Moradores flagram furtos, mas não denunciam à polícia
Matheus Herbert e Nely Rossany, da Gazeta de S. Paulo
Os moradores e comerciantes do Jardim Maria Rosa, em Taboão da Serra, afirmam que os roubos e furtos têm crescido no bairro nos últimos meses. Na última semana, um vídeo divulgado no Facebook e através de grupos do WhatsApp, tem levado a população ao pânico ao mostrar em plena luz do dia um homem furtando um veículo estacionado na avenida Vida Nova, que desemboca na rodovia Régis Bittencourt (BR-116), que liga a cidade de São Paulo ao Paraná.
A filmagem de aproximadamente dois minutos, feita através de uma janela por um morador de um dos condomínios do bairro, mostra um homem saindo de um veículo preto e furtando um carro branco que estava estacionado na avenida. O homem entra e sai do carro de um comparsa duas vezes. Após retirar um objeto de dentro do veículo estacionado, o homem corre pela calçada, em meio a pedestres, entra novamente pela porta do passageiro do carro preto e foge pela rodovia.
Nas redes sociais, os internautas se revoltaram com a ação do morador, que filmou mas não gritou ou acionou as autoridades. “A pessoa não ligou pra PM ou para a GCM? Poderia ter acionado as autoridades para impedir a ação dos criminosos. Poderia pelo menos ter tentado anotar a placa. Infelizmente se preocupou mais em filmar do que ajudar”, postou Silva de Moura, no Facebook, no dia 2 de junho.
A publicação feita na página “O Grito – Taboão da Serra”, em menos de 24 horas, alcançou mais de 200 curtidas, 400 compartilhamentos e 120 comentários.
A discussão sobre a violência no bairro tomou conta das redes sociais, dos condomínios e dos comerciantes que trabalham na região. “Toda semana ficamos sabendo de furtos e roubos nessa avenida. Estou há um ano como gerente desta unidade e vejo furtos diários aqui da loja”, disse a gerente do mercado Extra, Priscila Beles.
Mesmo com tantas testemunhas de furtos, somente dois boletins de ocorrência foram registrados no bairro, nos últimos dois meses. De acordo com a assessoria de imprensa do 36º Batalhão da Polícia Militar, responsável pela área, rondas são feitas diariamente no local, porém há poucos registros de ocorrência. A PM destaca ainda que o registro nas delegacias é de extrema importância, justamente para mapear os bairros mais perigosos o e assim reforçar as rondas.
Já a Guarda Civil Municipal (GCM) de Taboão da Serra, destacou que tem ciência dos fatos e que o monitoramento do bairro foi reforçado. Ainda segundo a GCM de Taboão da Serra, o morador que presenciar um caso de roubo ou furto, deve ligar para o 153 e relatar o caso no exato momento da ocorrência.