Prefeitura intensifica ação com moradores de rua nos dias frios
Uma das maiores preocupações da Prefeitura de Taboão com a chegada do inverno, como a onda de frio que atingiu toda a região essa semana, é em relação à população em situação de rua. De acordo com a secretária de Assistência Social Arlete Silva, o município tem atualmente 80 pessoas nesta situação. “Todos adultos, 99% deles são homens. Graças a Deus, não temos nenhuma criança”, esclarece.
O Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), ligado à Secretaria de Assistência Social (SAS), realiza a Ação Inverno. “Sempre que os termômetros atingem a marca de 11ºC, a equipe de abordagem social se reúne a partir das 6h da manhã e leva aos moradores em situação de rua chocolate quente, pão com manteiga e cobertores”, comenta a coordenadora do CREAS Nice Mello.
Quem quer sair da rua é encaminhado para a ACVTS – Associação do Corpo de Voluntários de Taboão da Serra, um abrigo conveniado com a prefeitura onde eles podem dormir. Ou vão para o Centro POP, que é permitido apenas passar o dia. Lá a pessoa toma banho, tem o café da manhã, almoço e pode lavar as roupas. A equipe possui uma Van para transportá-los.
A iniciativa busca intensificar a assistência aos moradores em situação de rua e conta, com acolhida, alimentação e higiene. Nem todas as pessoas nessa situação que querem deixar as ruas. Ezequiel Dias (36), era garçom, antes de ir para as ruas, onde vive há mais de 5 anos, após se envolver com drogas.
Dias vivia na Cracolândia em São Paulo, antes de chegar a Taboão da Serra, no Centro POP. Apesar de ter uma família de acordo com ele “bem estruturada em Minas Gerais”, ele gosta de viver como está “livre”. Mas ele tem um sonho de conseguir fazer sucesso com sua música, ele também faz grafitte.
Emerson Ramos, 42 anos, mora há um ano e meio nas ruas, e afirma que não quer sair. “Não quero sair da rua. Na rua conheci muitas pessoas boas”, disse. Ramos tem o sonho de um dia escrever um livro. “A fé nos motiva a viver… no Centro POP, foi onde eu percebi que o ser humano tem o seu valor”, escreveu em um dos seus poemas.
Em Taboão da Serra, a temperatura mínima prevista para a madrugada deste sábado, dia 11, é de 5ºC com máxima de 15ºC. Para o domingo, dia 12, os termômetros devem cair para 4ºC e na segunda 3ºC, com máxima nos dois dias de 16ºC.
ACVTS
A Associação do Corpo de Voluntários de Taboão da Serra (ACVTS), atende adultos de ambos os sexos que vivem em situação de rua na cidade. Localizada no Jd. Suiná, o abrigo em parceria com a Prefeitura, disponibiliza 25 vagas, sendo 21 masculinas e 4 femininas. “99% dessa população é formada por homens”, esclarece a secretária Arlete Silva.
Para conseguir uma das vagas é necessário ser encaminhado pelo CREAS, via Centro POP. O morador pode permanecer no local, por seis meses, dependendo da situação, o prazo pode ser estendido.
No abrigo é permitido dormir, lá eles tomam banho, recebem todas as refeições, lazer, orientação social e psicológica. O objetivo é reinserir essas pessoas em seus âmbitos familiares, além de criar meios para que elas retornem ao mercado de trabalho, à sociedade. Recebem atendimento psicossocial, informações sobre saúde, higiene, direitos adquiridos, entre outras informações.
“As pessoas que vem pra cá, elas tem o desejo de sair da situação de rua… Após ser encaminhado do Centro POP, o pessoal daqui vai trabalhando as demandas, como documentação, o equilíbrio psicológico e emocional, depois os encaminhamentos. A pessoa que mora na rua perde a referência, o cuidado com si mesmo, a identidade, é necessário fazer o resgate”, explica a psicóloga do ACVTS, Luciana Batista dos Santos.
Centro POP
O Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP) presta atendimento para adultos em situação de rua, onde eles podem passar o dia. O equipamento conta com psicólogos e assistentes sociais.
O local funciona como um Centro Dia, lá a pessoa pode tomar banho, tomar café e almoçar, também há um espaço para leitura, uma sala de TV e uma lavanderia, onde a própria pessoa pode lavar suas roupas. O equipamento funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h.
A unidade disponibiliza diversos serviços, como acompanhamento psicológico, assistência social, terapia ocupacional e educação para uma vida mais saudável, tratamento médico e odontológico. São também desenvolvidas atividades como passeios, sessões de cinema entre outros.
Serviço
CREAS – Serviço de Abordagem Social
Rua Henrique Moraes Camargo, 112 Jd. São Paulo – Taboão da Serra
Telefone: 4139-1105/ 4138-7155
Centro POP
Rua Izaura da Silva Camargo, 49 Jd. São Paulo – Taboão da Serra
Telefone: 4787-0200
ACVTS
Rua Albano Leite da Fonseca, 220 Jd. Suína – Taboão da Serra – SP