Detran.SP já licenciou mais de 1,5 milhão de veículos em janeiro
Mais de 1,5 milhão de proprietários de veículos do Estado de São Paulo já fizeram o licenciamento antecipado em apenas dez dias úteis de 2016, junto com o pagamento do IPVA à vista. O órgão acredita em recorde de emitir até março mais de 3,5 milhões de Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).
O Detran.SP e a Prodesp montaram uma força-tarefa para o licenciamento antecipado, que trabalha em três turnos, das 6h às 24h. Os documentos são impressos no Data Center da Prodesp, em Taboão da Serra, na Grande São Paulo. O desafio é fazer o trabalho no menor prazo e com índice de erro próximo a zero, meta que vem sendo alcançada nos últimos anos.
“O licenciamento antecipado permite ao proprietário regularizar a situação do veículo já no início do ano, sem necessidade de ir a uma unidade do Poupatempo ou do Detran.SP, e circular sem correr o risco de esquecer ou deixar para a última hora quando chegar o mês de licenciamento previsto no calendário anual”, explica Daniel Annenberg, diretor-presidente do Detran.SP.
Valor – Em 2016, o valor da taxa de licenciamento é de R$ 80,07 para todos os veículos. Ao fazer o licenciamento eletrônico antecipado, é obrigatório pagar R$ 11,00 pelo custo de envio do documento pelos Correios. Além disso, é preciso quitar débitos de seguro obrigatório (DPVAT) e possíveis multas.
A taxa pode ser recolhida nas seguintes instituições: Banco do Brasil, Santander, Bradesco, Itaú, HSBC, Safra, Citibank, Banco Mercantil do Brasil, Caixa Econômica Federal e casas lotéricas. O pagamento deve ser feito por meio do número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), que consta no CRLV, pela internet, nos respectivos sites dos bancos, nos caixa eletrônico ou no guichê dos caixas das agências.
Prazo para entrega – Devido à grande procura pelo serviço entre janeiro e março, o prazo para entrega do CRLV pelos Correios no período é de até 20 dias úteis. Para receber o documento, é preciso que o endereço de registro do veículo esteja atualizado junto ao Detran.SP.
Aplicativo – O motorista pode acompanhar a entrega do CRLV no site dos Correios, por meio do código de rastreamento. Quem tem o aplicativo de serviços do Detran.SP instalado no celular recebe o número do código de rastreamento (AR) automaticamente. O código pode ser obtido no portal do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br), em “Acesse os Serviços Online” e ”Acompanhamento de Serviços”, na área de veículos.