Embu lança campanha de Apadrinhamento Afetivo
Crianças ou adolescentes que vivem em abrigos, mas com poucas chances de serem adotados, podem ser apadrinhados, em Embu das Artes. A Promotoria de Justiça e a Prefeitura por meio da Secretária de Assistência Social lançaram, na nesta terça-feira, dia 24, uma campanha para incentivar as pessoas a acompanhar uma criança ou um adolescente nessa condição.
De acordo com o prefeito de Embu das Artes, Chico Brito, haverá outro encontro com líderes religiosos e comunitários para promover ainda mais o projeto pela cidade. “No momento, ainda não posso apadrinhar uma criança, por que estou em processo de adoção de duas meninas. Mas é importante incentivar. Espero me tornar um padrinho do Programa Apadrinhamento Afetivo”, disse.
Segundo informações, há 35 crianças e adolescentes vivendo no abrigo e, destes, 18 podem ser apadrinhados. Os interessados precisam passar um período visitando o abrigo, para criar vínculo com a criança. Uma assistente social vai até a residência que irá receber o apadrinhado e, se tudo estiver adequado, a criança sai com termo de responsabilidade.
Para apadrinhar, é necessário ter mais de 18 anos, participar das oficinas e reuniões com a equipe técnica do projeto, apresentar toda a documentação exigida, consentir visitas técnicas na residência, respeitar as regras e as normas colocadas pelos responsáveis do projeto e dos abrigos. Quem estiver no cadastro para adoção não pode participar. O padrinho ou madrinha poderão apadrinhar somente uma criança ou um adolescente.
Segundo a promotora de Justiça, Juliana Magalhães, o propósito do projeto é achar padrinhos e madrinhas para crianças e adolescentes carentes que sofreram traumas familiares. “O programa é muito pouco divulgado. Meu desejo é que tenhamos uma sociedade mais solidaria e sem preconceitos, para que eles tenham essa referência familiar através do apadrinhamento”, declarou.
Diversas autoridades estiveram presentes no evento como os vereadores Rosana do Arthur, Edvanio Mendes e Clidão do Táxi, a secretária de assistência social Roberta Maira, Alice Lima do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e Fátima Rocha do Grupo de Apoio à Adoção de Embu das Artes.
Serviço:
Campanha de Apadrinhamento Afetivo em Embu das Artes
Requisitos:
– Ter mais de 18 anos
– Residir, preferencialmente, em Embu das Artes e Região
– Possuir ambiente familiar receptivo
– Ter a concordância do cônjuge/ companheiro (a) e da família
– Não estar no cadastro de adoção
– Não possuir pendência judicial que envolva crianças e adolescentes. Haverá uma entrevista psicossocial e visita domiciliar. Também será encaminhado à Vara da Infância e Juventude um relatório com documentos para habilitação do padrinho.
Documentação:
– Cópia do RG e do CPF
– Cópia do comprovante de residência
– Atestado de antecedentes criminais
Horário de atendimento na Creas: segunda a sexta, das 8h às 16h30.
Endereço: rua José Alencar, 61, Jardim Maranhão (próximo ao Centro)
Informações: 4704-0438 e 4241-9616 ou no portal www.embudasartes.sp.gov.br