Samba é destaque na programação musical do Sesc Campo Limpo
O samba vai ser o destaque na programação musical do Sesc Campo Limpo durante todo o mês de fevereiro. A programação é gratuita.
Entre as apresentações, destaque para Thobias da Vai Vai, intérprete oficial da escola de Samba Vai-Vai, o sambista apresenta Brasil Samba Show que reúne, além dos músicos que acompanham o artista, passistas do carnaval.
Noca da Portela & Banda Mania de Samba, cantor e compositor da velha guarda da escola de samba Portela traz para São Paulo o ritmo que embala o carnaval do Rio de Janeiro.
O sambista Deolindo recebe Velha Guarda da Nenê de Vila Matilde. O espetáculo tem participação de um casal de mestre-sala & porta-bandeira.
Thobias da Vai Vai
Show: Brasil Samba Show
Intérprete oficial da escola de Samba Vai-Vai (SP) apresenta Brasil Samba Show que reúne no palco, além dos músicos que acompanham o artista, passistas do nosso carnaval. O repertório passa pelo universo das escolas de samba brasileiras com seus personagens marcantes. Thobias interpreta canções eternas, as músicas mais conhecidas da MPB e sambas de enredos. Esta formação de palco acompanha o artista desde 1996, quando lançou seu primeiro álbum (Brasil Samba Show I). Com este show ele já excursionou por diversas partes do Brasil e do mundo, passando pelo Caribe, Argentina, Uruguai, Paraguai, Coréia, China e Nigéria levando um pouco da cultura brasileira para outros cantos.
http://www.youtube.com/v/Zl2F3lmqBp4
Livre. Grátis.
05/02. Sexta, às 20h
Sassaricando
Show: Baile de Marchinhas
Ao som de marchinhas, sambas, frevos (de rua, de bloco e canção), puxados por Anaí Rosa e Edinho Tio Beiço, a proposta do show Baile de Marchinhas é perpetuar a cultura musical dos grandes e clássicos bailes de carnaval. A seleção musical, depois de várias décadas, ainda é combustível de alegria para os foliões brasileiros de todas as idades.
Livre. Grátis.
06/02. Sábado, às 20h
Noca da Portela & Banda Mania de Samba
O cantor e compositor da velha guarda da escola de samba Portela traz para o Sesc Campo Limpo o ritmo que embala o carnaval do Rio de Janeiro. Acompanhado pelo som e pela energia da banda Mania de Samba, Noca da Portela apresenta alguns seus sucessos, além dos clássicos que marcaram a história da sua escola de samba do coração.
http://www.youtube.com/v/nLkaXTCgmxk
Livre. Grátis.
7/02. Domingo, às 20h
Deolindo recebe Velha Guarda da Nenê de Vila Matilde
O sambista Deolindo, acompanhado por sua banda, convida a Velha Guarda da Nenê da Vila Matilde para show que reúne repertório de sambas clássicos. O espetáculo tem participação de um casal de mestre-sala & porta-bandeira. Deolindo cresceu na Bela Vista (Bixiga); tem personalidade carregada de musicalidade, elegância e bom humor. Desde a juventude, em 1966, participava de eventos, festas e programa de calouros, sempre levando sua voz aveludada e seu entusiasmo pelo samba. Na década de 80 ele retoma a vocação de cantor e segue se apresentando em casas noturnas e espaços do samba. Logo fundou com amigos sambistas o Grupo Geração com qual recebeu o Prêmio Cidade de São Bernardo do Campo, no IV Musicanto. Daí por diante foram vários prêmios. Formada, em dois de dezembro de 2002, a Velha Guarda Musical da Nenê de Vila Matilde busca preservar e divulgar os sambas dessa tradicional agremiação dazona leste paulistana. E, na cadência da batucada, com a consciência de sua contribuição cultural, enaltecem o pavilhão e o grande sambista, baluarte e fundador Alberto Alves da Silva – “Seu Nenê”, celebridade do samba de São Paulo e da cultura popular brasileira. http://www.youtube.com/v/GuvyAnhUIMc
Livre. Grátis.
08/02. Segunda, às 20h
Coisa de Zé
A banda Coisa de Zé resgata a originalidade da música nordestina e nortista com foco especial no forró pé de serra. Formada por Dudu Lima (zabumba), Diego Germano (triângulo e voz), André Moita (sanfona) e Abner Brasil (percussão) apresenta repertório com ritmos como xote, baião, forró, xaxado, arrastapé, maracatu, carimbó e samba. É forte a influência de músicos brasileiros como Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Jackson do Pandeiro.
http://www.youtube.com/v/8YoLyx3gde8
Livre. Grátis.
13/02. Sábado, às 20h
Julia Simões
Cantora há 25 anos, Julia Simões apresenta repertório eclético, acompanhada por sua banda. O repertório traz canções de artista da música brasileira, os quais Julia considera como suas maiores influências como Elis Regina, Gal Costa, Milton Nascimento, Ivan Lins, Chico Buarque, João Bosco e Flávio Venturini, entre outros nomes da nova geração. A cantora montra também algumas músicas do seu CD, Novos Ares. http://www.youtube.com/v/bERYuBsazKk
Livre. Grátis
14/02. Domingo, às 18h30
Batanga & Cia
Participação: Sapopemba
O quinteto de música instrumental cubana Batanga & Cia recria a atmosfera das jam sessions das casas de jazz da Havana dos anos de 1940 e 1950. A apresentação no Sesc Campo Limpo tem participação de Sapopemba, cantor, percussionista e ogã (responsável pelos atabaques e instrumentos auxiliares em rituais africanos e afro-brasileiros). O grupo traz o ritmo batanga, apresentado por Bebo Valdés em Cuba, em 1952, que naquela época ficou ofuscado pela popularidade do mambo. Os instrumentos utilizados, bem como as formas de afinação, foram especialmente escolhidos pelo quinteto para alcançar a sonoridade característica da época. Batanga & Cia foi formado no início de 2013 por músicos cubanos multi-instrumentistas atuantes no circuito de música latina no Brasil e em São Paulo. Tem como diferencial a troca e execução de mais de um instrumento pelos mesmos músicos da banda e um repertório que resgata sones, danzones, cha cha chas, batangas, rumbas, boleros e outros ritmos afro-cubanos.
http://www.youtube.com/v/K0Gaje5HTJw
Livre. Grátis.
27/02. Sábado, às 20h
Soul na Sul: Shows que são convites para reviver a soul music presente nos bailes dançantes das antigas que ainda permanecem vivos na memória.
Serial Funkers
A banda, criada em 2006, apresenta repertório inspirado na soul music, na música brasileira e em outros gêneros da black music. A Serial Funkers é formada por Regis Paulino (voz), Luciano Ribeiro (baixo), Luguta (bateria e vocal) e Herbert Medeiros (teclados).
http://www.youtube.com/v/r9KZT5CPzMo
Livre. Grátis.
20/02. Sábado, às 20h
Nany Soul e Groove de Bamba
Show que resgata os clássicos da soul music com muito groove, swing e forte influência de Tim Maia, Ed Motta, Sandra de Sá, Jorge Ben Jor, James Brown e Stevie Wonder. Nanny Soul é cantora da banda do programa Altas Horas (Rede Globo) e se apresentou ao lado de Tony Tornado, Karl Dixon, Tony Lindsay e Banda Vitória Régia (grupo que acompanhou Tim Maia). O grupo Groove de Bamba é composto por Fabíola Ognibeni (vocal e guitarra), Willian de Paula (teclado), Felipe Gianei (baixo) e Vinicius Suzuki (bateria). http://www.youtube.com/v/8d6vkEW6TBc
Livre. Grátis
21/02. Domingo, às 18h30
Intervenção – Carnaval
Prevenção na Folia
Instituto Cultural Barong
Ações de arte e prevenção para o Carnaval com o objetivo de chamar a atenção de jovens e do público em geral sobre a importância da prevenção ao HIV, à Hepatite C e às demais DSTs. Além de intervenções sobre prevenção, o Instituto Cultural Barong vai distribuir preservativos e esclarecer dúvidas sobre as doenças. A atividade será encerrada com roda de samba com o Bloco da Dona Armênia.
Não recomendado para menores de 12. Grátis
04/02. Quinta, às 15h
Bloco da Dona Armênia
Grupo de jovens musicistas que realiza rodas de samba na zona norte da Capital, em bares da Vila Madalena e em outros pontos da cidade. Além de interpretar obras conhecidas de compositoras brasileiras, as integrantes do grupo também cantam sucessos e sambas consagrados do cenário nacional.
Não recomendado para menores de 12. Grátis.
04/02. Quinta, às 20h
Oficina
Construção de Instrumentos Musicais com Afonsinho Menino
A oficina desenvolve habilidades dos participantes de forma lúdica e prática, tornando-os capazes de executar o passo a passo da luthieria (construção de instrumentos), além de prepará-los para também difundir o conhecimento absorvido nos encontros. Aproveitando o ensejo do carnaval, o mestre Afonsinho Menino vai propor a construção de agogô e maraca, instrumentos relacionados à festa popular. Com Afonsinho Menino.
Livre. Grátis
07 a 08/02. Segunda e domingo, das 11h30 às 13h30
Intervenções
Bloco do Beco
O grupo realiza um cortejo com aproximadamente 20 integrantes, recriando um minicarnaval de rua com repertório de marchinhas carnavalescas e sambas enredos famosos. Nesta apresentação, serão distribuídos confetes e serpentinas para os participantes entrarem literalmente no clima de carnaval. http://www.youtube.com/v/hBWjOD1kQ1k
Livre. Grátis.
09/02. Terça, às 16h
Cangarussu
Em formato de cortejo, o grupo Cangarussu apresenta repertório com elementos variados da musicalidade brasileira, latina e africana com releitura particular e envolvente. Partindo destas influências e das diversas reverberações contemporâneas da cultura africana, o grupo propõe um encontro entre a percussão brasileira e africana, a harmonia e o groove dos sopros do jazz e do funk, e a gestualidade dos terreiros e afoxés da dança afro. Sua marca é a interação com o público e ambiente, visando não apenas a criação de uma estética artística, mas proporcionar momentos de trocas de experiências.
Livre. Grátis.
09/02. Terça, às 17h30
Vivência
Música do Círculo com Zuza Gonçalves
Vivência a partir de práticas integradas de música corporal, cantos circulares (circlesongs), improvisação vocal e canções, explorando a musicalidade dos participantes de forma espontânea, orgânica e criativa, num caminho que reforça o elemento coletivo e comunitário da prática musical. Não é necessária nenhuma experiência musical anterior. Com o educador Zuza Gonçalves.
Livre. Grátis.
27/02. Sábado, das 18h às 19h
Serviço:
Sesc Campo Limpo
Horário da Unidade: Terça a sábado, das 13h às 22h. Domingos, das 11h às 20h.
Endereço: Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120.
Campo Limpo – São Paulo/SP. Tel.: (11) 5510-2700
sescsp.org.br/campolimpo
facebook.com/sesccampolimpo | twitter.com/sesccampolimpo