EM ALTA
Home

Embu oferece transporte gratuito para 4 mil estudantes

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

12/05/2016 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Sandra Martins

Desde 2009, milhares de alunos da rede municipal de Educação são transportados diariamente de casa para a escola na ida e na volta. Além do kit de material escolar completo, uniforme e merenda, os estudantes que moram a mais de um quilômetro da escola contam também com esse benefício. O transporte escolar porta a porta visa garantir o acesso e permanência aos estudantes na rede de ensino da cidade.

Este serviço foi implantado no município pelo prefeito Chico Brito através da Secretaria de Educação. Antes, o transporte já existia, um micro-ônibus saia de um ponto pré-determinado no bairro e levava as crianças para as escolas da região. Há 8 anos, o serviço foi ampliado através de cooperativas de transporte escolar e hoje utiliza também vans. A frota foi modernizada para oferecer à comunidade um serviço com segurança, conforto e confiabilidade. Além disso, passam por vistoria da Secretaria de Trânsito que avalia os itens de segurança.

São 132 veículos, sendo 127 vans, e cinco micro-ônibus da prefeitura que atendem a 24 escolas municipais da rede direta | Divulgação

Hoje, são 132 veículos, sendo 127 vans (veículos de empresas contratadas através de pregão), e cinco micro-ônibus da prefeitura que atendem a 24 escolas municipais da rede direta, transportando mais de 4.400 alunos diariamente. Além disso, o serviço também contempla mais de 200 estudantes com necessidades especiais, que são transportados para as escolas da rede e para o Centro Educacional Municipal Armando Vidigal, que prioriza a educação de crianças e jovens com deficiência.

Segundo a Secretaria de Finanças, são investidos mensalmente R$ 550 mil mensais para o transporte de alunos deficientes e outros R$ 675 mil para o transporte dos demais estudantes. Os recursos são todos advindos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

O serviço é da rede municipal e gratuito. Para solicitá-lo, os pais ou responsáveis devem se dirigir à secretaria da escola que o filho estuda e preencher uma solicitação com as especificações necessárias.

Caso o responsável note alguma irregularidade no veículo de transporte escolar, deverá denunciar ao órgão fiscalizador pelos telefones: (11) 4785-3610/3639, números que também devem estar afixados, de forma visível, nos próprios carros de transporte. As denúncias são recebidas pela controladoria de transporte público e repassadas para a fiscalização que, de imediato, se desloca até o local para averiguar a veracidade e tomar as medidas cabíveis. Os pais e responsáveis, podem ainda procurar a Ouvidoria da Prefeitura pelo telefone 0800-7704114 ou outros canais (veja aqui).

 

Notícias relacionadas