Secretário: crise causa queda de arrecadação em Taboão
A crise econômica e política que assola o país começa a ter reflexos em Taboão da Serra. Em maio o município apresentou queda na arrecadação de repasses importantes como o ICMS e o Fundo de Participação do Município. O secretário de finanças da cidade, Adelço Buhrer Junior, disse que a situação é “preocupante”.
O repasse do ICMS caiu R$ 1,4 milhão apenas em maio. Segundo Adelço, a diminuição do consumo em todo do Brasil faz com que a arrecadação e o repasse desse imposto para a cidade seja menor. “É uma das principais fontes de arrecadação dos municípios, isso está afetando o nosso orçamento, temos que enxugar os nossos gastos”.
Adelço afirmou que dificilmente o município irá arrecadar o previsto no orçamento. “É uma crise que atinge todo país, mas quem vem sofrendo as consequências de forma mais intensa são os municípios que dependem dessas arrecadações para continuar com seus investimentos”, lembrou.
O repasse do Fundo de Participação do Município também vem caindo nos últimos meses. Apesar da crise, Adelço garante que o pagamento de todos os fornecedores estão em dia e que não existe risco de atraso no pagamento dos vencimentos do funcionalismo. “Estamos nos programando, o prefeito Fernando Fernandes vem mantendo investimentos na cidade e também garantindo o pagamento em dia do funcionalismo”.