Obra da Etec Taboão da Serra ganha ritmo e já instala estruturas
As obras de fundação da Etec Taboão da Serra já estão terminadas. A construtora responsável pela obra já iniciou a instalação das primeiras lajes pré-moldadas nesta semana. A construção da caixa d´água que irá abastecer os dois prédios já foi concluída. A expectativa é que a Escola Técnica seja inaugura ainda neste ano.
A Etec de Taboão da Serra está sendo construída em um terreno entre a escola estadual Wandick de Freitas e a sede da prefeiyura municipal, no Pq. Assunção.
Segundo o prefeito Fernando Fernandes, o Governo do Estado trabalha para que o primeiro vestibular aconteça ainda neste ano e as aulas em 2017. “Essa é uma obra muito grande, vamos ter aqui uma escola de referência, que irá trazer oportunidades de ensino técnico para nossos jovens já no próximo ano”.
A obra está orçada em R$ 11 milhões e serão erguidos dois prédios de quatro andares. Os prédios abrigarão salas de aula, laboratórios, parte administrativa e duas quadras cobertas nos andares superiores. A expectativa é que a unidade tenha espaços pedagógicos, como salas de uso múltiplo, sala de leitura e laboratórios de química e de informática.
Para o prefeito Fernando Fernandes, a Etec de Taboão da Serra será uma importante referência de educação técnica de qualidade no município. “A educação é a nossa prioridade e a o ensino técnico é o que muitos jovens procuram para já sair com um trabalho garantido, a Etec será um importante instrumento na formação dos nossos alunos”, afirmou.
A Etec deverá atender 945 alunos em nove salas de aula e contará com todos os componentes de acessibilidade, que inclui rampas de acesso entre os pavimentos, corrimãos, piso tátil e sinalização adequada. A obra está sendo custeada pelo Fundo para o Desenvolvimento da Educação (FDE) com a supervisão do Centro Paula Souza.
A grade curricular ainda não foi totalmente definida, mas no ano passado, durante visita a Taboão da Serra, o governador Geraldo Alckmin admitiu que os cursos serão voltados para atender a demanda das empresas da região. Entre os cursos que devem ser ministrados na unidade estão os de química, automação industrial e informática, além do ensino médio.
No ano passado a deputada Analice Fernandes disse que a Etec será uma importante ferramenta na formação profissional dos taboanenses. “A Etec é uma luta antiga, é um desejo de todos. Graças ao empenho do governador Geraldo a nossa Etec vai realmente acontecer e vamos profissionalizar esses meninos que terminam o ensino médio e precisam ser inseridos no mercado”.