a escola. Antes ela era muito acanhada. Agora que está indo para escola está falante, me conta tudo o que aconteceu”, afirmou. “No dia que, por ventura, acaba perdendo a hora, ela fica estressada e chorosa. Ela gosta demais de lá, das tias e dos amiguinhos”, declarou.
Joyce ainda cita o diferencial da EMI Jurema. “A escola realmente é muito boa. A preocupação das diretoras, de estar na escola às 7h, sorrindo e desejando ‘bom dia’ para todos os pais, é um diferencial. Ao meu ver a escola é uma das melhores da região e olha que entendo porque tenho três filhos”, finalizou.
Participação dos pais
A diretora da escola, Débora Azevedo, relembra que a instituição “escola” é uma construção coletiva. “Sempre digo que, quando assumi a EMI Jurema, me entregaram apenas o prédio, com os móveis. A escola, propriamente dita, esta sendo construída ao longo do tempo com trabalho”, disse.
Débora Azevedo, que já foi diretora da EMI Mingau é funcionária de carreira da Prefeitura. Começou como ADI (Auxiliar de Desenvolvimento Infantil) na EMI Tio Barnabé. Posteriormente fez magistério, se formou em pedagogia e fez especialização em Alfabetização e Letramento e em Psicopedagogia. “A EMI Jurema foi praticamente um presente. Aqui pude conhecer pessoas novas. Fomos muito bem recebidos e acolhidos por toda a comunidade. Os pais são extremamente participativos. Para ter ideia, cada sala de aula tem uma TV que foi doada pelos pais. Então, esta parceria com a comunidade está trazendo bons muitos”, ressalta.
Serviço:
EMI Jurema
Rua Mario Latorre, 248, Pq. Pinheiros
Telefone: (11) 4138-4642