EM ALTA
Home

Milhares de fiéis celebram Corpus Christi em Taboão da Serra

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

27/05/2016 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Pelo 23º ano consecutivo, Taboão da Serra realizou a já tradicional confecção dos tapetes de Corpus Christi. Mais de 700 pessoas trabalharam desde a madrugada na montagem de 120 temas que ocuparam as ruas do Pq. Santos Dumont e Vila Santa Luzia. Um tapete de tecido foi estendido pela rua do Tesouro e Jovina de Carvalho Dáu.

Neste ano, o Santuário Santa Terezinha, responsável pela organização do evento, alterou o horário da procissão e da missa. “Resolvemos fazer uma experiência, adiantamos para às 15h a procissão e logo em seguida a missa, queremos trazer mais famílias para a celebração dessa importante data”, disse Monsenhor Aguinaldo.

Procissão aconteceu mais cedo neste ano, iniciativa agradou os fiéis | Eduardo Toledo

E a mudança de horário levou um número grande de fiéis para as ruas. A procissão, segundo os organizadores, contou com mais de duas mil pessoas. A missa no santuário também ficou lotada. “A festividade de Corpus Christi é quando nós homenageamos Jesus Eucarístico e tudo  foi preparado com muito carinho  e envolveu todas as pastorais, crianças, jovens, adultos idosos, teve um grande envolvimento de todos”, lembrou o Monsenhor.

Um dos destaques neste ano foi a maior participação dos jovens na preparação dos tapetes. Denis da Silva Nunes, líder dos jovens no Santuário, disse que sua equipe ficou responsável por 550 metros de tapete, entre serragem e tnt (espécie de tecido). “É um trabalho pra gente lembrar o feito de nossa fé, que é a eucaristia, para lembrar o corpo de Cristo”.

Entre os temas abordados pelos jovens e adolescentes, chamou a atenção dos fiéis o tapete onde eram colados pedidos das pessoas que passavam pela rua. “Retratamos a porta da misericórdia, todos que passam acolhemos os pedidos e colocamos ali, acreditando na misericórdia de Deus”, explicou Denis. Outro tema que ganhou destaque nos tapetes foi a jornada mundial da juventude.

noticias relacionadas

Moradores de diversos bairros acompanharam as festividades de Corpus Christi. José Carlos de Macedo, do Pq. Assunção, disse que acha bonito os tapetes e todos os anos tenta acompanhar. “Sou católico, mas é difícil ir a missa, acho que essa é uma oportunidade de me aproximar de Deus e da minha fé”, disse.

Já a moradora do Pq. Santos Dumont, Jaqueline Almeida Rocha, diz que a celebração de Corpus Christi é o evento católico mais importante pra ela. “Desde pequena a gente participa em outras cidades do interior, agora estou morando aqui e fiquei impressionada com os tapetes, muito bonito mesmo”.

O evento é organizado pelo Santuário Santa Terezinha e conta com o apoio da Prefeitura de Taboão. Para a confecção dos tapetes e para a procissão foram interditados trechos da rua do Tesouro, da Jovina de Carvalho Dáu, Ernesto Capelari, Senador Felinto Müller, Avenida Armando Andrade, rua do Carmo e parte da rua Thereza Maria Luizetto.

História

A celebração de Corpus Christi (Corpo de Cristo) surgiu no período da Idade Média. Desde então, são realizados, além da confecção dos tradicionais tapetes ornamentais, a missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. Quarenta dias depois do Domingo de Páscoa é a quinta-feira da Ascensão do Senhor. Dez dias após, o Domingo de Pentecostes. O domingo seguinte é o da Santíssima Trindade, e, na quinta-feira, é a celebração do Corpus Christi. É uma das mais tradicionais festas do Brasil, além de ser comemorado no país desde a chegada dos portugueses.

 

Notícias relacionadas